Pirandello em Cinco Atos

Pirandello em Cinco Atos Luigi Pirandello


Compartilhe


Pirandello em Cinco Atos





Pirandello em cinco atos reúne cinco peças de Luigi Pirandello (1867-1936), um dos mais importantes escritores italianos do século XX: O torniquete, Limões da Sicília, A patente, O homem da flor na boca e O outro filho. Os textos, todos de ato único, foram criados a partir de histórias que o autor, prêmio Nobel de Literatura de 1934, havia escrito anteriormente sob o formato de novelas. Reconhecido pela genialidade de sua produção literária em prosa, foi no teatro que o escritor siciliano levou às últimas consequências as tensões entre fato e ficção, marca fundamental de sua obra.

Parte das obras reunidas neste volume, lançado quando se celebram os 150 anos de nascimento de Pirandello, já foi encenada em palcos brasileiros, mas todas eram inéditas em livro no país. A seleção dos textos e a tradução são de Maurício Santana Dias, professor de Literatura Italiana e Estudos da Tradução na Universidade de São Paulo (USP), que também assina o posfácio, no qual trata da gênese dessas peças e suas relações com outras obras de Pirandello.

Dois dos dramas incluídos, O torniquete e Limões da Sicília, foram os primeiros textos teatrais do autor levados aos palcos, em 1910, quando Pirandello contava mais de 40 anos e uma obra-prima publicada, o romance O falecido Mattia Pascal (1904). Seu teatro já se caracterizava por diálogos cortantes e agudo senso de absurdo. O torniquete é uma exacerbação do melodrama burguês, ao tratar de um casamento em crise provocada por infidelidade. Limões da Sicília fala de um duro contraste na relação entre um agricultor e uma mulher que sai da pobreza para se tornar diva da música.

A patente (1917), comédia de contornos fantásticos sobre um homem com fama de agourento, propõe uma radical reversão de expectativas que tensiona os limites das convenções sociais. Escritos na época de apogeu de Pirandello como dramaturgo, O homem da flor na boca e O outro filho (ambas de 1923) falam do acaso e de múltiplos pontos de vista, ingredientes essenciais do legado de um autor que tem entre seus pontos altos uma peça com título revelador, Assim é (se lhe parece) (1917).

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Pirandello em Cinco Atos

Similares


Resenhas para Pirandello em Cinco Atos (1)

ver mais
Um título que diz muito sobre o livro

Pirandello em cinco atos nos apresenta a tradução de cinco peças deste grande autor italiano. São peças breves, de ato único, mas repletas de conteúdo. O livro está organizado, segundo explica o próprio tradutor e organizador do livro, em ordem cronológica da encenação das peças. O primeiro texto com o qual entramos em contato é O torniquete, que se passa em uma cidade do interior (da Itália), na “atualidade” (essa peça foi escrita entre 1889 e 1900). Tal peça conta com apenas 4 per... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 12
5
ranking 33
33%
4
ranking 58
58%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

58%

Arthur Magnum Mariano
cadastrou em:
22/11/2017 00:50:45
Gustavo
editou em:
25/11/2017 20:56:57