My Broken Mariko

My Broken Mariko




Resenhas - My Broken Mariko


404 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Sabrina758 31/01/2023

Um mangá duro e realista sobre a jornada de Tomoyo Shiino tentando realizar o último sonho de sua melhor amiga, que recém se su1cid0u. Mariko, uma jovem que sofreu diversos abusos e negligências no decorrer de sua vida, especialmente pelo pai, não encontrou motivos suficientes para continuar a viver, tamanha era a sua dor.

A jornada de Tomoyo é muito sensível, pois pouco falamos sobre os que ficam para trás após o su1cidio de algum parente/amigo. No decorrer desse caminho que a leva até uma praia, local que a Mariko sempre sentiu vontade de ir com a amiga, temos flashbacks do passado, onde conhecemos um pouco sobre quem foi a Mariko, o que ela sofreu e a relação entre as duas.

Tomoyo e Mariko eram o que podemos chamar de alma gêmea, de forma platônica e muito genuína. Tomoyo representava a única coisa boa e uma presença afetiva na vida de Mariko, que muitas vezes depositava tanto na amiga, em busca de conforto. Através das páginas, Tomoyo se questiona se não foi suficiente ou os motivos de não ter conseguido salvar a amiga, quando na verdade ela fez, sim, tudo o que estava ao seu alcance. Infelizmente, a vida acontece e conseguimos controlar tão pouco.

É um mangá que tem um traço lindo, teve uma história potente e que discutiu tópicos sensíveis de uma maneira reflexiva. Tinha tudo pare ser 5 estrelas, mas não achei coerente o final "aberto" e um conto que não tem qualquer relação com a história central. Acredito que a última carta de Mariko deveria ter sido abordada e assim a história terminaria de forma perfeita. Por conta disso, não consegui favoritar o mangá. Ainda vale a leitura, mas se atentem aos gatilhos, que são vários!
Nanað 03/02/2023minha estante
Eu super entendo seu comentário sobre o final! Minha opinião é que ao não revelar a carta, eles mostram que não tem bem explicação, pedido de desculpas ou bilhete de adeus que realmente acalme a Tomoyo lá no fundo. Como nós estamos vendo o ponto de vista da Tomoyo, revelar para nós poderia arriscar um pouco demais. E além disso, tudo o que temos de Mariko são memórias referentes ao luto, com pouquíssimas cenas realmente felizes. A gente não conheceu muito dela. Penso que os escritores quiseram dar o momento "particular" delas e ao mesmo tempo mostrar que não existe nada além de aceitar o que aconteceu, apesar de ser um sentimento terrível.




howtodisappear 24/01/2023

Misto de sensações
Não sei descrever como foi a minha sensação lendo esse livro, tem muitos gatilhos como: Depressão, dependência emocional, auto-mutilação, suicídio, estupro. Fiquei triste com história das duas personagens envolvidas, enfim eu recomendo outras pessoas lerem, mas não diria que é uma coisa ?confortável? de ler. Avaliei 4,5 pois queria uma continuação.
comentários(0)comente



viâ 25/12/2022

luto.
é um retrato muito vivo do luto, é lindo. achei meio confuso pra minha cabeça de tdah entender tudo, teve umas lutas la q eu ja nao sabia mais qq tava acontecendo, e do nada teve uma historia paralela la q eu tbm nao entendi, mas adorei
comentários(0)comente



willian.coelho. 27/08/2023

Terrivelmente melancólico (no bom sentido kkkkk), mas ótimo no que se propõe
“My Broken Mariko” (2019) é a primeira obra da mangaká Waka Hirako, trata-se de um josei (mangá para mulheres adultas) dramático que teve ótima recepção, vencendo alguns prêmios e sendo compilado e publicado no ocidente em 2020. Existe outra posterior da autora (2021), mas não se encontra muita coisa sobre o material em português ou inglês.
Neste livro, há os quatro capítulos da história principal mais um pequeno bônus e um one-shot sem relação (Yiska) produzido em 2018. A trama, superficialmente, segue a saga de Tomoyo Shiino para dar um destino às cinzas da sua amiga de infância Mariko Ikagawa, que acabou de se suicidar; todavia, o enredo percorre por vias muito mais psicológicas, revelando um sentimento absurdo de impotência. Mariko, que é apresentada por memórias da amiga, é uma personagem muito realista (obviamente dentro do contexto local que se enquadra), uma típica depressiva socialmente deveras vulnerável. Existem muitos tipos diferentes de Mariko no Brasil: as que são violentadas, as que são expostas ao tráfico, as que são negligenciadas pela família, as que são exploradas pelo trabalho extenuante, etc; há também as que simplesmente desenvolvem transtorno depressivo maior ou bipolar (porque não se precisa necessariamente de fatores externos para isso) e terminam atentando contra a própria vida. Tomoyo igualmente é uma protagonista bastante interessante: possui uma personalidade mais colérica (o que acaba dando certo teor cômico em alguns pontos), no entanto, transparece, de maneira muito verossímil, todo o sofrimento e raiva de si mesma pelo ocorrido.
“Sofrimento” definitivamente é a palavra que mais delineia a obra, tanto o texto, como o desenho - que traz imagens muito bonitas e melancólicas em uma mistura de traços finos rabiscados e realistas. Um diálogo bem tocante e filosófico sobre memória e resiliência (e com notável e agradável ausência de conteúdo religioso, corriqueiro nessas temáticas): “estar vivo é o único jeito de encontrarmos quem não está mais aqui”. Talvez a dica mais importante para esta leitura é: esteja consideravelmente hidratado, pois alguns podem chorar até ficarem parecidos com um maracujá murcho (rsrsrs).
comentários(0)comente



David713 14/02/2024

Triste pá caceta!
Comecei a ler achando que ia ser uma historinha meio jururu, mas é de doer o coração. A protagonista é até engraçada, mas rolaram umas boas lagriminhas...
comentários(0)comente



lanazs 04/02/2023

My Broken Mariko - Waka Hirako
Retrata a história de Shiino e Mariko, amigas de infância. No decorrer da leitura, mostra um pouco sobre a história de Mariko com Shiino, a vida de Mariko é muito complexa e realista... Contém muitos GATILHOS, porém é a história de Shiino que conta, a vida da pessoa de quem não partiu sentindo a dor da perda.
comentários(0)comente



Caty_ 25/09/2022

"Eu sou quebrada."
To sem palavras, é real de um jeito que doeu o tempo inteiro e eu to tentando achar palavras para descrever. Não é uma história pra qualquer um e o jeito que ela aborda os temas mais pesados (abuso, depressão, suicídio) é cru mas, ao mesmo tempo, cheio de sensibilidade.
Eu sofri com a dor da perda junto da Shiino, senti a raiva com ela, a tristeza, a indignação e a história passa por todas as fazer do luto em algum momento. É sobre a Mariko e tudo que ela passou, que foi muita coisa, mas também é sobre a perda que a Shiino sofreu e como ela lida com isso.
Uma história impecável, eu só recomendo cuidado ao ler.
comentários(0)comente



LoveCharlielove 01/06/2023

O amor
Sinceramente o mangá é lindo,tanto estética quanto literatura totalmente perfeito, pessoalmente me identifiquei muito com a protagonista e consegui entrar e me tornar a personagem;chorei junto com a personagem e surtei com ela.


Pss:recomendo a leitura
comentários(0)comente



Malu 03/12/2022

Leia apreciando
A narrativa é pesada, traz múltiplos gatilhos, como suicídio, violência, abuso, depressão, etc. É uma narrativa crua, não é para ser romântica, não é para ser bonita, é para ser real, cruel, verdadeira. Por isso ela é bonita.
Leia devagar, pegue os detalhes, aprecie. É lindo, é triste, é vazio e cheio de alma. Terminei e quero ler de novo, mas vou esperar processar um pouco, e vou ler novamente, mais devagar, sentindo mais o que ele traz.
comentários(0)comente



Isabella658 05/11/2022

Sobre o luto.
Gatilhos com depressão, suicídio e diversos tipos de abuso, incluindo estupro.

?Eu sou quebrada. A culpa é minha por ser assim. É o que todo mundo diz.?
A história começa com a notícia do suicídio, que, como quase sempre, pega todo mundo de surpresa. Afinal, ?A gente se divertiu tanto na semana passada.?. E é com esse pensamento que Tomoyo embarca numa jornada envolvendo seu luto, começando pela negação, depois pela raiva, barganha, depressão e finalmente a aceitação.
O mangá é sobre isso, então não se aprofunda muito na história da Mariko, apenas mostrando alguns flashbacks da infância das duas. Flashbacks esses que são um pouco confuso, meu único problema foi com isso. Porém, ainda sim são o suficiente pra te deixar de coração apertado.
É um mangá curtinho, então não cheguei a chorar, ele acabou muito rápido, mas deu uma emocionada durante todas as páginas que lia. É cruel e bem cru a forma como os abusos vão aparecendo, os sentimentos da Tomoyo perante aquilo, se sentindo impotente. Ver tudo o que a Mariko passava e o quanto ela era importante pra amiga, tornava o fato dela estar morta cada vez mais triste. Até eu me peguei desejando ter conseguido ajudar.
E a jornada da Tomoyo é bem interessante, principalmente a conclusão e o fim dela. É uma história curtinha, mas muito emocionante. Se tivesse se desenvolvido por mais páginas, eu teria chorado com certeza.

A história no final também achei emocionante, o bônus me fez querer chorar. Super valeu a pena ter comprado esse mangá e até me fez querer ler mais do gênero.
comentários(0)comente



liz!!! 24/12/2022

?Você não muda, mesmo depois de virar cinzas. Você brilha.?
que mangá perfeito mds, cadê a felicidade?
retrata alguns temas bem pesados que podem acabar em gatilho, abuso, automutilação, luto e etc
recomendo tipo MUITO esse mangá, virou meu fav.
comentários(0)comente



Alex712 08/10/2023

My Broken Mariko
"Quero me divertir morando com você Tomoyo. E ter um gato."

Esse mangá prometeu uma história profunda e entregou muito mais doq isso.

A história em si é uma trajetória sobre o luto de perder Mariko ao suicídio e o arrependimento de Tomoyo não ter conseguido ajudar sua amiga em vida.

"Por que você me deixou...? Por que você não pediu para morrermos juntas?!!!"

My Broken Mariko mexe com o leitor, e o traço do autor também é ousado, o que nos permite sentir as cenas como se estivéssemos as testemunhando.
O jeito como Tomoyo não desistiu de Mariko mesmo depois de sua morte mostra como os sentimentos ligados a alma são inalcançáveis, mesmo que separadas pela morte, elas jamais deixaram de serem Tomoyo e Mariko.

"Você não muda, mesmo depois de virar cinzas. Você brilha. É inalcançável. Voa com o vento. E não consegue ignorar a gravidade."

O nome do mangá se explica ao decorrer da história, onde percebemos como Mariko é "quebrada". O quanto ela sofre todo tipo de abuso e a exaustão dela quanto ao o que ela passa. Tomoyo se mostra muito importante para ela em vida, onde "sua presença Tomoyo... é a única coisa que me parece real.".

Mariko tem o costume de escrever cartas para Tomoyo desde o colégio, e a mesma as guarda com a alma. Gostaria, assim como todos os leitores de My Broken Mariko, saber o que Mariko disse na carta dela para Tomoyo, porém esse "final em aberto" serve como reflexão. Onde Tomoyo aceita a morte de Mariko.

O mangá é realmente perfeito, o que achei meio "do nada" foi a história no final sobre Yiska, mas ela tbm é boa, mesmo que curta.
comentários(0)comente



joskegshikta 17/06/2022

A única maneira de ver quem não está mais aqui é viver.
Nunca vi pessoas falando desse mangá, e se vi, não lembro. Eu realmente adorei, trata de assuntos sensíveis como estupro, abusos na infância, auto mutilação e suicídio...

Não foi de despedaçar o coração, foi uma leitura diária natural, mas me fez refletir e sentir as dores da personagem. É uma história muito boa e que me surpreendeu. Os flashbacks são como os sentimentos se transbordando e trazendo a tona toda a amizade das duas, tanto as partes boas, quanto as ruins. A infância de Mariko e como ela era, o que eu queria mais era que tivesse mais páginas apenas focada para ela, não apenas flashbacks.

Tudo aqui é muito real, os sentimentos, a forma como a pessoa age com tudo desmoronando a sua volta sendo tão nova, o jeito que não deixam tão transparentes o que sentem para as pessoas a sua volta não se incomodarem, mas quando alguém se importa, ela se sente amado e feliz por alguém ter percebido. É lindo e puro de se ver e sentir tais sentimentos apenas numa folha de papel.

Como todas aquelas coisas que ela sofreu poderiam não afetar na sua vida adulta? séria meio que difícil demais, até mesmo com acompanhamento médico. É tudo contado de forma absoluta de um jeito doloroso e cru, sem enrolação, e mostra tudo sem premissas com falta de desenvolvimento. Nos apegamos aos personagens, ao que eles sentem e principalmente a dor e vontade de sentir algo além disso.
comentários(0)comente



JottaPeh 21/03/2023

Tem uma boa história gostaria de ter tido uma continuidade sobre as duas, mas nem tudo são flores.

Mariko precisava de ajuda das pessoas que estavam ao seu redor mas parece que ninguém enxergava seus hematomas o psicológico dela já estava "quebrado/broken"
comentários(0)comente



404 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR