Eles nos Chamavam de Inimigo

Eles nos Chamavam de Inimigo




Resenhas - Eles nos Chamavam de Inimigo


36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Clara.Oliveira 18/04/2024

Impactante mas muito fluido
Às vezes fico chocada com quanto podemos estudar e ler e mesmo assim passar tanto tempo da nossa vida sem saber de atrocidades cometidas por governos tão falados como dos EUA.
comentários(0)comente



Deza Farias 02/06/2023

@???????????????????
?????????????????
???? ??? ???????? ?? ??????? | George Takei | p. 208 | 3.0/5 ?
???????????????????
????????: invasão de domicílio, violência, bombardeio, campos de concentração... (+16)

"???????? ?? ??? ????? ?????. ??? ??????? ??????? ?? ??????????... ??? ???? ? ???????, ? ??? ????, ???? ?? ????????"

Acredito que muitos conheçam George pelo seu trabalho como ator, inclusive na conhecidíssima série "Star Treck" onde ele dava vida ao Hikaru Sulu. O que poucas pessoas sabem é que George esteve preso em um campo de detenção para nipo-americanos durante a segunda guerra mundial.

Como muitas pessoas sabem eu gosto da temática 2GM, então quando eu vi um comentário falando dessa HQ, eu coloquei na minha lista de desejados e tive a oportunidade de comprar e ler. Eu nunca tinha lido nada do ponto Japonês da história.

Nessa HQ vamos acompanhar a história de vida de Takei, e de como ele foi obrigado a deixar a sua casa e ir para um campo juntamente com sua família. Ele sendo apenas uma criança adorou a idéia de ir conhecer outro lugar. Pobre garoto não sabia o que o esperava.

Depois dos atentados a Pearl Harbor pelo Serviço Aéreo Imperial da Marinha Japonesa, todos os descendentes de japoneses em terra americanas começaram a ser vistos com maus olhos. E de pouco em poucos alguns políticos incitaram a idéia de que não era seguro conviver com os nipo-americanos e assim resolveram colocá-los em campos.

A família de Takei passou quatro anos nesses campos, sendo o pai de Takei como um representante buscava sempre uma forma de melhorar a situação para todos os presos. Quando saíram do campo enfrentaram muitas dificuldades, tendo que ir morar na rua já que tinham perdido tudo.

Porém Takei conseguiu dá a volta por cima se tornando um ator reconhecido. Tornou-se também, um ativista pelos direitos lgbtqiapn+. A história de Takei é sobre determinação, força, coragem e lealdade. Sobre o amor pela família e a perseverança para correr atrás dos seus sonhos.

Eu não gostei dos traços da HQ. Mas amo a capa e curtir muito a história.
comentários(0)comente



Rafael 28/04/2023

A importância de se falar sobre as marcas deixadas por guerras
Quantas vidas foram simplesmente apagadas da história por conta de guerras mesmo tendo sobrevivido?

A visão de uma criança, no caso George, demonstram a pureza das crianças e retratam um marco histórico para os Nipo-americanos que viviam nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

Gostei muito do traço da HQ, a surpresa em ver quem o nosso personagem principal veio a se tornar nas telonas e como ele usou sua voz para lutar pelo reconhecimento da sua trajetória. Mas sabe quando você termina a leitura tendo a sensação de que faltou algo?

Eu particularmente não gosto muito da ideia que o livro passa de que a democracia americana é maravilhosa.

Mesmo assim, é uma leitura que recomendo muito!
comentários(0)comente



Jubis1910 24/04/2023

Eles nos chamam de inimigo- campos de concentração nos EUA
O livro é uma biografia fantástica que retrata a história de um povo injustiçado em meio a uma das maiores guerras que o mundo já presenciou. Além de ser informativo, nos proporciona uma outra visão sobre como foi a Segunda Guerra Mundial. Eu nunca ouvi falar sobre os campos de concentração dos nipo-americanos, então, para mim foi muito interessante.
A leitura é leve e muito intrigante, principalmente por ser retratado em forma de HQ. Ao decorrer da história, simpatizamos com a família e o próprio autor. Me despertou muita curiosidade para pesquisar mais da vida de George Takei. Fiquei muito feliz em descobrir que ele conseguiu superar os desafios, ser feliz e chamar os Estados Unidos novamente de lar.
Todos deveriam ler esse livro extraordinário!
comentários(0)comente



Kaytezera 31/03/2023

LINDO
A arte é linda, isso realmente não é possível deixar passar. É de uma delicadeza e atenção indescritível.
A forma de como a história é tratada é excelente, faz o leitor querer se aproximar. É impressionante de ver, estou sem palavras.
comentários(0)comente



Vilamarc 20/03/2023

Triste capítulo da história americana
Impressionante lembrar que toda essa história é real e que aconteceu nos EUA. E que tem um participante numa das séries mais famosas dos americanos.
Se você não leu procure saber e ter em mente que nem tudo que se vê hoje foi sempre assim.
comentários(0)comente



Andre Souza 27/02/2023

Um relato surpreendente...
Uma história que parece ficção até você descobrir que de fato aconteceu em uma das maiores democracias do mundo. Uma história muito interessante que revela um evento horrível e traz essa discussão de maneira muito apropriada, vale muito ler.
comentários(0)comente



Renato Zanotte 15/02/2023

Das histórias que não vemos nos livros...
Eu precisava vir aqui e dizer o quão foda é esse gibi. Posso cravar aqui que vai estar na minha lista de melhores do ano! (Mentira, não faço listas!). Mas posso dizer que é uma das melhores coisas que já li. Tá na minha lista imaginária de leituras fodas!

George Falei (o Sulu de Star Trek) conta a sua história, com a ajuda de Justin Eisinger e Steven Scott nos roteiros e os belíssimos desenhos de Harmony Becker.

Eu adoro gibis assim, com temas históricos e aqui tem algo que eu não sabia. Após o ataque japonês à Pearl Harbor, na Segunda Guerra, o governo dos Estados Unidos declarou que todo e qualquer japonês era inimigo. Não importa se era imigrante, se era nascido em terras do Tio Sam, não. Todos foram tratados como inimigos. E assim, eles foram removidos de seus lares, tiveram seus bens bloqueados e enviados para longínquos Campos de Internato (iguais aos campos de concentração, mas sem a violência extrema).

E essa história é contada de forma brilhante. São pouco mais de 200 páginas que acabam num piscar de olhos. Um misto de raiva, revolta, incredulidade toma conta do leitor. Essa é de o tipo de história que não vemos por aí. Não é algo que está em qualquer livro de escola. Mas é algo que faz parte da história do mundo.

Eu duvi você ficar indiferente ao chegar ao fim de Eles Nós Chamavam de Inimigo, gibi da Editora Devir, que está de parabéns pelo trabalho gráfico.

Se tiver a chance, leia.
comentários(0)comente



Armando.Edra 03/08/2022

O mal da xenofobia
Quando eu descobri esse livro de cara fiquei interessado. Já tinha noção da luta do ator George Takei por causas sociais, mas não sabia sobre a elevada discriminação sofrida pelos nipo-americanos nos Estados Unidos após o ataque a Pearl Harbor. Também não sabia que ele e sua família foram enviados para campos de realocação, perdendo todos os seus bens no processo.

Estima-se que cerca de 120 mil pessoas foram retiradas de suas casas e publicamente discriminadas pelo próprio governo americano e por seus conterrâneos. Entre as vítimas desse gravíssimo episódio de xenofobia estavam imigrantes japoneses, filhos nascidos em solos americanos e até netos.

A obra reflete bem a indignação dessas pessoas que confiaram suas vidas na democracia americana e defendiam a bandeira, para no final das contas, serem traídas. Diga-se de passagem, foram mais de 40 anos para que o governo norte-americano admitisse o seu erro.

Apesar da história de George Takei ser de extrema relevância, sinto que ele e sua família passaram por esse episódio sem graves danos, o que suaviza os acontecimentos. A obra poderia ter dado um pouco mais de ênfase naqueles que mais sofreram, para passar ao leitor a noção exata dos danos causados as famílias daquelas pessoas. Não é algo que diminui a HQ, mas iria agregar ainda mais valor ao conteúdo trazida pela mesma.
comentários(0)comente



Eleonora 25/06/2022

Bonito, mas pouco envolvente
Uma obra bem feita, uma HQ com arte interessante, e a adquiri porque me chamou a atenção a sinopse.

Tratava-se de HQ sobre os campos de concentração para descendentes de japoneses que viviam nos EUA, durante a 2a guerra mundial.
Realmente, se trata disso.

Há muitos detalhes históricos importantes sobre essa declaração de guerra aos descendentes de japoneses nascidos nos EUA, um período triste, como todo período onde pessoas são segregadas.

Mas o texto não se aprofunda. Ele parece mais uma palestra do que uma narrativa literária, e mesmo que seja bem escrito, fica tudo um pouco no ar, como se os anos fossem resumidos em semanas.

A história traz um ar de leveza que não condiz com a situação.

Nenhum personagem se torna realmente conhecido do leitor, não há esse aprofundamento de vínculo, e nisso reside minha percepção de não ser uma história envolvente.

Mas recomendo por ser uns dos poucos relatos sobre essa segregação imposta nos EUA.
comentários(0)comente



Nathy215 05/06/2022

Incrível
Comecei sem saber quem é George Takei e foi uma experiência incrível.
Fiquei chocada com a lavagem cerebral que os EUA fazem com as pessoas, chega a ser revoltante, mas terminei com o coração quentinho pelas conquistas do Takei.
comentários(0)comente



Pequod.3 23/05/2022

Sem dúvida é um dos quadrinhos mais importantes que li, trata sobre um tema importante e muito pouco discutido sobre a segunda guerra mundial e a política norte americana.

O mais importante é como este tipo de ação política de exclusão daquele que é "diferente ou inimigo" em cima de um discurso vagabundo de nacionalismo acaba sendo muito mais prejudicial ao próprio povo e seu país.
comentários(0)comente



My | @pagesandseasons 16/01/2022

Uma parte da história que eu não conhecia, gostei muito e no formato de HQ ficou bem dinâmico.

"A justiça começa quando nos reconhecemos nos outros. Quando eu sei que minha liberdade depende de você também ser livre."
comentários(0)comente



alinetiemi 31/12/2021

Agora sim, a última leitura do ano
Uma Graphic Novel incrível, que relata uma parte da história que nunca tivemos acesso tão esclarecedor.

Eu, como neta de japoneses que fugiram do período pré Segunda Guerra, fico muito sentida e emocionada com essa história.
Traços artísticos lindos se somam à essa biografia muito linda. Vale a pena.
comentários(0)comente



Rafael 23/12/2021

Surpreendente
Pouco se fala nos livros de história e na cultura pop sobre os campos de concentração de japoneses (e descendentes) mantidos pelos estadunidenses durante a segunda guerra mundial.
Eu mesmo só descobri sobre a existência dos mesmos quando li a sinopse dessa graphic novel.
George Takei nos traz essa triste história as HQs com muita qualidade.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3