Luzia

Luzia




Resenhas - Luzia


2 encontrados | exibindo 1 a 2


@quadrinsdobatera 28/05/2021

"Luzia", por Zé Wellington e Débora Santos (Editora Draco)
O espaço de tempo de 1877 a 1879 compreende o período chamado de a Grande Seca no nordeste brasileiro, tendo sido a província do Ceará a mais afetada. Ao longo de três anos seguidos sem chuvas, colheita ou plantio e com perda de rebanhos, a alternativa que restou às várias famílias afetadas foi o escape para áreas serranas e litorais, indivíduos esses que ficaram conhecidos como retirantes.

Em 1903 o escritor cearense Domingos Olímpio publicava seu romance "Luzia-Homem", clássico da literatura ambientado no interior do Ceará ao final de 1878, focado na história da retirante Luzia, mulher introvertida e de grande forma física.

Nessa adaptação em quadrinhos inédita com roteiro de @zewellington e desenhos de @deborasantosart, dois talentosos conterrâneos, o cenário melancólico daquela época é utilizado pelos autores na realização de um trabalho que busca retratar problemas de cunho social que continuam a ecoar nos dias de hoje, a exemplo de assédios e violência de gênero, com foco na determinação da mulher nordestina.

Ao observar o relacionamento da personagem com os sujeitos que convive, o preconceito mostra ser uma característica marcante na obra, seja em momentos nos quais palavras ferinas lhes são dirigidas por outras mulheres que caçoam de sua aparência e notável força, de onde advém a jocosa alcunha de "luzia-homem" ou nos tratamentos recebidos por parte de Crapiúna, um detestável soldado que em  sua obsessão pela moça acaba por ser violento e desprezível, pormenorizando-a frente às repetidas rejeições.

No quadrinho a figura dos sentimentos se faz presente sob vários tons, seja no cuidado de Luzia com a mãe doente e impossibilitada de mudar para outros locais, na ternura da reciprocidade de sua amizade com Teresinha ou no tom platônico da sua relação com Alexandre, sujeito que nutre forte afeto por ela.

Essas relações acabam por se tornar fortes pilares no desenvolvimento dessa narrativa sobre injustiça e coragem em meio à aridez da vida sertaneja.

#hq #quadrinhos #quadrinhonacional #quadrinhosgram #leitura #literatura
comentários(0)comente



Helen 06/08/2022

O livro é bom, mas não é meu estilo, me senti confusa em muitos momentos mas é rápido de ler. Um clássico da literatura.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR