Divina Comédia #01

Divina Comédia #01




Resenhas - Divina Comédia #01


15 encontrados | exibindo 1 a 15


Eduardo Rockwell 23/01/2023

O DIVINO, O INFERNO E A FÉ.
Primeiro de tudo gostaria de informar que essa obra exerce um grande poder de reflexão/angústia sobre nossas vidas assim que a terminamos. E eu odeio isso. Odeio pensar que o inferno existe e que não consigo salvar minha alma se não por uma religião que já fiz parte e não nutro amor algum.

Mas também tem muita ficção envolvida, com grandes nomes da cultura do Império Romano sendo citados, deuses e filhos de deuses exercendo grande participação em cada um dos círculos do inferno, entre muitas outras coisas que torna o mangá (e o livro) em uma obra de FICÇÃO, porque não, Dante não desceu ao inferno de verdade, nem passou pelo purgatório ou conheceu o céu, apenas exerceu sua função poética para alertar toda a comunidade cristã e não cristã que o inferno existe.

Deus, e todo o seu conceito, é maravilhoso. Toda a paz, toda a pureza, toda a bondade, todas essas coisas, elas são maravilhosas. Inclusive, são coisas que desejamos para nossas vidas.

Mas é quase impossível ser santo e ser humano numa mesma vida, e nesse mesmo mundo em que fomos postos. São coisas diferentes, o mundo espiritual e o mundo carnal (digamos assim) fazem parte de duas coisas distintas, na qual nossa unica ligação a isso é a fé. Se você não acredita em Deus e suas derivadas religiões humanas, vai ter que morrer pra descobrir a verdadeira verdade, a verdade que muda tudo.

Mas ou você tem muita fé e morre sendo o mais santo que puder (ganhando assim o céu), ou você tem a difícil escolha de se "render ao inimigo" e viver a vida humana da forma que hoje conhecemos (e ser condenado ao inferno).

Um meio termo não existe. E é essa guerra entre o bem e o mal que nos torna inimigos de nós mesmos, de nossa espécie (que já vem se demonstrando uma verdadeira praga a muito tempo).

Talvez pudéssemos nos tornar até pior sem o medo constante de uma força e um deus superior que quer te levar para o céu, caso você seja bom, mas que também pode te condenar ao inferno caso você faça coisas perversas, imorais e que o desagradam.

Quem quer ir pro inferno? Quem quer ir pro céu? Você já parou pra pensar que do outro lado do mundo existem outras religiões, e que para os seus seguidores Deus e todo o seu conceito não passa de uma loucura ou de uma divindade que não faz sentido ou que não lhes traz apego algum?

Pois é... Seria mais facil eu me declarar ateu, certo? Afinal, se estou questionando, é porque não acredito. Mas eu nâo sou. E é complicado. São muitas coisas a se pensar, e estou nessa há muito tempo.

Esse mangá me fez andar por um terreno que tenho medo, o julgamento moral que fazemos de nós mesmos. Mereço ou não mereço? É justo ou não é justo? A cada novo círculo que adentramos no inferno junto a Virgílio e Dante, somos postos á prova. Afinal, o pecado que leva as pessoas a cada círculo de lá, nos faz refletir se aquilo poderia nos levar a tal lugar também.

Os castigos são assustadores, a aura infernal é assustadora, e pensar que cada castigo daquele vai durar por toda a eternidade é de uma crueldade sem tamanhos.

Deus é justo, e quer justiça, quer castigar a todos que fazem o mal, mas condenar seres inferiores a ele e que são praticamente insignificantes se comparado ao seu poder e ao universo, soa como justiça ou destoa totalmente disso? E se eu não for tão perverso assim, qual o meu destino?

O purgatório, você deve estar dizendo (caso seja católico). Mas é isso mesmo, o catolicismo não é o único meio de nos conectarmos á Deus, existe também o cristianismo (e tantas outras), e nelas o purgatório não existe, não há saída, ou é inferno ou é céu.

Pra mim destoa de justiça no momento em que as perversidades começam a ser nomeadas, e vemos que não se precisa ser tão mal e cruel para ser condenado. Qual a finalidade do ser humano? Tem gente morrendo de fome no mundo, vivendo uma vida de miséria, sofrimento e angústia, uma divindade ou religião não tem lugar de prioridade nessas vidas. Serão condenadas por isso também?

Imagina você num lugar escuro e lamacento atolado de pessoas, sendo picado por cobras demoníacas e assustadoras que tem o poder de desfazer quem você é, para em seguida ter o corpo restituído das cinzas e ser picado seguidas vezes num ciclo sem fim. TENEBROSO.

Entendo a importância da obra e achei os traços lindos. É tudo muito bem feito, muito bem desenhado, as explicações históricas de certos personagens também dão uma imersão maior a história, mas esteja preparado, pois mesmo o mangaká tendo adaptado um pouco a historia para não soar tão doutrinatória, fica muito explícito esse teor, afinal, essa foi a finalidade da obra, alertar as pessoas sobre o inferno e lembá-las que ele existe.

Se você, como eu, é mais sensível a esses temas, tem grandes chances de sair da leitura meio deprimido ou mesmo assustado, pois ela não serve apenas como entretenimento visto que conhecemos muito bem as referências usada na história; a religião, Deus e a Bíblia.

Nesse VOLUME 1, vamos adentrar os círculos do inferno junto a Dante e Virgílio, um poeta do Império Romano que tem como missão guiar Dante em segurança pelo mundo espiritual.

Se você conhece a obra, sabe que existem mais dois livros, mas eles são adaptados no volume seguinte, que considero bem interessante, já que nunca me aprofundei no que seria o purgatório, e ele cumpre muito bem esse dever de aprensentá-lo a nós, com a angustia característica de uma obra INFERNAL.
comentários(0)comente



Moon? 09/02/2024

O inferno da medo.
Gostei de como o autor desenhou as criaturas horrendas do inferno, estão bem assustadoras mesmo. e esse negócio de 9 círculos do dante é muuuuuito legal.






(obs: muitos peitos mas acho que deve ser a vibe)
comentários(0)comente



Juliane 02/10/2022

Nunca li o livro, tinha muita vontade, mas por ser um clássico fiquei com receio. Resolvi começar pelo mangá para conhecer a história e me interessar. Gostei muito da experiência, os desenhos são incríveis e a história é bem legal. Recomendo pra quem não conhece e pra quem tem receio de ler o livro, assim como eu que agora quer ler o clássico.
comentários(0)comente



Bruno 14/10/2022

Uma adaptação brutal
Bom não sou especialista mas sou conhecedor das obras do Go nagai e essa interpretação da divina comédia que ele fez segue bem o espírito da obra original, só q com um toque nagai de ser, ele transformou aquele texto em imagens mas ele abandona o seu traço característico pra emular a arte de um dos grandes ilustradores da divina comédia, Gustave doré, q me deixa feliz pq a primeira edição desse livro q eu li tinha as ilustrações dele, então e quase como se eu tivesse vendo essas imagens ganhando movimento, o ritmo da história e um pouco lento mas e entendivel por ser um manga mais antigo, mas a adaptação da obra foi feita quase q literal, óbvio q muitas diferenças são necessária para um manga funcionar mas o nagai foi muito bom e assertivo nessa obra, ótimo livro, ótima adaptação em manga.
comentários(0)comente



Rodolfo Vilar 04/11/2022

Ano passado fiz a leitura do Inferno de Dante, a primeira parte da Divina Comédia que trata sobre a viagem de Dante e Virgílio pelos confins do reino de Lúcifer. A leitura em conjunto me animou para consumir as diversas mídias que tratam sobre o mesmo tema, assim como essa HQ do Go Nagai que conheci e fiquei louco para fazer a leitura.
.
Baseado nas ilustrações de Gustave Doré, Go Nagai usa de seus traços para dar vida a viagem do poeta ao inferno. Aqui fica claro que Go Nagai não foi exatamente fiel a obra, ele mesmo confirma isso ao explicar sobre seu processo de criação. "Se teve uma diferença foi apenas entre 'leitura' e 'desenho'" diz Go Nagai, "para compensar o fato de que o leitor atual possa sentir que faltam algumas explicações, dei ênfase maior nos sentimentos de Dante e Beatriz e decidi escrever tudo como se fosse uma história de amor". E realmente, Dante como personagem no mangá é muito mais sentiimental e romântico, às vezes perdendo o prumo da sua fé, diferente do Dante do poema épico.
.
Fora isso, nada que impeça o leitor de mergulhar mais uma vez no mundo criado pelo maior poeta italiano, ou, para aqueles que entram no inferno pela primeira vez através do mangá, se torna um convite para ler o poema e aprofundar-se nas diversas referências que esse grande clássico produz.
.
Lembrando que esse é o primeiro volume de dois, onde percorremos desde a entrada aos portões do inferno até chegar a sexta Bolgia do oitavo círculo. Traço poderoso, expressões muito bem representadas e a dimensão do que é a obra de Dante no mundo atual. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Samuel Simões 13/02/2023

Um Mangá maravilhoso. Apenas!
Que quadrinho excepcional. Nunca li a obra original e me deu mais vontade ainda de conhecer. Go Nagai foi genial nesse quadrinho em todos os sentidos. Apesar de nunca ter lido a obra procurei resenha de pessoas que leram a obra original e o mangá e dizem com todas as letras: uma adaptação de respeito. Amei a narrativa, os personagens e toda a trama construída. Vale e MUITO a pena! Tô correndo pro 2 agora!
comentários(0)comente



Breno.Leme 09/08/2022

Uma adaptação excelente
Leitura realizada no dia 02/08

Estava bem ansioso desde quando foi anunciado e gerei muita expectativa nele, só posso dizer que foram atendidas totalmente. Nunca terminei A Divina Comédia, na época que estava lendo o livro lançado pela Editora 34, estava passando por um momento difícil, e um cântico que me marcou foi o dos suicidas e das pessoas que faziam tudo em beneficio à si próprio, usando um manto feito de chumbo. No livro é muito mais pesado, mas o Go Nagai conseguiu transcrever bem essa parte.

Claro que ele não irá conseguir passar por todo inferno com detalhes, por exemplo, já quase para a metade final do mangá que está no sexto círculo, no livro contempla só 82 páginas, tendo muita coisa deixado de fora, contudo acredito que todas importante o autor fez questão de fazer. E a arte é tão boa que parecem a arte do Gustavo Doré.

Vale muito a pena, muito mesmo. Digo que esse eu pagaria até o valor integral se não tivesse desconto, é uma leitura épica que foi transcrita em mangá de uma forma excelente. Me deixou muito instigado pra voltar a ler o livro original, assim que tiver um tempo do trabalho ou uma folga, irei fazer com toda certeza.
comentários(0)comente



Eduardo.Oliveira 07/02/2023

Livro topson
MUITO BOM, quero ler mt o Vol. 2
MT bem desenhado e que, infelizmente, me prendeu mais do meio para o fim do livro
comentários(0)comente



Tatiane.Moscardi 16/03/2023

Nesse primeiro volume vamos entrar no inferno com Dante que está sendo guiado por Virgílio, um poeta que tem a missão de guia-lo em todos os 9 círculos do inferno.

A cada círculo que caminham vamos conhecendo os pecados que fizeram cada pessoa chegar até lá, chega ser um tanto assustador e nos faz refletir em nossos atos.

Dante descreve um inferno parecido com um funil, cada círculo tem sua gravidade e conforme for descendo, vamos conhecendo os piores dos pecados.

?Nagai seguiu o enredo original da obra e foi divino, nos pega pelas mãos e nos apresenta todos os círculos assim como Virgílio faz com o Dante, é possível se sentir parte da história.
comentários(0)comente



Giovanni.Cardozo 29/04/2023

Um clássico em movimento
Quando soube da adaptação deste poema épico para mangá, seria impossível não ler.
O gênero épico é um dos mais diferentes e interessantes da literatura. Escrito em forma de poesia, um épico tem o objetivo de enaltecer um povo/nação/feito e geralmente envolve a mistura de elementos históricos e mitológicos para criar a narrativa.
A Divina Comédia ainda se destaca pelas famosas pinturas de Gustave Doré, que ilustrou (eu acredito) a primeira edição da obra e deu visual para as cenas incríveis e criativas criadas por Dante.
O mangá de Go Nagai acerta, portanto, em dar movimento e fluidez para o visual criado por Doré, ao mesmo tempo que adapta o texto de uma forma direta e criativa. As classicas cenas ilustradas por Doré estão todas aqui, adaptadas de forma incrível para o estilo próprio do autor e caracteristico do gênero do mangá.
O primeiro volume também traz um texto do próprio Go Nagai detalhando como esse projeto surgiu, o que sempre é um extra interessante.
Espero que a qualidade se mantenha ou, porque não, melhore no volume 2.
comentários(0)comente



amanda2041 01/06/2023

Magnífico..
Não sei pq demorei tanto tempo pra ler esse livro, ele traz tantas reflexões, tenho certeza que vai ser minha nova obsessão. Os desenhos são tão bem feitos eu amei.
comentários(0)comente



Yuri93 28/07/2023

Releitura
Não conheço a obra original exceto por trechos isolados, porém sempre tive e tenho uma grande curiosidade a respeito da Divina Comédia, como porta de entrada resolvi começar pelo mangá que é muito bem narrado e desenhado, de fato fez crescer meu entusiasmo em relação a leitura da obra de Dante.

Com base no pouco que li acredito que a obra original tenha mais profundidade, além de que em todos versos que tive conhecimento até então, se mostrou sempre como algo a promover reflexões (coisa que não senti tanto lendo o quadrinho).
comentários(0)comente



Trindade 15/11/2023

Interessante
Eu li o texto original há bastante tempo, já não lembro muito sobre o enredo. Mas eu gostei bastante dessa adaptação.
comentários(0)comente



Will 17/02/2024

Aquela obra que vc não consegue parar de ler, o traço é impecável e ao terminar fica aquela sensação de angústia e pensamentos variados.

Agora é correr atrás do livro original.
comentários(0)comente



Amanda.Gomes 19/04/2024

Dante conhece o inferno um livro com uma história que te prende e no final de deixa angustiado pensando em todas as atitudes.
Com ótimas ilustrações que deixam até um frio na barriga
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR