Problemas de Gênero

Problemas de Gênero Judith Butler


Compartilhe


Problemas de Gênero


Feminismo e Subversão de Identidade




Parte da coleção Sujeito e História, PROBLEMAS DE GÊNERO, de Judith Butler, é um dos mais importantes e influentes estudos sobre gênero já escritos. Um verdadeiro clássico do feminismo, o livro foi produzido a partir da vida cultural de um grupo que teve, e continua tendo, algum sucesso lutando pela melhoria da qualidade de vida daqueles que vivem uma opção sexual à margem da sociedade, segundo a autora.

Em um ataque declarado à essência da teoria do feminismo francês e suas bases antropológicas, a autora questiona as distinções feministas tradicionais de sexo e gênero, argumentando que os conceitos básicos destes discursos são eles mesmos produzidos por relações de poder. A pesquisadora investiga as origens da identidade do gênero para assim revelar seus parâmetros políticos.

Segundo o psicanalista Joel Birman, o percurso crítico de Butler é uma indagação sistemática sobre a construção dos gêneros e das identidades, centrada em duas instâncias cruciais: o falocentrismo e a heterossexualidade compulsória.

Mesmo tendo na filosofia o ponto de partida de seu itinerário polêmico, a pesquisa de Butler se desdobra numa proposta de questionar as fronteiras e as soberanias das disciplinas, já que a identidade é precisamente o seu principal alvo. PROBLEMAS DE GÊNERO é um livro brilhante e inovador - indispensável para a teoria feminista.

O par sexo/gênero foi um dos pontos de partida fundamentais (talvez fosse melhor dizer fundacionais) da política feminista. O desmonte da concepção de gênero seria o desmonte de uma equação na qual o gênero seria concebido como o sentido, a essência, a substância, categorias que só funcionariam dentro da metafísica que Butler também questionou. Assim como Derrida desmontou a estrutura binária significante/significado e a unidade do signo,1 e fez com isso uma crítica à metafísica e às filosofias do sujeito, Butler desmontou dualidade sexo/gênero e fez uma crítica ao feminismo como categoria que só poderia funcionar dentro do humanismo.2 Para refletir sobre os efeitos dessa desconstrução, é fundamental entender desconstrução não como desmonte ou destruição.

Ensaios / Filosofia / Não-ficção / Psicologia

Edições (2)

ver mais
Problemas de Gênero
Problemas de Gênero

Similares

(40) ver mais
Um Teto Todo Seu
Judith Butler e a Teoria Queer
Deshacer el género
The Fantasy of Feminist History

Resenhas para Problemas de Gênero (5)

ver mais
on 15/8/15


Clássico fundador da teoria queer que coloca o gênero como performance, está dividido em três capítulos maiores que por sua vez estão divididos em sessões: Capítulo 1- Sujeitos do sexo/gênero objeto: onde consta um apanhado geral do gênero segundo a história e teoria feminista. Capítulo 2- Proibição, psicanálise e produção da matriz sexual: onde consta o gênero a partir de conceitos psicanalíticos a partir de Sigmund Freud, Jacques Lacan e Joan Riviere. Capítulo 3- Atos corporais su... leia mais

Estatísticas

Desejam440
Trocam3
Avaliações 4.3 / 230
5
ranking 53
53%
4
ranking 34
34%
3
ranking 10
10%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

25%

75%

XMacarrãoX
cadastrou em:
18/02/2010 16:57:12