Satsuma Gishiden - Volume 1

Satsuma Gishiden - Volume 1




Resenhas - Satsuma Gishiden


48 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Luiz Santiago 12/02/2024

Um pedaço histórico
A pesquisa de Hirata aqui é sublime. E a edição da Pipoca é Nanquim, com notas contextuais ao final, coroa a edição. Um mangá histórico com uma linha narrativa, arte e propostas aplaudíveis.

[Plano Crítico]
planocritico.com
comentários(0)comente



LucasGomes 29/11/2023

Bacana
Mangá muito bom, extremamente detalhado. Sou fascinado pela cultura oriental e todos os aspectos de honra e dever. Um prato cheio para quem, assim como eu, ama o gênero. Ansioso para iniciar o volume dois!
comentários(0)comente



Dorigu3tto 05/11/2023

Gekiga de respeito
Vamos lá... Esta é minha primeira vez escrevendo uma resenha neste site e também minha primeira review de um livro, então não espero que seja tão boa. Até porque, com o tempo,
o objetivo é ir melhorando. Estou começando por agora minha jornada séria no mundo dos livros e da leitura, e escrever aqui vai ser um exercício motivador.

Vou usar o primeiro volume de Satsuma Gishiden para avaliar também o segundo e o terceiro, já que não vejo a necessidade de escrever resenhas separadas para cada um deles (e por preguiça também).

Comprei esse mangá, em grande parte, devido ao trabalho incrível realizado pela editora Pipoca & Nanquim ao trazer essa obra da cultura japonesa para o Brasil. E também porque estava interessado em iniciar minha jornada no mundo dos mangás, mesmo achando que não conseguiria me familiarizar com eles. Felizmente, Satsuma Gishiden me surpreendeu positivamente desde as primeiras páginas.

Logo de início, somos apresentados a um personagem que parece ser o protagonista, mas ao longo da história, percebemos que não há um personagem principal. O mangá se concentra em contar a história do povo de Satsuma, sua cultura, paixões e vivências no final do período Edo.

É útil (mas não obrigatório) ter algum conhecimento do contexto em que os acontecimentos se desenrolam, que é entre os anos de 1853 e 1867. Nesse período, o Japão estava passando por mudanças significativas, incluindo a abertura forçada ao comércio com o Ocidente, a queda do Xogunato Tokugawa (o regime de governo da época) e o início da Restauração Meiji. Então é importante saber que os habitantes de Satsuma estavam diretamente envolvidos nesse processo.

Satsuma Ghisiden, com as geniais ilustrações de Hiroshi Hirata, oferece um relato abrangente desse processo cultural e histórico tão importante no Japão. O mangá introduz o Clã Satsuma, destacando seus valores e conflitos, explora personagens fundamentais que contribuíram para a queda do Xogunato Tokugawa, mostra os impactos das mudanças causadas por grandes batalhas e a adaptação do povo de Satsuma à nova era, entre outros aspectos. Tudo isso é apresentado ao longo dos 3 volumes, de maneira constante e bem elaborada.

Em resumo, posso afirmar com segurança que você encontrará um conteúdo extremamente completo sobre a história dos guerreiros de Satsuma nesta obra, levando em consideração o formato apresentado. A leitura, juntamente com as ilustrações, é envolvente e esclarecedora, mantendo o leitor preso à narrativa. Foi uma das melhores compras impulsivas que já fiz, e sou muito grato por ter descoberto essa obra.
comentários(0)comente



Renan Motta 01/11/2023

Problemas reais de um samurai
Uma hq pautada em eventos históricos com um bom drama sobre a vida de pessoas que apenas querem sobreviver.

O desenho, como sempre, é fenomenal. O ritmo também é bom. Vale muito.
comentários(0)comente



Gabriel 05/03/2023

Bom início
Uma proposta bem diferente do que já li. Por ser baseado em dados históricos são inseridos muitas informações extras. Tem muitas páginas que não possuem palavras, apenas as ilustrações (que são belíssimas), que dão a sensação de drama e o peso do clima da tensão de uma batalha próxima.

Espero que os próximos volumes sejam ainda melhores!
comentários(0)comente



Caio383 22/12/2022

Para quem gosta de cultura japonesa e samurai , não pode deixar de ler o primeiro volume do Satsuma Gishiden
comentários(0)comente



Junior Melo 03/10/2022

Grande surpresa, uma boa narrativa que foca bastante mais na sociedade japonesa da época e no estilo de vida dos samurais, buscando uma narrativa sóbria sem ficar apelando a cenas de ação a todo momento, além de ser uma ótima desconstrução sobre o Bushido, que se mostra uma doutrina falha e opressora.
comentários(0)comente



Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Perfeito é pouco
Nesta série de 3 volumes vamos ver a trajetória dos orgulhosos guerreiros de Satsuma que são incumbidos peli governo da uma missão impossível de ser realizada.
comentários(0)comente



Cristiano.Cruz 12/04/2022

Microcosmo de Satsuma
Até o que poderia ser uma idiossincrasia do autor, um possível desleixo, mostra-se intencional, como os rostos disformes - não desenhados - em uma das passagens e a informação em ideogramas nos futons escancarando o motivo. Excepcional.
Hirata demonstra, além do domínio narrativo e visual, uma delicadeza ímpar ao conter dentro da narrativa histórica o que verdadeiramente importa: os dramas particulares dos bushis de Satsuma.
comentários(0)comente



Bárbara | @barbaraeoslivros 24/02/2022

Muito bom
[Quanto mais obstinada a natureza do homem e mais insatisfeito ele estivesse, mais a sua espada se mostrava potente.]

Esse foi o primeiro mangá de fôlego (uma trilogia grande) que peguei para ler e não podia ter escolhido melhor mestre que Hiroshi Hirata!
Que história, senhoras e senhores!

O relato já se inicia numa cena de ação eletrizante que culmina em violência viceral .. de tirar o fôlego!
Depois do primeiro momento frenético, voltamos no tempo e começamos a entender o porquê daquela violência toda, voltamos ainda mais outras vezes na história de Satsuma e começamos a entender a importância de valores como honra e orgulho para os bushis (guerreiros que dominam as artes marciais, especialmente o uso da espada) daquela região.
Nesse resgate das memórias dos personagens, aprendemos um pouco da história do Japão e conhecemos Batalha de Sekigahara, acontecimento real e que é decisivo para essa história.

Em meio a uma crise financeira, muitos guerreiros fortes e respeitados acabam se vendo obrigados a exercer ofícios, para eles, nada grandiosos, como trabalham muito e recebem pouco, ficam frustrados e famintos.. tudo isso é agravado pela necessidade de se obedecer cegamente ao código dos guerreiros de Satsuma e à hierarquia que existe entre os diferentes níveis de bushis.
Um verdadeiro barril de pólvora prestes a explodir!

A narrativa é fragmentada em várias ramificações que se encontram e complementam ao longo da história. No desenrolar das crônicas, começamos a perceber que a saga promete ainda mais que apenas sacrifícios de honra e guerras de espadas.
Apenas digo uma coisa sobre esse primeiro volume: a vingança é um prato q se come frio!
comentários(0)comente



LucasLucena 02/02/2022

Os Bushis
A arte de Hirata é incrível, bastante realista, os movimentos das lutas incríveis. Aqui Hirata apresentou um lado dos bushis(samurais) que desconhecia, o período sem guerras o coloca em conflito com sua honra e espírito guerreiro e a miséria, realizando as mais diversas atividades para sobreviver.
comentários(0)comente



Henry 12/12/2021

Honra, Família e Tradição
Após a leitura de "O Preço da Desonra", Hiroshi Hirata se tornou um dos meus mangakás favoritos pela sua capacidade de criar um roteiro consistente misturado com uma arte incrível.

O primeiro volume de Satsuma Gishiden me agradou e cumpriu seu papel, me introduzindo ao épico e construindo a história de alguns personagens que são primordiais pro todo.

Sem muitas palavras (até por ser o primeiro volume de três) só queria enfatizar que recomendo a leitura e me fez querer ler imediatamente o próximo volume.

Seguimos...
comentários(0)comente



Gabriel 14/11/2021

Simplesmente incrível, através desse mangá podemos entender um pouco mais sobre a cultura e o código samurai e como era a sociedade da época, com o Xogunato Tokugawa em seu auge e a era dos samurais cada vez mais perto do fim, além de um peso histórico absurdo Hirata consegue nos envolver na narrativa de um modo que é difícil parar de ler até se saber o seu desfecho, arte simplesmente FANTÁSTICA digna de quadros em alguma exposição de arte oriental. Não vejo a hora de ler os outros dois volumes e saber mais sobre os Leais guerreiros de Satsuma.
comentários(0)comente



João 10/10/2021

Mangá de respeito
Esse livro mangá é simplesmente uma obra de arte, conta com ilustrações incríveis e cheias de detalhes, além de apresentar uma parte da história do Japão em sua última dinastia como um xogunato.

Esta bela obra conta a vida dos leais guerreiros de Satsuma compreendendo o período por volta de 1750 na região de Satsuma. O mangá é distribuída entre alguns personagens e acontecimentos que se complementam para contar de maneira magnífica a história desse povo, em um período onde as dificuldades eram imensas e a forma de se encarar a si mesmo, a sociedade e a realidade bem distintas das atuais.

Recomendo demais a leitura para todos que gostam de história, do Japão e de histórias em quandrinhos, pois a arte desse mangá é fenomenal.
comentários(0)comente



48 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR