Platão

Platão Platão


Compartilhe


Platão (Os Pensadores #3)


Diálogos




Seleção de textos e introdução por José Américo Motta Pessanha.

1. O banquete :::
Num de seus mais belos e importantes diálogos, Platão descreve a conversação entre Sócrates, Agatão, Alcibíades e outros, a respeito do amor. Ao desenvolver o tema, Sócrates apresenta a famosa concepção do amor que lhe fora transmitida por Diotima de Mantinéia: o amor como uma ascese que, partindo da contemplação dos belos corpos, alça-se gradativamente até chegar à visão do princípio eterno de todas as coisas belas, o belo em si.

2. Fédon :::
Na prisão, à espera do momento em que beberá a cicuta, Sócrates debate com amigos a questão que se fizera presente e inadiável: a morte. O diálogo relata ainda o encantamento e a posterior decepção que Sócrates, na mocidade, experimentara em relação à concepção física de Anaxágoras. O caminho socrático retomado e desenvolvido por Platão será construído noutra direção: com o conhecimento concebido como reminescência, com a ascese dialética semelhante à dos geômetras e com a doutrina das ideias.

3. Sofista :::
O método da divisão é utilizado para a definição de sofista. A oposição verdade-erro, inerente ao combate socrático-platônico aos sofistas (vistos como mercadores de falsidades), renova-se nessa etapa final do platonismo. Para isso, a noção de não-ser é completamente reformulada: o não-ser não é mais o inexistente, tornando-se o outro, a alteridade, um dos gêneros supremos.

4. Político :::
Platão retoma um dos temas centrais de sua reflexão filosófica: a caracterização do político e da arte de governar. O diálogo serve ainda para exemplificar o papel representado pelo paradigma e pelo mito na construção da dialética platônica.

Filosofia

Edições (8)

ver mais
Platão
Platão
Platão
Platão

Similares

(4) ver mais
Platão
Platão
O Processo de Sócrates
Grandes Filósofos

Resenhas para Platão (7)

ver mais
genio
on 1/3/11


Uma coisa é você ouvir falar de Socrates outra é você ler sobre ele. Eu ate uns momentos atraiz so tinha ouvido falar, ate conhecia sua maneira de filosofa (refutação). Mais ler ele fazendo isso com tanta clareza foi surprendente.Aconselho a todo mundo ler porque alem de te passar muito conhecimento tambem vai te deixar alucinado,emocionado,indignado... com sua historia... leia mais

Vídeos Platão (1)

ver mais
Falácias #4: Mito da Caverna, Viés de Confirmação, Ad Populum, Falso Dilema, Atirador do Texas

Falácias #4: Mito da Caverna, Viés de Confirm


Estatísticas

Desejam37
Trocam27
Avaliações 4.1 / 365
5
ranking 43
43%
4
ranking 32
32%
3
ranking 20
20%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

57%

43%

Potingatu
cadastrou em:
16/07/2011 16:22:05
Potingatu
editou em:
25/11/2014 14:20:20