Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido Paulo Freire


Compartilhe


Pedagogia do Oprimido





Fazer o aluno conhecer a liberdade, tornando-se apto a se construir crítica e responsavelmente: foi este o nobre objetivo ao qual Paulo Freire se dedicou durante toda a vida. Mas como alçar um voo tão alto num mundo onde, cada vez mais, "a pedagogia dominante é a pedagogia da classe dominante"?

Pedagogia do oprimido, obra que figura entre as principais de sua vasta bibliografia, é uma das respostas mais relevantes a essa pergunta. Aqui, consciente da situação em que se encontram os oprimidos do Brasil e da América Latina, Paulo nos oferece uma análise penetrante do funcionamento de nossas classes sociais e indica os caminhos para uma pedagogia eficiente, capaz de suscitar, nos educandos, o diálogo e o saber de si.

Não é preciso muito para que a amplitude do pensamento desta obra se revele: do conteúdo programático às estruturas opressoras da sociedade, as reflexões freirianas se debruçam sobre todos os fatores que influenciam a educação, fazendo com que sua teoria pedagógica se torne, também, uma lição de cidadania e solidariedade.

Pedagogia do oprimido resume todos os elementos que fizeram de Paulo Freire o principal educador brasileiro do século XX. É um livro de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam compreender nossa situação ainda atual de acomodação.

Educação / Pedagogia / Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (12)

ver mais
Pedagogia do Oprimido
Pedagogia do Oprimido
Pedagogia do Oprimido
Pedagogia do Oprimido

Similares

(15) ver mais
Pedagogia da Autonomia
A Importância do Ato de Ler
EDUCAÇÃO E MUDANÇA
Aprendendo com a própria história

Resenhas para Pedagogia do Oprimido (25)

ver mais
Um grande erro pedagógico travestido de “educação libertadora”
on 16/9/15


Paulo Freire teoriza a “pedagogia libertadora”. Ele pensa essa pedagogia nos moldes marxistas, e acredita que esse modelo virá a tão esperada liberdade dos homens no processo de aprendizagem. No entanto, esse viés socialista que ele defende, na prática, não trouxe liberdade alguma onde foi adotado. O velho embate entre a luta de classes se repete na teoria de Freire. Mas agora a figura do professor vira o opressor, e o aluno o oprimido. Desse modo, ele pensa que é necessário romper ... leia mais

Vídeos Pedagogia do Oprimido (3)

ver mais
Paulo Freire: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO ? Junior Costa TV

Paulo Freire: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO ? Junior

Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido

Suh Livreira - Resumão do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

Suh Livreira - Resumão do livro Pedagogia do


Estatísticas

Desejam487
Trocam9
Avaliações 4.3 / 1.393
5
ranking 57
57%
4
ranking 24
24%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

34%

66%

Jefferson
cadastrou em:
29/11/2017 15:28:55