O manual Publicidade: a criatividade na teoria e na prática é fruto do Laboratório de Publicidade e Propaganda - SEPAC - Serviço à Pastoral da Comunicação, o qual integra o conteúdo programático do Curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática em nível de pós-graduação lato sensu conveniado com a PUC-SP. Aqui estão contidos conceitos básicos e fundamentais de publicidade e propaganda, pensados para o cursista, em particular, e, extensivamente, a todos que se interessam pela prática dessa atividade nas paróquias, nos centros comunitários, nas associações.
Como característica dos Cursos de Especialização do SEPAC (Laboratórios de Jornal, Rádio, Vídeo, Teatro, Internet), esta iniciativa busca combinar teoria e prática, sem se esquecer das dimensões humano-cristãs. Procura, nessa direção, atualizar as discussões e a análise sobre a publicidade e as demandas que enseja como uma das principais atividades contemporâneas. Percorre também a estratégia de criação (briefing) e considera os diversos tipos de anúncio e a peculiaridade de sua técnica segundo a mídia em que a publicidade se aplica.
Este manual faz parte da coleção Pastoral da Comunicação: teoria e prática, a qual engloba três séries: 1) Manuais (aplica, na prática, os conteúdos laboratoriais realizados no SEPAC); 2) Dinamizando a comunicação (reaviva, sobretudo nas paróquias, a Pastoral da Comunicação para formar agentes comunicadores); 3) Comunicação-cultura (oferece suporte cultural para o aprofundamento de temas comunicacionais).