Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico

Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico Karina Okajima Fukumitsu


Compartilhe


Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico





Interessados pela compra: escrever para karinafukumitsu@gmail.com

Por que isso aconteceu?
Por que perdi a pessoa amada?
Por que tenho de passar por isso?
Utilizando uma analogia, comparo minha vida com um quebra-cabeça, o que explica a capa deste livro. As peças desse jogo representam as experiências pelas quais temos de passar. Algumas pessoas têm quebra-cabeça com mais peças, mas o mais importante é o fato de que, por um certo tempo de nossas vidas, buscamos conectar essas peças, colocando-as em ordem, para que tudo se complete. Ainda utilizando essa analogia, comparo algumas de minhas situações de perda com um quebra-cabeça que teve algumas de suas peças perdidas. De repente, sem aviso prévio, sem pedir permissão e sem tempo para entender o que realmente aconteceu, a sensação provocada é a de que não há nada o que se possa fazer. Interessada em minha comparação entre a vida e o jogo em questão, perguntei para algumas pessoas: “O que você poderia fazer se perdesse uma peça de seu quebra-cabeça?”. A seguir apresento as respostas obtidas em minha investigação.
• “Nada, eu deixaria o quebra-cabeça de lado.”
• “Não há mais nenhum uso.”
• “Eu jogaria isso fora.”
• “Eu não sei.”
Respostas como essas me fazem questionar se o mesmo acontece conosco quando temos de enfrentar uma situação de perda – um sentimento de impotência, de desamparo, de inutilidade, ou de incompreensão. Talvez uma das minhas expectativas fosse ouvir a resposta: “Tive de aceitar o fato de que perdi”, e este é o ponto que desejo discutir.
Uma lição que obtenho deste estudo é que as perdas são experiências da vida. Honestamente sei que o fato de aceitar a perda como parte da vida não me isenta de sofrer, fato esse que gostaria de evitar. Independentemente de escolhermos ou não a situação de perda, o sofrimento e a dor existem. Dessa maneira, meu foco pode diferir em termos de escolha, mas não em termos do sofrimento causado por essa escolha.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 8
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

15%

85%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR