Há mais de 30 anos dedicadas à análise da medicalização do fracasso escolar, Cecília Collares e Cida Moysés são nomes indispensáveis quando o assunto é questionar a abordagem patologizante das dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Donas de um olhar acurado e igualmente crítico, as duas fazem dialogar as áreas da educação e da saúde, pondo em xeque a ideia dominante de que há alunos que não conseguem aprender.
A reedição desta obra é um presente que nos fazem as autoras. O livro resulta de uma pesquisa qualitativa em que se ouvem diretores de escolas, professores e, sobretudo, crianças. Introduzir a voz dos alunos, de fato crianças cujo trabalho é frequentar a escola, não é comum ainda hoje nas pesquisas educacionais. Raramente num evento que tematiza problemas e feitos das escolas inclui entre aqueles que falam os próprios alunos, aqueles que vivem os problemas e são os reais fazedores das coisas na escola.
Preconceitos no Cotidiano Escolar – ensino e medicalização tem a vantagem de aliar vozes do chão da escola às vozes teóricas cujos sentidos se efetivam no embate entre os acontecimentos cotidianos e as abstrações que fazemos para compreendê-los. Apesar das mudanças por que passou a escola desde a primeira edição, em 1996, o leitor, rapidamente, perceberá que o conteúdo do livro continua atual e nos convida a refletir sobre o lugar que ocupamos na produção dos diversos preconceitos que afastam alunos e professores de uma história escolar de sucesso.
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