Poética e Tópicos I, II, III e IV

Poética e Tópicos I, II, III e IV Aristóteles


Compartilhe


Poética e Tópicos I, II, III e IV (O essencial da filosofia grega #3)





A Poética apresenta importantes pontos sobre a linguagem e a linguística, além de questões estéticas que têm como alvo principal a qualidade do texto, isto é, se ele está bem escrito ou não; se é uma leitura agradável ou não. Tais motivos acabariam transformando a Poética na base da teoria da literatura do Ocidente.

Em Tópicos I, II, III e IV, livros que fazem parte do Órganon aristotélico, isto é, da lógica criada pelo incrível pensador grego, são examinados os argumentos que partem de opiniões geralmente aceitas. Para Aristóteles, a arte da discussão e do conforto de opiniões, baseada na dialética, era nada menos do que um dos mais cruciais exercícios intelectuais e tinha o poder de preparar o indivíduo para a construção da ciência e para o debate.

Os tópicos estariam voltados para quem busca entender como os argumentos se constroem e discernir quais são válidos e quais não são. O primeiro pensador a perceber a importância de tal tema foi Alexandre de Afrodísia, o qual, na introdução a seu comentário do Livro III dos Tópicos, apontou que de acordo o pensamento aristotélico, a investigação filosófica e científica deve ser desenvolvida seguindo a certa lógica de comparação.

Filosofia / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Poética e Tópicos I, II, III e IV

Similares

(4) ver mais
Apologia de Sócrates
A Teoria das Ideias
Apologia de Sócrates
Crítica e Teoria Literária Na Antiguidade

Resenhas para Poética e Tópicos I, II, III e IV (3)

ver mais
on 7/1/21


A primeira parte do livro, Poética, até é mais entendível. A segunda parte quando começa a falar dos tópicos já é bem complexa de entender.... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam10
Avaliações 3.8 / 90
5
ranking 24
24%
4
ranking 38
38%
3
ranking 29
29%
2
ranking 8
8%
1
ranking 1
1%

56%

44%

Geder
editou em:
17/12/2018 12:19:33