Poesia e Polícia

Poesia e Polícia Robert Darnton


Compartilhe


Poesia e Polícia


Redes de Comunicação na Paris do Século XVIII




Na primavera de 1749, François Bonis, estudante de medicina em Paris, viu-se inesperadamente arrastado para a Bastilha por distribuir “um poema abominável sobre o rei”. Assim teve início o caso dos Catorze, uma rigorosa operação policial contra cidadãos comuns, por terem promovido recitais de poesia sem autorização. Por que a reação oficial àqueles poemas foi tão drástica?
Em Poesia e polícia, o historiador Robert Darnton acompanha esses poemas populares à medida que passam por diversos meios de difusão: copiados em tiras de papel, ditados de uma pessoa para outra, memorizados e declamados para uma plateia. Conclui, porém, que a divulgação mais eficaz se dava por meio da música, quando os versos eram cantados em melodias bem conhecidas.
As letras muitas vezes se referiam a fatos recentes ou revelavam atitudes populares
a respeito da corte real.
Através da análise dessas canções - que constituem uma crônica das questões públicas
da França oitocentista -, Darnton mostra, com brilhantismo, que as letras transmitiam mensagens pelas ruas de Paris durante um período de descontentamento crescente, formando assim uma complexa rede de comunicação, a qual permitia que a informação circulasse numa sociedade semiafalbetizada.
Com lucidez e muita verve narrativa, Darnton revela a importância dos intercâmbios orais na história da comunicação e também o poder das redes “virais”, muito antes da era da internet.

Edições (1)

ver mais
Poesia e Polícia

Similares

(44) ver mais
O Diabo na Água Benta
Boemia Literária e Revolução
Os dentes falsos de George Washington
Para uma outra Idade Média

Resenhas para Poesia e Polícia (3)

ver mais
Poesia e Polícia
on 20/8/22


O livro é ótimo, o autor, Darnton já possui uma ampla carreira como historiador e é uma lenda viva, propriamente falando, sua obra detem de uma análise minuciosa sobre um caso específico na Paris do Sec. XVIII, que são as redes de comunicação, essas redes geralmente eram por meio de poesias e propagandas no geral, como folhetos, anúncios e etc. O autor estuda um caso em específico, conhecido como o "Caso dos Catorze" que é, basicamente, uma série de prisões de civis parisienses que for... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 26
5
ranking 62
62%
4
ranking 27
27%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Marcos
cadastrou em:
07/03/2014 19:32:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR