Piano Mecânico

Piano Mecânico Kurt Vonnegut


Compartilhe


Piano Mecânico





Clássico redescoberto da literatura distópica narra um mundo dominado por gerentes, engenheiros e máquinas

Em um futuro não muito distante, pós uma nem tão distópica Terceira Guerra Mundial, as máquinas finalmente venceram. Quase tudo foi automatizado e logo a sociedade se dividiu sob um novo sistema de estratificação não mais baseado em dinheiro, mas sim em inteligência. De acordo com seu QI e capacidade intelectual, os indivíduos são classificados e registrados em um cartão perfurado e sua posição social ― um destino de glória ou esquecimento ― só pode ser definida a partir da análise desses dados.

Do lado dos privilegiados ― engenheiros e gerentes ― o doutor Paul Proteus leva uma vida confortável no alto escalão das Indústrias Illium, o maquinário que controla toda a vida da cidade homônima. Sua casa confortável, o prestígio entre os pares, a esposa atenciosa e dentro dos padrões: absolutamente tudo está em seu devido lugar e a ordem impera. A visita inesperada do inquieto e inconformado Ed Finnerty, um ex-colega de trabalho, promove um abalo sísmico em Paul e suas consequências, a princípio restritas à psique, logo se transformam em uma ameaça não apenas ao seu estilo de vida, mas ao de toda a estrutura que o cerca.

Quando atravessa o rio que divide a cidade e suas castas, Paul vê com os próprios olhos como é a vida de quem foi excluído do sistema. Mais do que uma crítica à automação e ao progresso desenfreado das tecnologias, Piano mecânico é um livro sobre o desconforto inerente que toda estrutura social causa ao homem moderno. Escrito logo após a publicação de 1984, livro pelo qual Vonnegut admitiu ter sido fortemente influenciado, a obra compartilha com Orwell a ansiedade do pós-guerra e o medo de que, em tempos de paz, as nações venham a se submeter a níveis potencialmente paranoicos de controle social.

Distopia / Ficção / Ficção científica / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Piano Mecânico
Piano Mecânico

Similares

(67) ver mais
O imitador de homens
Revolução no Futuro
PLAYER PIANO
Player Piano: A Novel (English Edition)

Resenhas para Piano Mecânico (97)

ver mais
As máquinas mostraram quem é homem e quem é moleque!!
on 13/9/23


Piano Mecânico, escrito por Kurt Vonnegut, é um romance que nos transporta para um mundo futurístico distópico onde a tecnologia domina a vida das pessoas. Vonnegut utiliza uma escrita ágil e envolvente para descrever o cotidiano de uma sociedade completamente asfixiada pela tecnologia. Ao retratar a dominação da maquinaria sobre os seres humanos, o autor nos faz refletir sobre os efeitos alienantes da tecnologia em nossas vidas. O romance aborda questões como a busca por identidade,... leia mais

Estatísticas

Desejam286
Trocam3
Avaliações 3.9 / 442
5
ranking 34
34%
4
ranking 43
43%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

35%

65%

eldegod
cadastrou em:
29/07/2020 23:17:30
Pri Paiva
editou em:
01/09/2020 10:56:39
Pri Paiva
aprovou em:
01/09/2020 10:57:31