Platão

Platão Platão


Compartilhe


Platão (Os Pensadores #3)


Diálogos




Seleção de textos e introdução por José Américo Motta Pessanha.

1. O banquete :::
Num de seus mais belos e importantes diálogos, Platão descreve a conversação entre Sócrates, Agatão, Alcibíades e outros, a respeito do amor. Ao desenvolver o tema, Sócrates apresenta a famosa concepção do amor que lhe fora transmitida por Diotima de Mantinéia: o amor como uma ascese que, partindo da contemplação dos belos corpos, alça-se gradativamente até chegar à visão do princípio eterno de todas as coisas belas, o belo em si.

2. Fédon :::
Na prisão, à espera do momento em que beberá a cicuta, Sócrates debate com amigos a questão que se fizera presente e inadiável: a morte. O diálogo relata ainda o encantamento e a posterior decepção que Sócrates, na mocidade, experimentara em relação à concepção física de Anaxágoras. O caminho socrático retomado e desenvolvido por Platão será construído noutra direção: com o conhecimento concebido como reminescência, com a ascese dialética semelhante à dos geômetras e com a doutrina das ideias.

3. Sofista :::
O método da divisão é utilizado para a definição de sofista. A oposição verdade-erro, inerente ao combate socrático-platônico aos sofistas (vistos como mercadores de falsidades), renova-se nessa etapa final do platonismo. Para isso, a noção de não-ser é completamente reformulada: o não-ser não é mais o inexistente, tornando-se o outro, a alteridade, um dos gêneros supremos.

4. Político :::
Platão retoma um dos temas centrais de sua reflexão filosófica: a caracterização do político e da arte de governar. O diálogo serve ainda para exemplificar o papel representado pelo paradigma e pelo mito na construção da dialética platônica.

Filosofia / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (8)

ver mais
Apologia de Sócrates, O Banquete e Fedro
Platão
Platão
Platão

Similares

(49) ver mais
Platão
Platão
O Processo de Sócrates
Grandes Filósofos

Resenhas para Platão (28)

ver mais
on 24/4/21


O volume da coleção Pensadores intitulado Platão traz Eutífron, Apologia de Socrates, Críton e Fédon, além de uma bibliografia básica como era parte de sua proposta. Há um motivo para esses terem sido os textos escolhidos e um porquê dessa ordem: trata-se da preocupação sobre o julgamento e a punição de Sócrates. Em Eutífron temos um diálogo socrático sobre a natureza da Piedade. Seria ela um dom ou um desejo divino? Aqui é pesada a referência a discussão sobre Justiça e Ética já pr... leia mais

Estatísticas

Desejam53
Trocam13
Avaliações 4.2 / 554
5
ranking 45
45%
4
ranking 35
35%
3
ranking 17
17%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

52%

48%

Potingatu
cadastrou em:
16/07/2011 16:22:05
Potingatu
editou em:
25/11/2014 14:20:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR