Pedro Páramo

Pedro Páramo Juan Rulfo


Compartilhe


Pedro Páramo





A leitura profunda da obra de Juan Rulfo me deu, enfim, o caminho que buscava para continuar meus livros. - Gabriel García Márquez

O realismo fantástico como hoje se conhece não teria existido sem este livro. Deste fonte beberam o colombiano Gabriel García Márquez e o peruano Mario Vargas Llosa. A partir da combinação de dois elementos essenciais ao sucesso da literatura latino-amerciana - o realismo fantástico e o regionalismo -, Rulfo se destaca pela sua habilidade em contar uma história reunindo relatos e lembranças.

De enredo conciso e preciso, o único romance de Juan Rulfo trata da promessa feita por Juan Preciado à mãe moribunda. O rapaz sai em busca do pai, Pedro Páramo, um lendário assassino. No caminho, encontra impressionantes personagens repletos de memórias, que lhe falam da crueldade implacável de seu pai.

Em sua estrutura não há linha temporal exata, tampouco um narrador fixo. Juan Rulfo nos leva a mergulhar e a nos dissolver no turbilhão dos sentimentos de todo um povoado, em torno desse grande homem.

Alegoricamente, o romance é o México ferido, que grita suas chagas e suas revoluções, por meio de uma aldeia seca, onde apenas os mortos sobrevivem para narrar os horrores de sua história e política. Pedro Páramo é basicamente sobre a presença da morte em meio à vida. Um livro, de poética simples e concisa, curto e inesquecível.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (12)

ver mais
Pedro Páramo
Pedro Páramo
Pedro Páramo
Pedro Páramo

Similares

(33) ver mais
Cem Anos de Solidão
PABLO, O ÍNDIO
Relatos
Pedro Páramo y El Llano en Llamas

Resenhas para Pedro Páramo (259)

ver mais
Ótimooo!!
on 19/1/21


"Ninguém veio vê-la. Foi melhor assim. A morte não se reparte como se fosse um bem. Ninguém anda à procura de tristezas." Quis ler esse livro antes de continuar "Cem anos de Solidão" porque o autor, Juan Rulfo, foi um dos precursores do realismo mágico e serviu de referência pros grandes escritores que fizeram parte do "Boom" latino-americano na literatura (Gabo, Jorge Luis Borges, etc). E, logo de início, já é possível perceber o por quê (ou porquê, não sei, língua portuguesa por fav... leia mais

Vídeos Pedro Páramo (6)

ver mais
UMA VIAGEM A COMALA (OU O MÉXICO E A REVOLUÇÃO) | Pedro Páramo, de Juan Rulfo

UMA VIAGEM A COMALA (OU O MÉXICO E A REVOLUÇÃ

Episódio 08 - Pedro Páramo, de Juan Rulfo

Episódio 08 - Pedro Páramo, de Juan Rulfo

PELICULA COMPLETA PEDRO PARAMO

PELICULA COMPLETA PEDRO PARAMO


Estatísticas

Desejam673
Trocam4
Avaliações 4.1 / 2.446
5
ranking 42
42%
4
ranking 38
38%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

34%

66%

Jenifer
cadastrou em:
26/08/2020 11:14:07
Silvio
editou em:
27/11/2020 00:05:48