Problemas da Poética de Dostoiévski

Problemas da Poética de Dostoiévski Mikhail Bakhtin


Compartilhe


Problemas da Poética de Dostoiévski





Considerado um dos maiores romancistas e inovadores da forma artística em todos os tempos, Dostoiévski tem merecido o interesse de inúmeros críticos em todo o mundo. A obra que a 'Forense Universitária' ora põe em suas mãos, no entanto, é considerada um clássico no gênero, por sua originalidade e profundidade.
Antes de Bakhtin, a crítica literária debruçara-se mais amiúde sobre o caráter ideológico do gênio russo. A transitoriedade desse enfoque, no entanto, encobria peculiaridades estruturais mais profundas da visão artística de Dostoiévski, que Bakhtin desvenda com rara sabedoria. Para ele, "a multiplicidade de vozes e consciências independentes e imiscíveis e a autêntica polifonia de vozes plenivalentes constituem, de fato, a peculiaridade fundamental dos romances de Dostoiévski".
Esse novo tipo de construção literária inventado por Dostoiévski - que o autor chama de 'romance polifônico' - subverteu as velhas formas do romance europeu, especialmente do romance monológico de tipo romântico, dificultando sua percepção fora dos cânones artísticos vigentes. Amparado em sólida formação literária e em uma metodologia crítica e inventiva, Bakhtin percorre a obra dos principais críticos de Dostoiévski e os diversos gêneros literários para formular de forma definitiva sua tese.

Ensaios / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Problemas da Poética de Dostoiévski
Problemas da poética de Dostoiévski
Problemas da Poética de Dostoiévski

Similares

(19) ver mais
Marxismo e Filosofia da Linguagem
Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação
Questões de literatura e de estética
A cultura popular na idade média e no renascimento

Resenhas para Problemas da Poética de Dostoiévski (2)

ver mais
Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
on 14/7/23


"Problemas da poética de Dostoiévski" é uma obra importante do teórico russo Mikhail Bakhtin, publicada pela primeira vez em 1963. Esta edição em português foi lançada pela Editora Forense Universitária em 2008 e possui 366 páginas. O livro explora a obra do famoso escritor russo Fiódor Dostoiévski e sua contribuição para a literatura. Bakhtin examina as características únicas da prosa de Dostoiévski e analisa sua poética, ou seja, os princípios estéticos e as estruturas literárias ... leia mais

Estatísticas

Desejam78
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 73
5
ranking 71
71%
4
ranking 21
21%
3
ranking 5
5%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Jeffer
cadastrou em:
14/05/2010 12:34:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR