Primavera para as rosas negras

Primavera para as rosas negras Lélia Gonzalez


Compartilhe


Primavera para as rosas negras





Uma compilação de artigos, textos e depoimentos de Lélia e traz, ainda, entrevistas com pessoas que conviveram com essa intelectual. A organização é da União dos Coletivos Pan-Afrikanos de São Paulo. O volume conta com uma apresentação de Akins Kintê e introdução de Raquel Barreto, doutoranda em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O livro traz entrevistas inéditas com Lélia, feitas por Elizabeth Viana, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e por Milton Barbosa, militante do Movimento Negro Unificado (MNU) de São Paulo.

Uma das principais referências na luta contra o racismo e o sexismo no Brasil, Lélia nasceu em 1º de fevereiro de 1935, em Belo Horizonte. Quando faleceu em 10 de julho de 1994, ocupava o cargo de diretora do Departamento de Política e Sociologia da PUC-Rio. Intelectual, professora, antropóloga e protagonista essencial na história do movimento negro, fez parte da criação do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN-RJ), do Movimento Negro Unificado, do Nzinga Coletivo de Mulheres Negras-RJ, do Olodum-BA e outras frentes.

Edições (1)

ver mais
Primavera para as rosas negras

Similares


Resenhas para Primavera para as rosas negras (1)

ver mais
Primavera para as rosas negras
on 31/7/20


Livro de grande importância que traz boa parte do que foi escrito pela feminista negra Lélia González. Podemos conhecer parte da trajetória dessa grande mulher através de seus artigos, transcrições de palestras e entrevistas.... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam1
Avaliações 4.8 / 6
5
ranking 83
83%
4
ranking 17
17%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Abayomi Jamila
cadastrou em:
31/05/2020 18:15:59