O essencial de perigosas sapatas

O essencial de perigosas sapatas




Resenhas - O Essencial de Perigosas Sapatas


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Lenas 30/09/2021

Arte incrível com enredo mediano
Uma coleção incrível das histórias em quadrinhos de Alison Bechdel que fala sobre a vida de um grupo de amigas lésbicas vivendo entre 1983 a 2008.

Para começar, o aspecto mais interessante desta coleção (para mim) é a maneira como é possível ver a narrativa interagindo com os assuntos atuais à medida que eles acontecem. Da para ver como a sociedade foi evoluindo conforme as notícias, guerras e governos aconteciam, como a economia evoluiu e como as atitudes em relação às pessoas LGBT mudaram.

Infelizmente não consegui me conectar com nenhuma personagem e por incrível que pareça, a minha personagem favorita foi a que eu não tenho absolutamente NADA em comum. A Lois começou como uma pessoa que não queria nada da vida e vivia sempre tentando não se apegar a ninguém e terminou como alguém que aprendeu um pouco com cada relação que teve no decorrer de tudo (e apoiando Janis – uma criança trans – em sua transição). Acho que foi a única com um desenvolvimento legal. Estava sempre ansiosa para saber a opinião dela sobre as coisas que estavam acontecendo.

Agora, falando sobre o que não gostei e o que me levou a dar uma nota mediana para a coleção. Me incomodou muito a quantidade de relacionamentos não saudáveis que existe no livro.
Não me refiro apenas à traição, mas sim em como quase todas as personagens pareciam cansadas e infelizes com os amigos e com as pessoas que ESCOLHERAM estar junto e como elas não pareciam ser sinceras, sempre revirando os olhos ou menosprezando o que a outra estava dizendo.

Foi uma leitura que me cansou um pouco por ter muito disso. Por ser algo que tem uma boa avaliação e tantos elogios lá fora, esperava algo muito melhor. Quer dizer, não existem relacionamentos homossexuais saudáveis? Fica aí o questionamento.
comentários(0)comente



Mariana 11/09/2021

Começou como uma das melhores HQ's que já li, uma comunidade lésbica dramática, unida e esperançosa. Mas detesto como várias das histórias se desenrolaram, e mais uma vez reclamo da mesma coisa: histórias lésbicas não merecem um final feliz?
Desenrolar de algumas histórias à parte, amo os trabalhos da Alison e esse não é exceção. Quero viver no universo de perigosas sapatas.
comentários(0)comente



mirella 15/01/2022

alison bechdel você é perfeita, entenda
ano passado o primeiro livro que eu li foi fun home, achei apropriado começar o ano com outro da mesma autora em 2022! eu gosto muito da simplicidade das histórias da alison, nada é extremamente dramático, mas você se envolve com as personagens com muita facilidade. gostei muito!
comentários(0)comente



Isadora.Bomeny 21/12/2022

Pra quem conhece o resto das obras da autora, a coleção de tirinhas permite ver o amadurecimento e evolução dela ao longo dos anos. Não só como escritora, mas como feminista e ativista dos movimentos LGBTQIA+. É interessante como as personagens do livro encarnam partes da personalidade de Alison Bechdel e como tentam conciliar ideias diferentes e até contrastantes entre si, trazendo um questionamento para o leitor.

Ri muito com algumas partes, nunca imaginei que me identificaria tanto com uma comunidade lésbica dos anos 80~90! Leitura gostosa e às vezes um pouco densa pelo pano de fundo político. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Mariliza.Baptista 19/07/2023

Qual lésbica não se identifica com as personagens?
Eu demorei um pouco para terminar o livro, pois a todo momento me identificava com algum momento ou situação das personagens, principalmente quando se tratava da Mo. Qual lésbica não se identifica com alguma situação ou característica das personagens?

Alison tem um enorme cuidado em tratar de assuntos sérios e necessários com humor, responsabilidade e liberdade. Para além da pauta LGBTQIAPN+, ela aborda temas como o racismo, trabalho, convívio, relações românticas e sociais, sexo, movimento político e social, capitalismo, luto, perdas, entre muitos outros. Essa delicadeza nos faz pensar que somos, SIM, a nossa sexualidade, mas não somos SÓ a nossa sexualidade.

De uma forma responsável, ela trata da condição humana (de mulheres lésbicas) e das experiências proporcionadas pela vida. Eu me senti sempre muito acolhida com essa leitura, com as personagens e também com os desenhos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
lucianazaca 05/10/2021minha estante
Fica a pergunta: seria a Mo o alter ego da Alison?


Brunan 13/10/2021minha estante
Ótima resenha! Me manda o link, por favor?


lucianazaca 25/02/2022minha estante
Obrigada, Brunan.
Segue o link:

https://journals.openedition.org/tvseries/738




Rech_ 15/10/2023

Foi um misto todo o processo de leitura dessa HQ, no início me irritei um pouco com as personagens, mas com o tempo fui me afeiçoando a cada uma delas e suas especificidades.
Termino a leitura com um sentimento de que foi uma companhia devidamente aproveitada, deixou meu coração quentinho.
comentários(0)comente



Milena 02/11/2021

O essencial de perigosas sapatas
Bela coletânea com as tirinhas publicadas pela Alison Bechdel ao longo de duas décadas, trazendo o seu grupo de amigas, as dores, amores, rotinas domésticas, reflexões pessoais e políticas, cheio de humor e as mudanças sociais como pano de fundo.
Longa, porém necessária leitura!
comentários(0)comente



Mary Maia 23/02/2024

Interessante e massante
Alison Beachdel sem dúvidas é uma das maiores artistas dos quadrinhos a nível mundial. Isso é inegável. Nessa obra você pode acompanhar diversas tramas interessantíssimas, porém um pouco massantes. Literatura política super válida, mas poderia ter um toque de leveza, mais situações do dia a dia sem falar todo tempo de assuntos políticos. Valeu a pena a leitura, mas somente essa vez.
???
comentários(0)comente



Lenú 16/08/2022

li durante minha primeira crise depressiva de 2022 e fui feliz em cada momento de dor (estava com tumores também)? alison bechdel me ensinou tudo que eu precisei saber sobre amar mulheres (naquele momento) e sobre ?não se vender? e amar muito os amigos que se vendem!!! além dos desenhos e autorretratos performáticos que me inspiraram a voltar a rabiscar umas coisas na época também
comentários(0)comente



Paivagiv 18/11/2022

Cômico, Emocionante e Realista
Agradavel de se ler, com uma história bem desenvolvida e um enredo marcante, cheio de ótimas piadas e referências, um dos melhores livros ilustrados que já li na vida!

Alison Bechdel está de parabéns, tirinhas impecavelmente feitas sobre o simples cotidiano de um grupo mulheres lésbicas.
Personagens tão bem desenvolvidas quanto a história.

Devo pontuar que em minha opinião Toni, Mônica e especialmente Lois são o ponto forte da obra.

A autora consegue abordar política e assuntos mais sérios de uma forma interessante, sem ficar massante.

Recomendo essa leitura a todos, especialmente aqueles que passam por momentos difíceis, li essa obra num momento difícil e foi meu refúgio literário, muito carinho pelas perigosas sapatas!
comentários(0)comente



Mariele 22/04/2023

Essencial
The L word certamente foi inspirado por esses quadrinhos. É completamente genial e envolvente. Fiquei chateada por não ter um desfecho e terminar do nada, mas amei e me diverti com cada quadrinho. Realmente, essencial
comentários(0)comente



Isabella.Giolo 16/12/2021

Altos e baixos
No começo eu amei absolutamente tudo, mas conforme a história foi passando muitas coisas me encomodaram.

Mesmo assim eu amei acompanhar tudo e como tudo é muito "fiel" a realidade, algumas coisas parecem descrição da sociedade hoje em dia, eu ficava chocada. É legal também que a gente consegue acompanhar toda a parte histórica e o que tava acontecendo na política por todo o período que a história se passa.

No fim é um grande The L Word que a gente ama acompanhar mesmo não gostando de alguns enredos.
comentários(0)comente



laricanrs 03/09/2022

Reconfortante de ler!
Essa obra é algo muito reconfortante de ler, pois traz algo que não é costumeiro de se ver, principalmente de forma tão explícita como é. Confesso que criei um carinho muito grande pela Alison Bechdel após ter lido todas suas obras, ver o quanto ela foi corajosa desde cedo e conseguir trazer através dessas tirinhas o dia a dia das lésbicas, sem trazer o que hoje em dia costumamos ver como uma ?representatividade? que só traz o sofrimento e não a parte boa. Eu amei ver todas essas lésbicas lutando para serem reconhecidas na sociedade e lutando pelos seus direitos com tanto amor, não desistindo da luta e formando suas famílias, suas vidas independente de qualquer coisa. Então eu digo que é realmente reconfortante ver algo que começou a ser escrito lá em 1987 representar de uma forma que eu gostaria que fosse hoje em dia, trazendo a evolução dos nossos direitos e as movimentações da nossa comunidade.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR