Lucas Muzel 30/08/2023Potencial diluídoA história tenta ser o exato oposto das obras da década de 1930. Aquelas estilo Tintim no Congo, e até mesmo as "Censored Eleven". Mas Jung argumentaria que o oposto exato de insanidade continuaria sendo insanidade.
Na escala entre acurácia histórica e liberdade criativa, se posiciona covardemente no meio. É uma tentativa de se esquivar de possíveis críticas, vinda dos dois lados. Aí bastaria se esquivar para um dos lados (fantasia x fato) para que tudo seja defletido.
Outra característica curiosa é a ambiguidade moral. Algo que já é quase norma em produções recentes. O vilão pode ter algum lado bom. O objetivo pode ser bom, mas os fins não foram legais. Atos terríveis foram cometidos, mas o coração da pessoa (talvez?) estava no lugar certo. Essa ambiguidade moral também é usada de maneira parcial em poucos personagens. Uma boa parte dos demais personagens são 100% malignos até o último fio de cabelo.
A história tinha certo potencial. Poderia por exemplo levar essa ambiguidade moral até um patamar maior. Tratar do conflito de maneira totalmente realista, mostrando um mundo mais cinza do que claramente preto no branco.