Prisioneiro B-3087

Prisioneiro B-3087 Alan Gratz


Compartilhe


Prisioneiro B-3087





Baseado na vida de Ruth e Jack Gruener.

"Era tarde demais. Os alemães já tinham chegado. Se eu soubesse então o que sei agora, teria corrido. Não teria parado para fazer uma mala, despedir-me dos amigos ou mesmo desligar meu projetor. Nenhum de nós teria. Teríamos fugido para o bosque nos arredores da cidade sem nunca olhar para trás. Mas não fugimos. Ficamos ali, no apartamento de minha família, ouvindo a rádio e vendo o céu sobre Cracóvia escurecer enquanto os alemães vinham para nos matar."

Em 1939, aos 10 anos, Yanek Gruener testemunha o acontecimento que mudaria sua vida para sempre: a invasão da Polônia pelo exército alemão, estopim da Segunda Guerra Mundial. O menino é então aprisionado em seu bairro, agora transformado num gueto judeu, cercado por muros intransponíveis. Mas esses foram os melhores dias...
Do início da guerra até seu fim em 1945, Yanek viveu o horror do Holocausto. Passou por dez campos de concentração diferentes, enfrentou viagens em vagões de transporte de gado em condições chocantes e duas vezes marchou por estradas intermináveis.
Mal alimentado, sujo, subjugado, Yanek é, mais do que tudo, um exemplo de perseverança e vontade de viver. Sua jornada, contada décadas depois, é um tocante depoimento histórico que não pode jamais ser esquecido.

Edições (1)

ver mais
Prisioneiro B-3087

Similares

(5) ver mais
Teatro Moderno - O diário de Anne Frank
A mala de Hana
O Fazedor de Velhos
Estrela Amarela

Resenhas para Prisioneiro B-3087 (8)

ver mais
Impossível não amar
on 6/9/18


Segunda Guerra Mundial é um assunto do qual eu sou fascinada, pois mostra a força e a coragem de muitas e muitas pessoas diante de circunstâncias horríveis. E justamente por esse motivo eu já esperava que "Prisioneiro B-3087" fosse um ótimo livro, mas não. O livro não é ótimo...o livro é simplesmente SENSACIONAL!! Foi nada mais e nada menos o primeiro livro que realmente chorei ao ler. Nessa leitura foi possível sentir cada emoção e vivenciar cada situação junto com Yanek Gruener. Em ... leia mais

Estatísticas

Desejam62
Trocam4
Avaliações 4.5 / 269
5
ranking 68
68%
4
ranking 26
26%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Dri
cadastrou em:
20/08/2013 09:21:37