Porto Alegre sitiada

Porto Alegre sitiada Sérgio da Costa Franco


Compartilhe


Porto Alegre sitiada


Um capítulo da Revolução Farroupilha




Este ensaio pode parecer, à primeira vista, mero exercício de história militar, focalizando um episódio bélico da Revolução Farroupilha. Mas é indiscutível que ele transcende esses estreitos limites, para tratar dos reflexos do sitio de Porto Alegre (1536-1840) sobre o cotidiano dos porto-alegrenses, as angústias do desabastecimento, a carestia de gêneros e as dificuldades de comunicação.

Capítulo mal-conhecido e pouco estudado da guerra civil de 1835-45, o cerco farroupilha estrangulou a expansão urbana durante quatro anos, marcando negativamente a evolução da capital gaúcha.

O autor; além de valer-se da bibliografia tradicional e das fontes documentais dos arquivos públicos, garimpou, nas gavetas da Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, desconhecidos apontamentos de particulares que lhe forneceram; sobre o episódio do sítio e seus intervalos, informações preciosas.

Porto Alegre Sitiada, além de um capítulo de história factual urbana, é retrato do cotidiano porto-alegrense entre 1836 e 1840. De resto, é exemplo de pesquisa histórica rigorosamente estribada em documentos, imune ás fantasias e aos mitos tão freqüentes na historiografia referente ao ciclo farroupilha.

Edições (1)

ver mais
Porto Alegre sitiada

Similares

(15) ver mais
Porto Alegre Sitiada : 1836 - 1840
A casa das sete mulheres
A Revolução Farroupilha Através da Minissérie A Casa das Sete Mulheres
As Guerras dos Gaúchos

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Rodrigo
cadastrou em:
04/05/2010 23:07:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR