O Principia Discordia é um texto sagrado do Discordianismo foi escrito por Gregory Hill (Malaclypse o Mais Jovem) e Kerry Thornley (Lord Omar Khayyam Ravenhurst). Foi publicado originalmente com o título de "Principia Discordia ou Como o Oeste Era Perdido" (do inglês Principia Discordia or How The West Was Lost) numa edição limitada de 5 cópias em 1965.
O livro descreve a Sociedade Discordiana e a sua Deusa Éris, bem como o básico do Discordianismo. É característico do texto a mistura de escrita mecânica e manuscrita com clip art, carimbos e selos apropriados de outras fontes, numa possível violação das leis do copyright.
Símbolos notáveis do livro incluem o Pomo da Discórdia, o pentágono, e o "Sagrado Cao" (do inglês "Sacred Chao"), que se assemelha ao Taijitsu do Taoísmo, mas os dois princípios pintados são o "Hodge" e o "Podge" (que podem ser traduzidos como "isto" e "aquilo", em português); estes não são representados por pontos como o yin e yang, mas sim por uma maçã e um pentágono. Os Santos identificados incluem o Imperador Norton, Yossarian, Don Quixote e Bokonon. O Principia também introduz a palavra misteriosa fnord, mais tarde popularizada na The Illuminatus! Trilogy; a própria Trilogia é mencionada no posfácio da edição da Loompanics, editora que publicou o livro, e também nas várias introduções para as quintas versões.