Pensando como um negro

Pensando como um negro Adilson José Moreira


Compartilhe


Pensando como um negro


ensaio de hermenêutica jurídica




A Editora Contracorrente tem a satisfação de publicar o extraordinário livro “Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica”, de autoria do ilustre Professor Adilson José Moreira.

Por meio de um estudo integrado entre narrativas pessoais e análises teóricas, este livro revela a importância do pertencimento social na hermenêutica jurídica.

Nele se aborda um tema ausente nas reflexões sobre hermenêutica no nosso país: o papel da raça no processo de interpretação jurídica. A relevância desse tópico decorre do seu lugar central na discussão sobre a legalidade de medidas de inclusão racial e também dos debates sobre as disparidades de tratamento entre grupos raciais no sistema penal.

Afirma-se, com grande eloquência, a necessidade de considerarmos a experiência de minorias raciais como parâmetro normativo para a análise do princípio da igualdade, um requisito para o alcance da justiça racial na nossa sociedade.

Um livro radical, perturbador, que coloca em xeque a noção de igualdade como tratamento simétrico

Direito / Filosofia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Pensando como um negro

Similares

(1) ver mais
As Raízes Legais da Corrupção

Resenhas para Pensando como um negro (3)

ver mais
on 25/6/20


Interpretação da Constituição que possa promover a igualdade de status entre grupos. Levando em consideração o contexto histórico e social. As pessoas são discriminaras porque pertencem a certas comunidades. A igualdade deve ser voltada para a proteção de grupos sociais, para transformação desta nação !!... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 14
5
ranking 86
86%
4
ranking 14
14%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Melissa.Mendes
cadastrou em:
03/07/2019 12:16:55