Sandman: Edição Especial de 30 Anos - Vol. 3

Sandman: Edição Especial de 30 Anos - Vol. 3




Resenhas - Sandman, Vol. 3: Terra dos Sonhos


38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


gustavooo 20/12/2023

Terra dos Sonhos
Gostei bastante das histórias dessa edição. A arte, como sempre, impressionante, e as histórias muito boas. Gostei que no final tem o roteiro que o Neil Gaiman escreveu para o artista, nunca tinha visto um de hq...
comentários(0)comente



Camirota 14/10/2023

Histórias avulsas com participação do Rei dos Sonhos.
Nesse volume vemos a participação de Sandman em 4 histórias avulsas, em que ele aparece como personagem secundário em 3 delas e na última a participação é de sua irmã, Morte.
Calíope fala de uma musa que foi capturada assim como o nosso querido Morfeus, mas os humanos que a mantiveram em cárcere abusavam de seus poderes e sua dignidade, é uma história um tanto quanto angustiante.
Um sonho de mil gatos mostra uma gata que, após ter seus filhotes retirados de si e descobrir a verdade sobre os humanos, tenta reunir forças contando sua história para outros da mesma espécie.
Agora o que achei talvez o mais interessante dos 4: Sonho de uma noite de verão, e Shakespeare chegou em Sandman, assim como citado no prefácio do primeiro livro, gostei bastante dessa versão, com Shakespeare e sua equipe de atores interpretando a história para seus personagens reais.
Em ?Fachada? vemos uma mulher extraordinária, que perdeu a vontade de viver após um acidente de trabalho que fez com que cada parte do corpo dela fique de uma cor e com que ela possua poderes. Lendo esse último conto senti vontade de estar perto da personagem e dizer o quanto ela é forte e o quanto seus poderes são incríveis, e não um fardo.
Gostei bastante desses contos avulsos, mas alguns aspectos -assim como em quase todo livro de contos- passaram rápido demais.
comentários(0)comente



André Lucena 03/10/2023

Vol. 3: Terra dos Sonhos
Uma edição mais curta, contando com quatro volumes "separados" da cronologia original. O primeiro deles, "Calíope", mostra uma antiga paixão do Sonho e fala rapidamente sobre o filho que eles tiveram juntos. "Um Sonho de Mil Gatos" é um dos contos mais legais de todas, narrando uma gatinha contadora de histórias, que entrou na Terra dos Sonhos e conversou com o Rei Gato, descobrindo que um dia o mundo já foi um lugar onde os felinos eram os seres soberanos, fazendo contraponto com "Sonho de Uma Noite de Verão", que apresenta uma peça de Shakespeare e é uma das histórias mais ruins de Sandman até então (apesar de ter sido premiada na época que foi lançada). Finalizando com "Fachada", mais uma história protagonizada pela Morte, o que torna tudo mais interessante.
comentários(0)comente



mystxxrio0 23/08/2023

Terra dos Sonhos
É um volume com contos avulsos. As histórias "Calíope" e "Fachada" são excelentes. Gostei de todas as participações que a Morte fez até aqui, são realmente aparições marcantes. Muita gente fala da qualidade de "Sonho de uma noite de verão" mas, dos quatro contos, esse foi o que menos gostei, tanto na primeira vez que li como agora. Não sei se é preciso saber pelo menos um pouco da história original de Shakespeare para achar minimamente legal, mas comigo não funconou. Já "Um sonho de mil gatos" é uma fofura só. No geral, são histórias legais, mas nada além disso. Aaah, também gostei muito também do roteiro de Calíope no final da edição. Achei a história excepcional, realmente muito boa e é interessante saber como o Neil imaginou o roteiro que estava escrevendo e suas descrições para as cenas.

Calíope: ?????
Fachada: ????
Um Sonho de Mil gatos: ????
Sonho de uma Noite de Verão: ??½
comentários(0)comente



Marcelo573 19/08/2023

Se você leu Sandman até aqui, não ira mais largar...
Temos 4 histórias nesse arco:
Duas incríveis, uma boa e uma meio chata(mas não vou dizer qual é qual, fica a seu critério)

Aliás... É estranhi falar que estou adorando a Morte?
comentários(0)comente



ThiHenrique 31/07/2023

Faltou um pouco do homem
Pra mim foi o melhor volume dos 3
Consegui fazer relação comigo mesmo e os personagens.
Senti um pouco de falta do Sandman mesmo mas valeu muito a pena

Só não seria 5 estrelas mesmo pela falta do onírico.
Leiam sandman
comentários(0)comente



Eddy4 29/07/2023

Quatro histórias ótimas(na real não gostei muito de uma).
O Neil Gaiman mostrou mais uma vez q ele é incrível no q faz
comentários(0)comente



Luiz Leitor 20/07/2023

Okaaaay..
Gosto bastante do Morpheus em versões/universos diferentes, então a história dos gatos foi minha favorita, as outras não me prenderam tanto, a da Caliope foi boa, a do Shakespeare não entendi quase nada e achei chata kkkkkk. Não entendi muito bem quem era a personagem da última história, mas a Morte é muito f0da!
comentários(0)comente



Nika 13/07/2023

Diferente dos anteriores
Essa é uma coletânea de histórias bem diferentes dos volumes anteriores. Apesar disso, cada história propõe reflexões muito interessantes sobre a vida, as escolhas que fazemos e os sonhos que temos. Minha preferida foi a última, porque amo a Morte. Já quero os próximos volumes!

E pra quem tenha curiosidade, as duas primeiras histórias foram adaptadas pra série da Netflix. E a adaptação foi muito boa.
comentários(0)comente



Raquel1465 23/05/2023

Contos que me fizeram sonhar
Faz um tempo que li e acabei squecendo de fazer a resenha! Mas vamos lá, gostei muito de ler os dois primeiros contos por já ter visto a série, os outros dois me deixaram um pouco confusa (e isso não é nada mal), mas talvez só não tenha me conectado tanto com as histórias. Gostei de ver, ao final, como é feito o roteiro por trás das histórias, mas confesso que não li tudo.
comentários(0)comente



Will82828 16/04/2023

Leia Sandman pt3
E a história continua sendo tão incrível e filosófica quanto as outras duas primeiras, cada página que passa, cada quadrinho que passa a história me cativa mais e mais.
comentários(0)comente



Neto.Veneziani 09/02/2023

Nenhum novo arco da mitologia, são quatro histórias mais isoladas, sem muita ligação, porém divertidas....
comentários(0)comente



Paulo 22/12/2022

Esse terceiro volume é um pouco diferente dos anteriores. Depois de finalizado Casa de Bonecas, Neil Gaiman passou por um período de cansaço devido à pressão de entregar os materiais no prazo e criar novas histórias. Quando um autor precisa deixar uma história na gaveta por um tempinho antes de retornar a ela. Terra dos Sonhos é uma coletânea de quatro histórias autocontidas que se passam no universo do personagem. Elas podem ser narradas por ele, ter Morpheus sendo citado ou com ele agindo em segundo plano. A proposta é usar Morpheus como um catalisador para aquilo que acontece na história. Ou não como é o caso da última história que sequer tem o seu envolvimento. Historicamente é a partir deste volume que Sandman se separa do resto das revistas da DC. Quando Gaiman abandona o compromisso com uma narrativa linear, com o cumprimento de prazos (embora o autor fosse altamente produtivo e correto nesse sentido) e com a necessidade de prestar contas que a série decolou ao patamar que é hoje. Casa de Bonecas é um dos arcos mais incríveis da série, mas é em Terra dos Sonhos que o autor ganha asas.

Queria começar pelo final ao falar do roteiro de Gaiman para essa edição. Muitas vezes temos cópias dos roteiros disponibilizadas nos extras de uma edição e não damos bola para ele. Passamos direto ou fechamos a revista. Sugiro fortemente que os leitores passem um tempinho apreciando como Gaiman construía suas histórias ao lado dos artistas e letristas. Cada autor tem sua própria maneira de construir um roteiro; embora existam manuais a respeito, a maioria segue os seus instintos e compõe à sua maneira. Por exemplo, Alan Moore é mais corretinho e preso a padrões, chegando a guiar a mão do artista. Gaiman tem uma abordagem mais livre e solta, quase como se estivesse conversando com quem está ao seu lado. Aliás, não há um certo ou errado nesse ponto. Mencionei que Moore é mais preso, mas vai mais da sua visão para a HQ, como um artista pincelando quadros. Gaiman aponta na sua escaleta de onde vieram suas inspirações, como ele imagina os personagens na cena. O mais curioso é quando o artista não segue o que Gaiman imagina e cria algo sensacional no lugar que fornece outro efeito. O roteiro escolhido aqui é o de Calliope, a primeira história e a narrativa é feita ao lado de Kelley Jones e Todd Klein que é o letrista.

Começando por essa história especificamente, ela fala de um autor chamado Rick Madoc que se encontra em uma encruzilhada: depois de escrever um livro de sucesso, ele não tem mais ideias para continuar sua carreira. Temendo se tornar um autor estagnado, ele sai em busca de uma maneira de alimentar sua mente criativa e descobre um homem misterioso chamado Erasmus Fry, que foi um autor de sucesso no passado. Fry capturou uma das nove musas da Antiguidade, Caliiope, e usa seu corpo e sua essência para alimentar suas ambições. Agora já idoso, ele troca sua musa por um instrumento místico raro. Calliope imaginava que finalmente seria libertada depois de décadas sendo abusada por um homem maldito. Só que ele passou para as mãos de outro abusador para sua total tristeza. Graças aos poderes de Calliope, Madoc consegue o seu sucesso imediatamente. Vende milhares de livros, participa de festas VIPs, é chamado para escrever roteiros de filme. Enfim, consegue tudo o que ele sonhava e mais um pouco. Mas, ele precisará prestar contas algum dia pelo mal que fez. E a vingança de seres imortais pode ser bem cruel.

A arte dessa edição fica a cargo de Kelley Jones, como mencionei acima. Ele cria um clima soturno que me remeteu imediatamente às composições de Richard Corben em Espírito dos Mortos: homens malignos com sorrisos crueis, uma atmosfera gótica e um Morpheus que não tem quase nada de humano. Calliope aparece em diversos momentos nua, mas é aquela nudez que nos deixa perturbados e desconfortáveis. Ela é uma mulher no limite do abuso físico e psicológico, deixada faminta em um quarto escuro e servindo literalmente como um instrumento. Kelley não a sexualiza de forma alguma. As cenas são fortes, mas no sentido da violência crua, da objetificação da personagem e em seu desespero para sair daquela situação. Várias das cens são fechadas com pouca coisa ao fundo e apenas a personagem em estado de desespero. Gostei também da quadrinização que embora seja bastante padrão, usa quadros longos verticais ou horizontais para contar flashbacks ou cenas em close.

A segunda história se tornou mais conhecida recentemente por ter sido apresentada em um episódio especial da série em live-action, Um Sonho de Mil Gatos. Na história vemos um gatinho sendo convocado para uma reunião secreta em um cemitério onde uma convidada vinda de outro lugar conta uma história alternativa sobre a criação do mundo onde os gatos é que seriam as espécies dominantes do planeta e os humanos estariam subservientes a eles. Só que um dia os humanos sonharam com um mundo diferente e ele acabou sendo alterado para todo o sempre. Essa é uma narrativa que versa sobre uma das paixões de Gaiman, que são as histórias mais afinadas a fábulas ou contos de fadas. Principalmente com a existência de seres antropomórficos ou animais que falam como humanos. O roteiro é magnífico e flerta apenas com o fantástico alterando o todo apenas no fato de ter animais falantes. Morpheus aparece na forma de um gato dos sonhos, mostrando que os sonhos são universais e que ele pode aparecer em diferentes formas para diferentes indivíduos. A história vai brincar também com uma maneira alternativa de enxergar mitos e lendas. Para mim, só não é a melhor história dessa edição porque tem a próxima que bate no meu coração como alguém que gosta de Shakespeare.

Vou falar um pouco da colorização já que comentei sobre a arte de Kelley Jones acima. Daniel Vozzo está encarregado das cores e ele consegue alternar entre um gótico escuro e uma atmosfera onírica pura. Em um primeiro momento somos transportados para um local assustador em que as imagens do cemitério formam enormes sombras que cobrem os campos. A gata contadora de histórias aparece subitamente quase como uma aparição e ela ser branca e ter um rosto escuro potencializa a atmosfera quase sobrenatural. A ida ao mundo dos sonhos é bizarra e repleta das cores preta e roxa, dando um visual cósmico ao local. Essa estranha escolha de cores com o rosto preto do gato-Morpheus entorpece e enebria o leitor. O legal é que quase que imediatamente somos transportados a uma Terra primitiva com planícies verdejantes, árvores enormes e animais gigantes por toda a parte. Esse vai e vem desconcertante nos coloca no clima fabulesco da narrativa. As cores de Vozzo combinam muito com a arte de Kelley Jones.

A terceira narrativa é a adaptação de Sonhos de uma Noite de Verão para o universo de Sandman. Morpheus conheceu Will Shekespeare na edição passada e fez um pacto com ele: tornaria suas obras imemoriais e lhe daria o dom da criação, mas em troca ele teria de sacrificar algo que lhe fosse precioso e encenar duas de suas peças para um público que ele iria indicar. Essa é a primeira das duas peças ele chega a uma campina onde sua trupe monta os cenários e se prepara para apresentar para um público especial: Auberon, Titânia e toda a sua corte. Os mesmos Auberon e Titânia que são representados na peça, mas os atores não desconfiam do fato, apenas que a plateia é estranha. A arte é do sempre competente Charles Vess com colorização de Steve Oliff. E Vess detona nessa edição com um oceano de cores que se espalha de forma fabulosa pelo cenário. É impossível não ficar encantado com tudo o que acontece, seja em primeiro plano ou no fundo. É muita coisa acontecendo, sem falar na escolha dos quadros e dos ângulos empregados. Não é à toa que essa é considerada uma das melhores histórias de todo o arco do personagem.

Muitas coisas acontecem, mas vamos falar do lado humano a princípio. Shekespeare é um diretor teatral em busca daquele sucesso que irá projetar sua carreira. É um homem obcecado pelos seus textos a ponto de deixar seu filho de lado. Cada pequeno detalhe da peça tem que estar perfeito, caso contrário não é o suficiente para ele. Will precisa lidar também com sua trupe que carece de sucesso e começa a ter desconfianças quanto ao talento de seu diretor. Todos eles desejam encenar peças tradicionais e famosas, mas Will insiste em suas ideias malucas que parecem não agradar ninguém além de si mesmo. O surgimento desses seres meio-humanos coloca o diretor em alerta total, mas ele nada pode fazer já que fez um pacto com um ser imortal. Will teme ter sua alma roubada para sempre. A questão é o que ele precisará sacrificar para ter seu nome gravado nos anais da história? É uma bela história que chega quase a criar conexões com a primeira, apesar de todas as diferenças entre Madoc e Will. Enquanto Mados é um homem mesquinho e maldito, Will é meramente um tolo. Mas, são homens geniais que veem em suas obras aquilo que os define como indivíduos.

Há também uma discussão entre Morpheus, Auberon e Titânia sobre o desencantamento do mundo. A história se passa, cronologicamente, no começo da Idade Moderna, com o Renascimento acontecendo por toda a Europa. O homem passou a ser um ser regido pelo racionalismo, pelo método científico. Nesse admirável mundo novo não há mais espaço para o fantástico e o maravilhoso. Avistar duendes e elfos são coisas do passado, pertencem a mentes supersticiosas que ainda buscavam suas respostas na luz divina ou em rituais pagãos. Há uma certa tristeza e conformismo nas falas do casal que sabe que essa é a última vez que eles estarão presentes nesse mundo, que não oferece mais um lar para eles. Morpheus, aqui chamado de o Moldador, também está consciente disso e só gostaria de fazer uma homenagem a eles. A magia do mundo está acabando e essa linda peça que reimagina uma corte tão importante pode ser o último suspiro de uma tarde de verão. Gosto dessas duas histórias acontecendo lado a lado uma da outra, e Gaiman consegue manter um dinamismo entre a narrativa do homem obcecado por sua criação e o desaparecimento da magia. Há uma austeridade especial que paira por toda a narrativa.

Chegamos à última história que tem o título de Fachada e tem arte de Colleen Duran com arte-finalização de Malcolm Jones III. Essa última história tem uma arte que tem muito em comum com as da primeira edição, Prelúdios e Noturnos. Toda a palheta voltada para o marrom e o cinza dá um clima claustrofóbico ao que o autor deseja nos apresentar. A história flerta mais com o terror com algumas cenas bem bizarras como o rosto da protagonista se desfazendo ou o horror demonstrado por aqueles que a observam. Sem falar no fato de que a maior parte da trama se passa em um quarto onde a personagem permanece. A Morte de Malcolm Jones III é absolutamente maravilhosa. Ela tem uma jovialidade que transborda pelos poros sem deixar de ser temível. Suas várias facetas são entregues por suas expressões: ora ela sorri com divertimento, ora ela observa como a fatalidade do momento e ora ela tem um olhar meigo demonstrando sua ternura. Não é um roteiro que me encantou de todo, mas a arte de Doran é bastante eficiente e consegue entregar bem o roteiro proposto por Gaiman. A arte-final de Malcolm Jones III potencializa o que já era muito bom e eleva o nível dos traços. Seja um hachurado para dar mais perspectiva, ou um afinamento nas linhas.

O roteiro nos coloca diante de Urania Rockwell, uma mulher desesperada e sem ter como viver em sociedade. Quando era mais jovem e fazia parte de um grupo de agentes secretos, ela foi exposta aos poderes mágicos de Ra, o deus-sol. Assim como Rex Mason, o Metamorfo, seu corpo se alterou violentamente para adotar características transmórficas. O que parecia um dom, logo se tornou um pesadelo já que sua beleza desapareceu completamente e ela se tornou uma mera casca daquilo que era antes. As pessoas ficam apavoradas perto dela, com medo de sua aparência aterradora. Em seu desespero, ela deseja apenas deixar este mundo, mas seus poderes a tornam praticamente imortal. O que vemos a seguir é uma linda conversa entre ela e a Morte que vem buscar outra alma, mas permanece para lhe oferecer palavras de conforto. Nessa história Gaiman fala sutilmente de dois temas: a sociedade de aparências que nos julga por nossa casca externa e a nossa incapacidade de ter coragem e seguir adiante. Às vezes estamos tão imersos em nossos problemas que não conseguimos enxergar aquilo que se encontra na nossa frente.

Essa terceira edição de Sandman é pura magia. Gaiman abandonou os princípios que acabam ditando os rumos de revistas mensais e assumiu o seu próprio ritmo, se descolando do universo maior da DC sem abandoná-lo completamente. Suas histórias são autocontidas o que o ajuda a entregar a narrativa que ele queira para aquela edição. Então temos um escritor usando uma Musa para alimentar sua criatividade, um mundo alternativo onde gatos são o topo da cadeia alimentar, uma reimaginação de uma das peças mais famosas de Shakespeare e uma mulher desesperada e quase imortal que deseja apenas deixar este mundo. Como artistas temos o sempre competente Kelley Jones, o eterno parceiro Charles Vess e uma bela arte escura de Colleen Doran. Impossível não apreciar esta edição.

site: www.ficcoeshumanas.com.br
comentários(0)comente



Carla 07/12/2022

A parte da calliope e dos gatos foi legal, o resto foi muito cansativo e sem graça
???..
comentários(0)comente



Samuel.Moreira 30/09/2022

Fenomenal
Esse volume foi um pouco diferente, por se tratar de vários contos e não fazer parte do arco principal. Mas foi fenomenal, tem frases muito marcantes que te fazem refletir bastante. Estou adorando Sandman.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR