Piano Mecânico

Piano Mecânico Kurt Vonnegut


Compartilhe


Piano Mecânico





Clássico redescoberto da literatura distópica narra um mundo dominado por gerentes, engenheiros e máquinas

Em um futuro não muito distante, pós uma nem tão distópica Terceira Guerra Mundial, as máquinas finalmente venceram. Quase tudo foi automatizado e logo a sociedade se dividiu sob um novo sistema de estratificação não mais baseado em dinheiro, mas sim em inteligência. De acordo com seu QI e capacidade intelectual, os indivíduos são classificados e registrados em um cartão perfurado e sua posição social ― um destino de glória ou esquecimento ― só pode ser definida a partir da análise desses dados.

Do lado dos privilegiados ― engenheiros e gerentes ― o doutor Paul Proteus leva uma vida confortável no alto escalão das Indústrias Illium, o maquinário que controla toda a vida da cidade homônima. Sua casa confortável, o prestígio entre os pares, a esposa atenciosa e dentro dos padrões: absolutamente tudo está em seu devido lugar e a ordem impera. A visita inesperada do inquieto e inconformado Ed Finnerty, um ex-colega de trabalho, promove um abalo sísmico em Paul e suas consequências, a princípio restritas à psique, logo se transformam em uma ameaça não apenas ao seu estilo de vida, mas ao de toda a estrutura que o cerca.

Quando atravessa o rio que divide a cidade e suas castas, Paul vê com os próprios olhos como é a vida de quem foi excluído do sistema. Mais do que uma crítica à automação e ao progresso desenfreado das tecnologias, Piano mecânico é um livro sobre o desconforto inerente que toda estrutura social causa ao homem moderno. Escrito logo após a publicação de 1984, livro pelo qual Vonnegut admitiu ter sido fortemente influenciado, a obra compartilha com Orwell a ansiedade do pós-guerra e o medo de que, em tempos de paz, as nações venham a se submeter a níveis potencialmente paranoicos de controle social.

Distopia / Ficção / Ficção científica / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Piano Mecânico

Similares

(65) ver mais
Revolução no Futuro
PLAYER PIANO
Player Piano: A Novel (English Edition)
Utopia 14 (V1)

Resenhas para Piano Mecânico (0)

ver mais
2 days, 21 hours ago


Piano Mecânico é o primeiro trabalho oficial do Vonnegut, foi com ele que esse autor incrível decolou para o mundo da ficção científica e se manteve em seu estado de impecabilidade até o final de sua vida. Se você leu Vonnegut primeiro pelos títulos "Sereias de Titãs" ou "Cama de Gato", vai encontrar um autor um pouco diferente aqui. Um autor retraído, mas já com a lingua solta, alguém cheio de ideias, mas sem as palavras corretas para encaixar elas em meio ao universo incrível que ele... leia mais

Estatísticas

Desejam122
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

32%

68%

cinthia
cadastrou em:
29/07/2020 23:17:30
Pri Paiva
editou em:
01/09/2020 10:56:39
Pri Paiva
aprovou em:
01/09/2020 10:57:31