Políticas da Imagem

Políticas da Imagem Giselle Beiguelman


Compartilhe


Políticas da Imagem (Exit)


Vigilância e Resistência na Dadosfera




A autora propõe, nos seis ensaios deste novíssimo livro, uma reflexão sobre o estatuto da imagem no mundo contemporâneo. Desde o surgimento da fotografia, e depois do cinema, que o universo das imagens técnicas não conhecia um processo de transformação tão radical quanto o do nosso tempo. As imagens tornaram-se as principais interfaces de mediação do cotidiano, ocupando a comunicação, as relações afetivas, a infraestrutura, as estéticas da vigilância e os sistemas de escaneamento dos corpos na cidade. Ao falar em políticas da imagem, ela defende que as imagens são, para além de lugar da transmissão de ideias e linguagens, o próprio campo das tensões e disputas políticas da atualidade.

Beiguelman associa a invenção e a distribuição massiva de smartphones a um novo regime de vigilância, não mais instituído pelo Estado, mas resultado da captação sistemática de dados pessoais, oferecidos deliberadamente pelos usuários às plataformas de mídias sociais – a dadosfera. A incontável produção de imagens nos feeds e stories de redes sociais, câmaras de vigilância e registros oficiais configuram, segundo ela, uma nova estética da vigilância.

Imagem digital, selfies, memes, aplicativos de envelhecimento da imagem, Waze e Google Maps, vídeos deep fakes, escaneamento corporal, a internet das coisas, máquinas de reconhecimento facial, inteligência artificial, projeções de protesto em empenas nas cidades, censura digital, todas essas novidades do mundo contemporâneo são analisadas por Giselle Beiguelman para descrever (e ao mesmo guiar o leitor a reconhecer no mundo a sua volta) o papel da imagem nas relações sociais hoje.

Política

Edições (1)

ver mais
Políticas da Imagem

Similares

(1) ver mais
Happycracia

Resenhas para Políticas da Imagem (1)

ver mais
on 24/2/24


Leitura essencial para se pensar o excesso de imagens, sobre o que consumimos e como consumimos. Entender como os artistas estão se apropriando e repensando esse grande arquivo na contemporaneidade e questionando.... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 41
5
ranking 52
52%
4
ranking 33
33%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

lbarrosjr
cadastrou em:
17/07/2021 11:58:09
João gregorio
editou em:
21/07/2023 10:12:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR