Polifonias do Coração

Polifonias do Coração Anette Hoffmann
Marina Massimi


Compartilhe


Polifonias do Coração





Os textos reunidos nesta publicação são fruto de um curso ministrado no campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, em 2011, por estudiosos de diversas áreas do saber atuantes em diversas instituições universitárias, em torno do tema “Polifonias do coração”. O evento visou apresentar as muitas perspectivas de tematizar o coração na história, na cultura, na arte, na ciência.
O texto de abertura de Anette Hoffmann e Leda Menescal de Oliveira (FM USP RP) explora o coração em sua dimensão biológica e mostra que a concepção mecanicista, nascida com a ciência moderna e que se faz ainda presente na visão e na prática médicas, não se sustenta frente às novas descobertas. Muito além de uma bomba bio-mecânica, é ele um órgão endócrino, e suas aferências sensoriais alcançam áreas do sistema nervoso envolvidas na organização de comportamentos e na gênese das emoções. Mesmo sem o conhecimento avalizado pela ciência experimental, o coração já era percebido, desde tempos imemoriais, como órgão dos sentimentos e mesmo da cognição. É por esta vertente simbólica que enveredam os demais textos do livro.

“O coração e o conhecimento segundo Pavel A. Florenskij” de Lubomir Zak (Universitá Lateranense, Roma) propõe o pensamento do cientista filosofo e teólogo russo quanto ao coração como lugar de síntese vital. “Diálogos com o coração na poesia de Bruno Tolentino” de Juliana Pasquarelli Perez (FFCHL USP SP) revisita a obra deste notável poeta brasileiro contemporâneo focando seus sonetos como diálogos do coração. Trata-se de um diálogo não solipsista mas que deseja comunicar uma experiência humana.

“O coração e seus cuidados: Interações entre medicina da alma e medicina do corpo na história dos saberes” de Marina Massimi (Depto de Psicologia FFCLRP USP) aponta para a multiplicidade dos significados do termo coração presentes na história da cultura ocidental e brasileira: como centro vital do corpo, como sede dos afetos, como centro da polis, como centro da pessoa.

“A voz e o coração em alguns desdobramentos da contemporaneidade” de Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Depto Música USP RP) aborda a temática do coração na composição musical de Hildegarda de Bingen (1098-1179); bem como discute a releitura contemporânea das peças desta autora medieval.

“Dá, pois ao teu servo um coração que escuta”: o discernimento cardíaco como fundamento da sabedoria (reflexões a partir da literatura profana e sacra) de Dante M.C.Gallian discute o tema do coração na literatura contemporânea, especialmente no romance Vá onde seu coração mandar de Susanna Tamaro e na tradição da literatura sacra ocidental.

O coração como núcleo pessoal: contribuições de Luigi Giussani de M. Mahfoud (UFMG) apresenta o tema do coração como núcleo central da pessoa no pensamento do teólogo e filósofo italiano L. Giussani. Arsênico de Renan Araujo é um comentário à exposição de artistas ribeirão-pretanos sobre o tema do coração, que aconteceu por ocasião do evento que deu origem a este livro.

Biologia / Filosofia / Medicina e Saúde / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Polifonias do Coração

Similares

(2) ver mais
História da psicologia fenomenológica
História dos saberes psicológicos

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR