Pró-conceito Gays e Lésbicas

Pró-conceito Gays e Lésbicas Associação Pró-conceito de Gays e Lésbicas

Compartilhe


Pró-conceito Gays e Lésbicas


Guia para Jornalistas e Redatores




Você não se incomoda com o fato das palavras gay e lésbica serem tabus na mídia, o seu jornal trazer histórias homofóbicas na primeira página e a indústria de entretenimento não vacilar em retratar gays e lésbicas de forma negativa na TV e no rádio?

O Pró-Conceito de Gays e Lésbicas é uma ONG criada exclusivamente para tratar deste assunto. Inspirada na GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation - www.glaad.org), nosso objetivo é o de monitorar a mídia brasileira, observando, verificando e analisando qualquer ato direto ou indireto que represente negativamente a imagem dos GLBTs.

Não pretendemos, em momento algum, censurar a mídia ou privar a liberdade de expressão mas sim trabalhar em conjunto, fornecendo informações para jornalistas, produtores de TV, rádio, jornais, revistas e sites de notícia e conteúdo, incentivando assim a inclusão da imagem e representação mais positiva e verdadeira de gays e lésbicas.

***Introdução***

No primeiro semestre de 2002, um programa de auditório, comandado por uma conhecida figura pública, reuniu algumas pessoas para discutir o tema da homossexualidade. Eram tanto pessoas das áreas de direito como de movimentos civis relacionados à visibilidade dos homossexuais. Também foram chamados cidadãos comuns, que tinham como única diferença, em relação a qualquer outro brasileiro, o fato de se sentirem atraídos pelo mesmo sexo. O que poderia ser uma discussão aberta e proveitosa sobre as principais dúvidas a respeito das diferenças e da inclusão de uma parcela da população brasileira em um país democrático, tornou-se simplesmente uma arena livre para a difamação e a humilhação de pessoas honestas e corretas em sua vida pública e privada. Elas não infringiram qualquer lei. Apenas tiveram a ousadia de amar a pessoa de quem gostavam e de não ter vergonha disso.

A repercussão deste programa levou a uma reunião entre diversos grupos de cidadania na Câmara Legislativa do Estado de São Paulo, de pessoas das mais diversas orientações e identidades sexuais, de todas as partes do estado – gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, heterossexuais. Homens e mulheres. Pessoas que acreditavam que o exercício livre da orientação e identidade sexual de cada um são um direito, uma parte inerente da vida de cada ser humano. Pessoas que acreditavam em um país onde sua cidadania pudesse ser realmente exercida, em que questões ligadas à sua vida pessoal não tivessem um impacto tão presente em sua vida profissional, familiar e afetiva. Em um país em que a inclusão e o respeito por todos os seus cidadãos levasse à mudança de um senso social que, no limite, leva a crimes de ódio contra gays e lésbicas, como o assassinato de um homossexual ocorrido em plena Praça da República, no centro da maior e mais importante cidade do Brasil.

O reflexo deste ato na Câmara Legislativa foi a criação da Associação Pró-Conceito de Gays e Lésbicas. Este grupo tem como objetivo criar uma ponte entre a parcela da população brasileira que forma nossa comunidade e os meios de comunicação, para criar juntos uma nova conjuntura entre profissionais de mídia e grupos de cidadania que reflita o caráter de democracia, cidadania, respeito e inclusão esperado pela opinião pública e dos meios de comunicação de todo o país.

Edições (1)

ver mais
Pró-conceito Gays e Lésbicas

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Jacy Coelho
cadastrou em:
31/10/2010 13:41:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR