A arte de aprender a aprender!
Parece estranha essa afirmação, mas a verdade é que poucos de nós sabemos sobre isso. Vamos na tentativa e erro até ver ‘o que funciona pra nós’ na hora de estudar, porém, se conhecêssemos melhor nosso cérebro isso seria muito mais simples.
Tony Buzan apresenta vários estudos e gráficos de como funciona a memória ao longo do estudo (em minutos, horas e meses), como utilizar isso ao nosso favor e como passar uma informação da memória de curto prazo para memória de longo prazo, e nunca mais esquecer algo.
Uma das técnicas consiste em tentar associar o máximo de coisas a informação que queremos guardar!!! Mas como assim? Pra guardar algo, preciso guardar mais coisas ainda?
É exatamente isso! E funciona incrivelmente bem! Nosso cérebro é uma máquina excepcional e quanto mais conexões sinápticas presentes em uma informação mais facilmente teremos acesso à ela quando precisarmos.