O livro é uma mistura de estudo com romance, é contado pelo próprio Gabriel e lembra muito a Patrícia do já clássico Violetas na Janela da autora Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.
Sendo assim, o amigo espiritual começa a narrar a história da sua última encarnação, onde aos 20 anos sofre um acidente de carro grave e entra em coma.
A partir de então, Gabriel vai discorrendo sobre os fatos, onde vivia em dois mundos, sendo que um estava preso em uma cama e o outro estava ao lado observando todos os acontecimentos e sentimentos. O rapaz vai contando em detalhes os primeiros momentos de socorro, as visitas dos familiares, o esperar o que vai acontecer, as questões da sexualidade e sensualidade tanto dele quanto das enfermeiras para com seu físico, o abrir de olhos espirituais de uma maneira um tanto forçada, porém, necessária.
Depois de algum tempo, a morte cerebral é constatada e, com isso, inicia todo o processo de doação ou não dos orgãos e os desligamentos terrenos e familiares momentâneos. Uma parte muito bonita é quando Gabriel, ainda em coma, visita a sua mãe em sonho para uma pseudo despedida, digamos assim.
Com tudo realizado, a obra inicia uma segunda fase já com Gabriel no plano espiritual e onde ele continua narrando os fatos, agora falando sobre sua chegada, os primeiros momentos de desencarnado de fato e todas as particularidades de uma colônia espiritual. Enquanto Patrícia comentou alguns pontos específicos, Gabriel abordou outros como as vestimentas e onde as mesmas são feitas, alimentos, higienes e o cotidiano vivenciado que é praticamente igual ao terreno até o espírito se acostumar e evoluir.
Além disso, nesta parte, o leitor também vai conhecendo histórias de outros amigos espirituais que por lá se encontram, suas vivências e particularidades. Ao longo dos dias, Gabriel e o seu mais novo grupo são autorizados a acompanhar uma seção de psicografia, mesmo que o protagonista ainda não possa mandar mensagens aos familiares.
E é justamente quanto a psicografia e todas as suas questões que aparece o livro de estudo, pois é mostrado em formato de romance como ocorre toda a ligação e preparação de espírito e um médium sério que está ali para desenvolver sua mediunidade de forma gratuita e genorosa. Inclusive, no último capítulo é discorrido detalhadamente todo esse processo e é sensacional.
Com o passar dos dias, Gabriel ajuda nos resgates e auxílios a encarnados, consegue se comunicar com os entes queridos e continua estudando e evoluindo espiritualmente. Por aqui, é falado sobre a importância de não abusar do médium encarnado, o discernimento das comunicações e o quando as mesmas podem acontecer.
O livro fala também sobre amadurecimento, do indivíduo ser o mesmo após o desencarne e nunca parar de evoluir e estudar, caridade, empatia e compreensão de todos os fatos.
O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente, com pausas sendo necessárias para reflexões. Você começa sem nenhuma expectativa e termina arrependida de não ter lido antes e já querendo pegar a sequência. Foi uma surpresa megamente positiva e uma escrita bem gente como a gente e de um jovem de 20 anos normal mesmo.
A obra é ótima para complemento de algum estudo, de lazer e também para quem esteja chegando agora na Doutrina e queira saber mais sobre esses dois mundos. Diria que depois de Nosso Lar, Violetas na Janela, Gabriel - Esperança Além da Vida é um boa referencial para iniciantes.