Presença de Anita

Presença de Anita Mário Donato


Compartilhe


Presença de Anita





Quando Mário Donato lançou Presença de Anita, em 1948, vivenciou dias de glória e de muita polêmica. Aclamado pela crítica como inovador, ousado e erótico, o livro provocou a ira da Igreja que ameaçou excomungar o autor . Um grupo de senhoras de Campinas organizou um abaixo-assinado contra a publicação e seu criador, tornando Donato persona non grata em sua cidade natal.

Presença de Anita narra a história de um pacto de morte entre dois amantes - Anita, uma ninfeta de 17 anos, linda e sardônica, despertando para os prazeres do sexo, e Eduardo, um quarentão, casado, pai de dois filhos. É ele quem faz a proposta - "(...) só vejo um caminho: morrermos juntos duma vez!" - e ela aceita sem titubear. Depois de mais uma jornada de amor, eles decidem que chegou o momento de consumar o fato. Mas, numa armadilha implacável do destino, nem tudo sai como eles planejaram.

Numa narrativa vertiginosa, Mário Donato constrói uma trama engenhosa, inquietante e sedutora que captura a atenção do leitor logo no primeiro capítulo. Tornamos-nos quase-cúmplices de Eduardo e sua obsessiva busca pelo amor idealizado, projetado na figura de "Cíntia" - criada por sua imaginação adolescente e que ganha forma em seus desenhos. Em cada mulher que cruza o seu caminho, ele procura traços e características daquela que é a sua razão de viver, mas se depara o tempo todo com "quase-Cíntias". Eduardo conseguirá realizar seu sonho e ter em seus braços a Cíntia-desejada? Será "Anita" a mulher que ele tanto procurou?

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (4)

ver mais
Presença de Anita
Presença de Anita
Presença de Anita
Presença de Anita

Similares

(15) ver mais
Lolita
O caderno rosa de Lori Lamby
Entrevistando Jenifer
Bubble Gum

Resenhas para Presença de Anita (27)

ver mais
on 25/7/10


Assisti à minissérie em ago/2001, na Globo, e virei fã de carteirinha da Mel Lisboa. Nove anos depois, cá estou eu lendo o romance que inspirou a minissérie. Não gostei muito do estilo do autor, que usa e abusa de uma linguagem cheia de devaneios. Pra quem tem certa dificuldade em se concentrar na leitura, fica difícil às vezes separar fatos reais dos imaginários. Fiquei surpreso ao ver que a história original, escrita pelo Mário Donato, é muito diferente da adaptação feita pela Globo.... leia mais

Estatísticas

Desejam130
Trocam11
Avaliações 3.6 / 432
5
ranking 26
26%
4
ranking 25
25%
3
ranking 35
35%
2
ranking 12
12%
1
ranking 3
3%

23%

77%

Marcos
cadastrou em:
22/06/2010 00:16:03
Pedro
editou em:
07/06/2023 13:14:20
Pedro
aprovou em:
07/06/2023 13:15:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR