Perseguição e a Arte de Escrever

Perseguição e a Arte de Escrever Leo Strauss


Compartilhe


Perseguição e a Arte de Escrever


E outros ensaios de filosofia política




A redação dos ensaios reunidos em Perseguição e a Arte de Escrever data de um dos períodos considerados mais produtivos e decisivos da carreira intelectual de seu autor. No ensaio introdutório, Strauss trata da relação entre filosofia e política e chama a atenção para a importância do contexto em que determinadas obras foram escritas a fim de se chegar a uma compreensão efetiva do que elas dizem. No segundo ensaio, cujo título dá nome a este volume, apresenta-se a distinção entre escrito esotérico e exotérico, bem como a necessidade de um tipo peculiar de leitor, capaz de encontrar as verdades cruciais do texto nas entrelinhas. É com base nesta distinção que Strauss elabora o procedimento de leitura que será empregado nos ensaios posteriores, dedicados à obra de Moisés Maimônides, Judah Halevi e Baruch de Spinoza.
Muitos dos temas recorrentes na obra de Leo Strauss se mostram neste volume: a expressão filosófica em contextos de perseguição política; o problema teológico-político; a tensão entre revelação, filosofia e moral; o ceticismo perante a autossuficiência da razão e a maneira pré-moderna de filosofar, entre outros. Estudiosos encontrarão nesta obra uma maneira perspicaz de aproximar-se de textos filosóficos pré-modernos.

"A perseguição dá origem a uma técnica de escrita peculiar e, com ela, também a um tipo de literatura peculiar, na qual a verdade sobre todas as coisas cruciais é apresentada exclusivamente nas entrelinhas. Essa literatura possui todas as vantagens da comunicação privada sem padecer, porém, de sua grande desvantagem, isto é, do fato de só alcançar os conhecidos do autor. possui também todas as vantagens da comunicação pública sem ter a maior das desvantagens: a pena de morte imposta ao autor."

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Perseguição e a Arte de Escrever

Similares

(9) ver mais
A Imaginação Liberal
Censores em Ação
A República de Platão
Simbolismo e interpretação

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.2 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

85%

15%

Marc
cadastrou em:
08/12/2015 18:44:56
Salomão N.
editou em:
04/10/2021 16:31:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR