Problemas da Poética de Dostoiévski

Problemas da Poética de Dostoiévski Mikhail Bakhtin


Compartilhe


Problemas da Poética de Dostoiévski





Considerado um dos maiores romancistas e inovadores da forma artística em todos os tempos, Dostoiévski tem merecido o interesse de inúmeros críticos em todo o mundo. A obra que a 'Forense Universitária' ora põe em suas mãos, no entanto, é considerada um clássico no gênero, por sua originalidade e profundidade.

Antes de Bakhtin, a crítica literária debruçara-se mais amiúde sobre o caráter ideológico do gênio russo. A transitoriedade desse enfoque, no entanto, encobria peculiaridades estruturais mais profundas da visão artística de Dostoiévski, que Bakhtin desvenda com rara sabedoria. Para ele, "a multiplicidade de vozes e consciências independentes e imiscíveis e a autêntica polifonia de vozes plenivalentes constituem, de fato, a peculiaridade fundamental dos romances de Dostoiévski".

Esse novo tipo de construção literária inventado por Dostoiévski - que o autor chama de 'romance polifônico' - subverteu as velhas formas do romance europeu, especialmente do romance monológico de tipo romântico, dificultando sua percepção fora dos cânones artísticos vigentes. Amparado em sólida formação literária e em uma metodologia crítica e inventiva, Bakhtin percorre a obra dos principais críticos de Dostoiévski e os diversos gêneros literários para formular de forma definitiva sua tese.

Edições (3)

ver mais
Problemas da Poética de Dostoiévski
Problemas da Poética de Dostoiévski
Problemas da Poética de Dostoiévski

Similares

(18) ver mais
Marxismo e Filosofia da Linguagem
Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação
Questões de literatura e de estética
A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento

Resenhas para Problemas da Poética de Dostoiévski (1)

ver mais
on 23/5/15


Depois desse livro os estudos sobre Dostoiévski sofreram uma guinada. Até então, tudo o que se fazia era destacar aspectos ideológicos no discurso de seus personagens, que são bastante elaborados e complexos, e relacionar esses temas com o cristianismo do autor. Bakhtin, no entanto, chama a atenção para a impossibilidade de se compreender completamente o autor sem levar em conta a especificidade de sua escrita, que trouxe um novo tipo de romance e abriu as portas para uma nova percepçã... leia mais

Estatísticas

Desejam72
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 52
5
ranking 71
71%
4
ranking 21
21%
3
ranking 4
4%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Marcelo Aceti
cadastrou em:
03/12/2009 00:05:47