Pegando fogo

Pegando fogo Richard Wrangham


Compartilhe


Pegando fogo


Por que cozinhar nos tornou humanos




Nesse livro surpreendente e transformador, Richard Wrangham redesenha completamente nossa compreensão sobre nós mesmos com sua original “hipótese do cozimento”. Para ele, ao contrário do que se pensa desde Darwin, passamos a cozinhar antes de nos tornarmos homens, e nos tornamos homens justamente porque passamos a cozinhar.
O autor une áreas diversas para defender sua teoria, sempre com um texto claro e ao mesmo tempo profundo. Entre histórias sobre comunidades de dieta crua ou vegetariana, sobreviventes na selva e no mar, o cotidiano alimentar de esquimós, índios brasileiros e aborígenes australianos, ele nos conta sua própria experiência no território selvagem dos chimpanzés – onde viveu com eles e, sobretudo, comeu o que eles comem.

Biologia / História / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Pegando fogo

Similares

(6) ver mais
O Dilema do Onívoro
Formação da Culinária Brasileira
O Terceiro Prato
Cozinhar

Resenhas para Pegando fogo (4)

ver mais
Diz-me o que comes e te direi quem és.
on 22/1/11


"Diz-me o que comes e te direi quem és." Nunca essa frase, reproduzida ipsis litteris no texto,foi tão apropriada quanto nesse saboroso livo de Richard Wrangham - pelo menos em termos filgenéticos. De forma clara e agradável ele nos propõe a sua ousada teoria de que a comida cozida nos teria dado uma vantagem adaptativa no processo evolutivo.Segundo a "hipótese do cozimento", assim como as pulgas estão adaptadas a sugar sangue, nós seres humanos estamos adaptados aos alimentos cozidos.... leia mais

Vídeos Pegando fogo (1)

ver mais
Livro | Pegando Fogo - Richard Wrangham #92

Livro | Pegando Fogo - Richard Wrangham #92


Estatísticas

Desejam23
Trocam1
Avaliações 3.9 / 58
5
ranking 29
29%
4
ranking 45
45%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Lindenberg
cadastrou em:
09/03/2010 23:45:17
Nicolas Nathan
editou em:
16/11/2016 19:30:45