Plantas para Jardim no Brasil

Plantas para Jardim no Brasil Harri Lorenzi


Compartilhe


Plantas para Jardim no Brasil


Herbáceas, Arbustivas e Trepadeiras




Este livro substitui o ´Plantas Ornamentais no Brasil´, que devido ao falecimento de seu co-autor Dr. Hermes Moreira de Souza, nos impossibilitou a sua atualização, forçando-nos a encerrar a sua produção. Lançado há quase 20 anos, precisava urgentemente de uma completa remodelação e modernização, reivindicação esta cada vez mais clamante entre seus leitores. Esta obra mostrava as principais plantas ornamentais cultivadas em nosso país, quer seja para a composição de jardins, quer para uso na composição de arranjos florais para decoração de interiores em geral como flores de corte e de vasos. O seu tamanho, com 1120 páginas, também já tinha chegado tecnicamente no limite máximo para uma encadernação convencional como a que era usada.
O surgimento frequente de novas espécies e cultivares de plantas ornamentais no mercado de plantas e flores nestes últimos anos nos impedia a sua inclusão sem a mudança do seu desenho gráfico, a menos que igual número de espécies presentes na obra fossem retiradas, o que foi realmente feito por seus autores nas últimas edições. Por isso decidiu-se criar uma outra obra que contemplasse apenas e exclusivamente as espécies efetivamente utilizadas na composição de jardins; todas as espécies usadas exclusivamente para outros fins ornamentais presentes naquela obra (cerca de 150 espécies) foram retiradas. Com isso, possibilitou-se a inclusão das principais espécies herbáceas, arbustivas e trepadeiras, nativas e exóticas, usadas atualmente na composição dos jardins brasileiros, totalizando 1056 espécies. Não foram incluídas espécies de porte arbóreo, sejam elas árvores propriamente ditas, bambus e palmeiras de porte arbóreo. Algumas destas, contudo, geralmente de lento crescimento, podem até atingir o porte arbóreo, contudo subentende-se o seu uso enquanto ainda de porte arbustivo porque geralmente o são usadas com este fim.
Este livro é o resultado de amplo levantamento realizado durante muitos anos em jardins domésticos e públicos de todo o território brasileiro. Ricamente ilustrado com magníficas fotografias coloridas efetuadas pelo próprio autor Harri Lorenzi. É destinado aqueles que se dedicam à jardinagem e ao paisagismo, tanto na qualidade de amadores como de profissionais.

Entre as principais diferenças desta obra em relação à anterior, destacam-se:
- novo desenho gráfico;
- novo tipo de capa;
- texto destacando o uso na composição de jardins;
- atualização dos nomes científicos segundo o APG III;
- muitas fotos novas (cerca de 600);
- muitas espécies e cultivares novos (cerca de 150);
- capítulo introdutório destacando jardins temáticos.

Arquitetura e Decoração

Edições (1)

ver mais
Plantas para Jardim no Brasil

Similares


Resenhas para Plantas para Jardim no Brasil (1)

ver mais
on 6/6/21


Plantinhas, plantinhas, plantinhas... Como não amar, acho um livro fundamental para que trabalha com projeto, ou curiosos que tenham se de de conhecimento, nessa ?enciclopédia? ilustrada, encontramos todas as plantas que nós conhecemos como nós abrimos a conhecer novas.... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 12
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Renatinha Araújo
cadastrou em:
30/12/2013 17:32:09
A.L.
editou em:
09/03/2018 12:43:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR