Psicologia aplicada à administração de empresas

Psicologia aplicada à administração de empresas Cecília Whitaker Bergamini


Compartilhe


Psicologia aplicada à administração de empresas (Recursos humanos)


psicologia do comportamento organizacional




Este livro trata dos aspectos mais relevantes e atuais do comportamento humano nas organizações. Parte da concepção de que as questões com que se defrontam os administradores têm, na maioria das vezes, um nítido conteúdo humano, muito mais do que simples decorrência de problemas técnicos.

No âmbito das empresas, as questões tratáveis via ciências do comportamento seriam, assim, em número superior às que resolvam mediante simples ajustes que não envolvem o quadro de pessoal. A ação administrativa, quer no que se refere às funções de planejamento e controle, quer sobretudo no que diz respeito às estratégias organizacionais e de direção, estaria voltada essencialmente para aspectos humanos, abrindo grande leque de aplicações para os conhecimentos desenvolvidos pela Psicologia Social.

A orientação desta quarta edição fundamentou-se na preparação de um texto que procurou atender aos problemas mais representativos que envolvem a condução de pessoas diante dos desafios propostos por um ritmo sem precedente de mudanças que se sucedem ininterruptamente no sentido de ressaltar a validade da aplicação da Psicologia á administração de empresas.

Os principais tópicos abordados são: (1) A psicologia do comportamento organizacional. A psicologia e a busca de sintomas comportamentais nas organizações, autoconhecimento e natureza das ciências humanas; (2) O comportamento humano: metodologia, evolução dos estudos e aplicações. O legado de Freud e a dimensão profunda do comportamento. As contribuições de Moreno e Lewin e a atual instância consciente do comportamento. O condicionamento operante de Skinner e as variáveis ambientais na manipulação do comportamento condicionado; (3) O comportamento nas organizações: os grupos, a liderança e a motivação. O estilo comportamental, os pequenos grupos, o fenômeno da liderança. As principais teorias motivacionais. Diferenças individuais, a lógica do comportamento, o estudo do psiquismo e da complexidade da pesquisa das variáveis comportamentais; (4) A busca do ajustamento da produtividade. O comportamento normal. A frustração no contexto de trabalho. O ajustamento e a solução da frustração. A psicopatologia do comportamento organizacional, a normalidade, síndromes neuróticas e psicóticas, as patologias organizacionais. Reflexos do desajustamento humano nas estratégias organizacionais. A gerência de RH e o comportamento organizacional.

Administração / Psicologia

Edições (3)

ver mais
Psicologia aplicada à administração de empresas
Psicologia Aplicada à Administração de Empresas
Psicologia aplicada à administração de empresas

Similares


Resenhas para Psicologia aplicada à administração de empresas (1)

ver mais
GUIA
on 2/4/13


O livro é baseado em citações e teorias, sendo um otimo guia de estudo para a area de administração.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 3.7 / 20
5
ranking 24
24%
4
ranking 29
29%
3
ranking 43
43%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Hugo Leonardo
cadastrou em:
29/05/2013 10:49:32
Adalberto Gonçalves
editou em:
04/05/2018 19:02:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR