Poética e Tópicos I, II, III e IV

Poética e Tópicos I, II, III e IV Aristóteles


Compartilhe


Poética e Tópicos I, II, III e IV (O essencial da filosofia grega #3)





A Poética apresenta importantes pontos sobre a linguagem e a linguística, além de questões estéticas que têm como alvo principal a qualidade do texto, isto é, se ele está bem escrito ou não; se é uma leitura agradável ou não. Tais motivos acabariam transformando a Poética na base da teoria da literatura do Ocidente.

Em Tópicos I, II, III e IV, livros que fazem parte do Órganon aristotélico, isto é, da lógica criada pelo incrível pensador grego, são examinados os argumentos que partem de opiniões geralmente aceitas. Para Aristóteles, a arte da discussão e do conforto de opiniões, baseada na dialética, era nada menos do que um dos mais cruciais exercícios intelectuais e tinha o poder de preparar o indivíduo para a construção da ciência e para o debate.

Os tópicos estariam voltados para quem busca entender como os argumentos se constroem e discernir quais são válidos e quais não são. O primeiro pensador a perceber a importância de tal tema foi Alexandre de Afrodísia, o qual, na introdução a seu comentário do Livro III dos Tópicos, apontou que de acordo o pensamento aristotélico, a investigação filosófica e científica deve ser desenvolvida seguindo a certa lógica de comparação.

Filosofia / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Poética e Tópicos I, II, III e IV

Similares

(4) ver mais
Apologia de Sócrates
A Teoria das Ideias
Apologia de Sócrates
Crítica e Teoria Literária Na Antiguidade

Resenhas para Poética e Tópicos I, II, III e IV (1)

ver mais
Aristóteles
on 19/3/17


Esta obra é iniciada com a biografia de Aristóteles, nos mostrando quem foi este filosofo grego que nasceu na cidade de Estagira, parte da atual Macedônia em 384 a.C., cerca de 15 anos antes da morte de Sócrates, ocorrida por volta de 399 a.C., Aristóteles produziu uma imensa obra até hoje usada nos meios acadêmicos. Ele foi também o primeiro a estudar os animais antes mesmo de Darwin e o primeiro a usar a técnica da dissecação neste estudo . Por séculos foi a maior autoridade do pensa... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam5
Avaliações 3.7 / 69
5
ranking 26
26%
4
ranking 36
36%
3
ranking 26
26%
2
ranking 10
10%
1
ranking 1
1%

58%

42%

Geder
editou em:
17/12/2018 12:19:33