Prometeu e Pandora

Prometeu e Pandora Viktor D. Salis


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Prometeu e Pandora


A Criação dos Homens




"Prometeu e Pandora - A Criação Dos Homens" foi inspirada nas tradições míticas gregas. Foi escrita na forma de poesia dramática para realçar a beleza dos mitos e relembrar as formas arcaicas de declamação, que despertavam o entusiasmo e o êxtase dionisíaco frente ao belo e ao sagrado. Discorre na forma de uma peça teatral para tornar "mais viva" a leitura, para quem quiser recuperar o modo de apresentação das antigas tragédias gregas, podendo, modestamente, ser considerada uma tragédia moderna. Procura contar a criação dos homens segundo as tradições arcaicas e alquímicas. Porém, se desenvolve até os nossos dias. Eis uma breve descrição de cada episódio: I - A Criação dos Homens. Centra-se no mito de Prometeu e Pandora, na divisão em masculino e feminino do humano primordial, no Enigma da Esfinge e sutilmente transporta-nos para o homem sem destino dos dias de hoje. Ironiza e reflete porque os deuses abandonaram os homens, porque criaram o masculino e o feminino e porque o homem não sabe mais responder: Quem sou eu e que faço aqui? De onde vim? Para onde vou? Interlúdio. Conta a história do amor impossível de Apolo pela ninfa Dafne, que representa o dilema dos homens em optar pelo amor ou pela luz. A seguir, discorre sobre as artes de amar da deusa Afrodite que domam até o mais implacável dos guerreiros - o deus da Guerra, Ares. II - Dos Homens sem Deuses ou: Das Cenas de um Cabaré da Existência. Como o título sugere, é a historia do homem contemporâneo. Passa-se num cabaré, que espelha o macro cosmos da condição humana através do microcosmos das mesas e do balcão de um cabaré. No fundo do cenário estão os deuses sentados, divertindo-se à custa do desencontro humano. De vez em quando, adentram o cabaré para verem ou comentarem algo, mas os homens não podem vê-los e nem percebê-los, embora cada um evoque o seu deus quando teme algo. Na frente do palco está um coro de dançarinas, que conversa ora com os personagens do cabaré ora com o público. Em todos os dois episódios o coro tem o papel de dialogar e instigar, ora os personagens, ora o público ou o leitor.

Filosofia / História / Psicologia

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