X-Men (2020) - Volume 4

X-Men (2020) - Volume 4




Resenhas - X-Men


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Estevão Erthal 03/02/2024

E assim acaba House of X e Powers of X
Só em um quadrinho para eu realmente me interessar por política ...
Nessa edição vemos a convocação de Emma Frost e vários outros mutantes para a formação de um conselho...
Um conselho que definirá as regras daqui pra frente dos mutantes que vivem em Krakoa.
Além disso tem todo o desenrolar da detenção do Dentes de Sabre (o qual odeio e fiquei extremamente contente com a sentença).
Ainda temos o complemento da história do que descobrimos que era a vida 6 de Moira (que vida mais maluca hein moça...).
Pra finalizar ainda vemos um pouco da participação dessa mesma personagem na vida atual e como ela literalmente tenta manipular Xavier e Magneto. A parte do "diário" dela é sensacional.
Apesar dessa edição não ter tantos socos e explosões, ela se torna interessante principalmente pela nova política implementada em Krakoa e pelo finalizar da história da Falange e tal.

Pra fechar, não poderia deixar de falar sobre a série em si. Os 4 capítulos.
Como já disse antes, foi minha segunda vez lendo essa mini saga e acho ela sensacional!!!
As pessoas que estão lendo pela primeira vez com certeza vão se sentir perdidas mas, se perseverarem, vão ver como tudo é perfeito.
Desenhos incríveis, frases marcantes, socos, explosões, mortes, ressurreições, até mesmo a política envolvida é incrível.

Finalizo com a frase mais marcante de House of X, falada por Xavier: "Enquanto vocês dormiam, o mundo mudou."
comentários(0)comente



Paulo 26/12/2023

Chegamos ao final da minissérie que abre essa nova fase dos X-Men e serve para estabelecer o novo status quo dos mutantes. Essa edição é inteiramente focada no sonho de Xavier para a convivência pacífica e em como este foi destruído progressivamente pela dura realidade que lhe é apresentada por Moira X. Resta a ele juntar os cacarecos do sonho e se estabelecer como uma nova potência global, dispondo de um tipo de recurso que é imperativo para que a humanidade continue se desenvolvendo. Para chegar ao objetivo de se elevar como a evolução natural da humanidade, Xavier não se arroga de estabelecer alianças e conchavos com velhos inimigos como Apocalipse, Sinistro, Exodus e tantos outros. A nação mutante agora é uma só e eles não se importam mais com a humanidade. Fica claro que a postura de Xavier e Magneto mudou e isso vem muito da influência de Moira X. Forma-se o chamado Conselho Silencioso que vai dar legitimidade à governança desse novo país e esta precisa contar com membros influentes e nem sempre flexíveis ao que Xavier e Magneto desejam. No futuro, a Falange chega a uma conclusão e finalmente descobrimos um pouco mais sobre a figura do Bibliotecário e se ainda existem ou não mutantes nesse período. A resposta é surpreendente e tem um pouco a ver com as maquinações de Moira.

A arte nessa edição é um pouco mais intimista tanto na pena de Pepe Larraz como na de R.B. Silva. Trata-se de uma edição bastante focada nas relações entre personagens, portanto os dois artistas se focaram mais em quadros pequenos, registrando as emoções apresentadas de forma clara ou as mais sutis dos mesmos. Gosto, por exemplo, de como Larraz nos traz uma Emma Frost mais estoica, preocupada com o que seria dos negócios feitos por Krakoa e de como ela mantém um cinismo diante dos planos da dupla. Ela vai precisando ser convencida e a cada novo detalhe repassado a ela, vemos sua aparência se suavizando até chegar a uma mulher de negócios buscando a melhor fatia do bolo. A cena da revelação de Moira para Xavier é revelada com mais detalhes aqui e gosto de como os quadros se repetem, concentrando-se na reação de ambos à medida em que as informações são compartilhadas entre ambos. A transformação no semblante de Xavier é notável e é o que vai nos gerar este ser tão estranho que acompanhamos desde o primeiro volume. Meu destaque artístico vai para o momento do contato entre a Falange e o Ancião onde vemos todo o potencial maquinário destes seres, registrado em uma linda cena por Pepe Larraz. Uma pena que são duas páginas repletas de texto, o que tira um pouco do brilho da arte.

Temos muitos assuntos tratados aqui, mas acho que o principal que Hickman nos traz tem a ver com o sonho. Desde a era de Chris Claremont que o tema da coexistência pacífica voltava à tona a todo o momento, com os X-Men precisando lutar contra todo e qualquer inimigo que ameaçasse a implementação disso. Vimos ao longo das décadas que a humanidade fazia o possível para frustrar os objetivos de Xavier, por mais que ele alterasse o escopo do mesmo. Tivemos o ataque dos sentinelas de Bolivar Trask, o massacre de mutantes onde nenhum herói ajudou-os, as palavras de Wanda Maximoff que reduziram os mutantes a números minguados, o controle sempre presente do governo. Chegou um momento em que era necessário se questionar o que restou do sonho. E é isso o que Moira traz após suas várias vidas. Se tornou necessário encontrar uma nova forma de sobreviver e talvez o que Magneto e Apocalipse postulam não seja lá tão errado assim. Moira consegue chegar no coração de Xavier e fazê-lo rever o que imagina como sobrevivência da nação mutante. Hickman insiste em uma cena em que coloca Xavier e Magneto lado a lado enquanto Krakoa está em festa. Só tem um ponto: esse Xavier não é mais aquele de décadas atrás. Esse é outro e não sabemos exatamente a extensão de seus planos.

A HQ dos X-Men sempre foi uma a discutir preconceito, xenofobia, revolução. E não há nada mais revolucionário do que a fala de Xavier para a humanidade. Aquilo é ressentimento puro acumulado ao longo de anos e mesmo alguém pacifista como ele chega a um limite. Faltava a faísca para acender o pavio. E isso é dado por Moira quando revela a ele as suas diversas vidas. Mas, há uma série de mensagens dúbias e sutis na fala de Xavier. Na minha visão, a maneira como ele enxerga Krakoa e como ele projetou parte das maravilhas desse novo lugar são estranhas. É um personagem libertado das correntes que o impediam de ser um anarquista de todo. E isso é bem perigoso nesse novo status. Principalmente quando você chama para viver ao seu lado pessoas tão diferentes como Sinistro, Apocalipse, Mística e Exodus. Cada um deles representa um elemento volátil nessa estranha equação disposta para os leitores.

Tem outro detalhe que reside na própria figura de Moira. Agora descobrimos que Xavier e Magneto não contaram os detalhes sobre as revelações feitas por ela a eles. Ou seja, tudo aquilo que levou à implementação da nação de Krakoa continua envolta em um mistério que envolve três indivíduos. Mais do que isso: Moira não deseja a ressurreição da mutante Sina, companheira de Mística e que cujo poder mutante é o de ver o futuro. Se nos lembrarmos bem, na edição 2 foi Sina quem foi uma das responsáveis pelo fim de uma das vidas de Moira. E Sina deixa no ar algumas mensagens bastante enigmáticas. Quando somamos às revelações que temos do futuro com o Bibliotecário e os últimos mutantes da Terra, ficamos nos pensando o que Moira vai fazer com a informação que ela tem a respeito da ascensão da Falange na Terra e de sua inevitável destruição. Onde os mutantes entram nesse jogo? São camadas após camadas de informação que nem sempre nos levam a crer que Moira está do lado de Magneto e Xavier. Me parece que ambos estão jogando jogos diferentes e possuem objetivos que podem se chocar em algum momento.

"Eles vão pensar que nós estamos fazendo uma coisa, mas, na verdade, estamos fazendo outra totalmente diferente. (Professor X)"

E aí temos o surgimento do Conselho Silencioso. Xavier optou por um governo meio oligárquico com um conselho consultivo que vai tomar as decisões. Para que este funcione de forma mais "democrática" ele dividiu o conselho em estações de ano onde três membros do conselho são os líderes específicos em cada momento. Por trás de tudo existem dois grupos especiais: Cifra e Krakoa que funciona como membros superiores e o Conselho Militar, que é uma espécie de grupo de operações especiais responsável pela segurança da ilha. Alguns grupos de estações são bastante interessantes como ver Emma Frost e Sebastian Shaw lado a lado (sendo que Frost tinha acabado de derrubar Shaw do Clube do Inferno). Outro grupo que promete aprontar todas é formado por Sinistro, Exodus e Mística. Não há nada tão volátil quanto estes três lado a lado. Principalmente com Sinistro e Exodus que representam os dois lados da moeda do caos e da ordem, respectivamente. Xavier desvia do assunto quando questionado se o Conselho Silencioso é um órgão permanente ou não. A ver cenas dos próximos capítulos porque isso promete.

A minissérie termina em um volume meio morno, mas que serve para nos mostrar como vai ser o status quo daqui em diante. A preparação foi feita e as sementes foram deixadas no ar a serem trabalhadas ao longo do arco. A gente sabe mais ou menos que algumas dessas sementes nunca foram trabalhadas de forma eficiente, mas mesmo assim me deixou curioso para acompanhar como foi a jornada e aonde foram feitos os desvios de rota. A arte foi mais simples do que em outros volumes, embora a tenha achado bastante eficiente no que diz respeito à sinergia com o roteiro. Larraz e Silva apresentaram nesta edição o que Hickman lhes pediu. Nesse ponto, perfeito. Quero saber como presente e futuro vão se ligar nas próximas edições ou se a morte de Moira foi um ponto final a essa linha temporal de forma a ela começar tudo de novo em outra vida. Vamos acompanhar juntos!

site: www.ficcoeshumanas.com.br
comentários(0)comente



Jose 08/09/2023

Um recomeço foda pra cacete
Tô muito feliz de finalmente começar essa saga e nossa que arco inicial lindo sério, genial demais. Tudo é bem amarradinho e trás um conceito totalmente novo e interessante. A forma como a Moira moldou essa história e a participação de cada mutante em todo o processo... Tô apaixonado ?? Ansioso pelo restante
comentários(0)comente



Lucas1894 18/01/2023

Uma das poucas fases que é 10/10 do início ao fim
Hickman fecha seu quebra-cabeça temporal com chave de ouro nessa edição e eleva os x-men para outro patamar, infelizmente os números seguintes junto de outras equipes criativas que vão encabeçar essa nova fase, a qualidade cai bastante.
comentários(0)comente



jody 08/01/2023

QUE LINDO
esse plot ta sendo INCRIVEL. a funcionalidade de Krakoa, ver os mutantes trabalhando juntos e ESFREGANDO que eles sabe que sao melhores, tudo que eu precisava
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alex 03/03/2022

Cada vez melhor
Cada edição tem sido melhor e mais surpreendente. As idas e vindas mostrando diferentes tempos são muito bem trabalhadas e deixam a história repleta de surpresas.
comentários(0)comente



naclaxvz 24/11/2021

não entendi o motivo de aqui no skoob, o volume 4 ser o último da saga, sendo que são 12 revistas.
6 de dinastia x, e 6 de poderes dos x
eu li todas essas, não entendi nada essa forma que foram catalogadas aqui
comentários(0)comente



Rinaldo 23/04/2021

X Men Volume 04
Hickman faz uma epopéia na vida mutante...quem realmente é o nome inimigo dos mutantes...o que deve ser feito.
comentários(0)comente



Victor.Sorley 28/03/2021

Potências de X/Dinastia de X
Reli em edição física dessa vez e só posso dizer que a experiência com essa história só melhorou nessa nova leitura. Essas duas histórias que se complementam de forma paralela são o suprassumo das histórias mutantes e acabou.

Hickman aqui voce entregou tudo.
comentários(0)comente



Jacques.Bourlegat 27/03/2021

X-Men - 4
Neste número encerra-se as duas mini-séries escritas por Hickman: Dinastia X e Potências de X.
A primeira mostra a maneira como Charles Xavier orquestra com brilhantismo a criação de uma naçã mutante junto aos outros países mundiais.
Na segunda, tomamos conhecimento de diferentes versões da luta dos mutantes contra os humanos em saltos no tempo.
A segunda terá impacto na primeira.
Uma verdadeira história em quadrinhos com tudo o que se tem direito e uma verdadeira história de ficção científica.
comentários(0)comente



José Vitor - @zetalendo 22/03/2021

Podemos dizer que esse quadrinho conseguiu esclarecer todas as duvidas que surgiram lá no começo do arco. Aqui a gente consegue entender todo o motivo da criação de uma nação própria para o mutantes e todas os laços criados para que isso possa acontecer.

Mais um vez quero destacar a riqueza nos diálogos, aqui é bem nítido o quanto os mutantes já estão cansados de serem tratados como aberrações e serem sempre perseguidos e mortos pelos humanos. É possível entender a dor deles. A arte está muito boa também, nada a reclamar.

Eu não conhecia nada nada do universo do X-Men nos quadrinhos, mas aqui sinto que foi uma ótima porta de entrada. Estou animado para continuar os outros volumes.
comentários(0)comente



Adriano 23/02/2021

Uma pegada filosófica
Logo que soube dessa nova série de X-Men capitaneada por Jonathan Hickman fiquei bastante interessado.
Confesso que nunca fui fã de X-Men, apesar de gostar de quadrinhos e da Marvel, porque eles sempre me remetiam à heróis em profusão e uma pulverização da história; o foco saía dos heróis e ficava naquelas histórias em que apreciam todo o universo Marvel; uma apelação. Mas Hickman levou para outro lado: os heróis não são mais o foco, mas sim as ideias. Aqui, nesta série, o impacto fica na manutenção da existência do "homo superior", dos mutantes, que deixam de olhar para os velhos meios de guerra (Magneto) e pacifismo (professsor Xavier) para dar vez à uma terceira via: ciência e tecnologia. Os mutantes agora têm um remédio que podem ofertar à todos e construíram uma capital para eles. Parece o sonho. Claro que isso ainda vai se desdobrar na continuação dos quadrinhos, mas aqui temos uma bela visão dos heróis e do mundo mutante por Hickman. Com sua influência de ficção científica, ele tem levado os X-Men para um lugar bem interessante no panteão Marvel. A escrita, mais filosófica, pode cansar alguns, mas a maneira de tratar os conflitos morais, de evolução, de ciência, tecnologia estão soberbamente bem tratados. Vale muito à pena.
comentários(0)comente



Tico Menezes 11/12/2020

O prólogo mais impressionante da história da Marvel!
Dinastia X e Potências de X são nada mais do que um prólogo. Só que são o prólogo mais empolgante e impressionante que eu já li. Ouso dizer que é uma das histórias mais ambiciosas da Casa das Ideias.

Estrutura todo um novo status quo para os mutantes de forma detalhada, cuidadosa, verdadeiramente empolgante e deixa muito em aberto, tornando o título dos X-Men um dos mais promissores dos últimos anos.

Aqui há momentos marcantes, uma arte belíssima, respostas satisfatórias e muitas novas questões que nos mantém entretidos e comprometidos com a jornada vindoura.

Que época para der fã de quadrinhos, meus amigos!
Que venha o Alvorecer do X!
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR