Popeye

Popeye




Resenhas - Popeye


14 encontrados | exibindo 1 a 14


Carol Fernandes 24/03/2023

Esse gibi mostra um Popeye em a fantasia dos desenhos animados, uma história mais real que retrata a dificuldade de pescadores.

Porém ainda podemos nos agraciar com o romance entre Popeye e Olívia.
comentários(0)comente



Vinicius.Dias 23/02/2023

Uma bela HQ para um grande personagem
Se alguém nunca ouviu falar no bom e velho marujo Popeye, tem alguma coisa errada. Esse personagem está presente, animando e entretendo crianças desde os anos 70 e não parece estar próximo de parar. Muito provavelmente Popeye, Olívia Palito, Gugu e Brutos ajudaram a acalmar e distrair nossos avós, pais, e tudo indica, continuará fazendo o mesmo por nossos filhos, netos? por aí vai!

Antes de começar, tem algumas curiosidades bem legais que vale citar: o nosso herói não nasceu protagonista, mas sim um personagem coadjuvante em uma revistinha que já tinha pelo menos 10 anos de publicações. Ela contava um pouco da vida da família da Olívia Palito e, durante o arco em que o seu irmão trambiqueiro estava em busca de um tesouro, o marujo apareceu. Acontece que por conta de seu sarcasmo e frases marcantes, acabou caindo na graça das pessoas e, em 1931, Popeye assumiu o protagonismo da revistinha e de lá pra cá nunca mais saiu. Outra curiosidade interessante é sobre o vilão Brutos. Antes ele era conhecido como Blutos e havia aparecido apenas em 10 publicações, mas foi graças ao desenho animado que ele subiu de um vilão pouco lembrado para o mais importante deles. Ah, e para não deixar passar batido, o Popeye é um personagem inspirado em alguém real, um velho marujo brigão do cais de Nova York que nunca recebeu nenhuma compensação financeira pela inspiração. Vai vendo!

Falando sobre a HQ, com roteiro afiadíssimo do francês Ozanam e uma bela arte em aquarela do brasileiro Lelis, acompanhamos uma releitura da origem do personagem. Diferentemente de como foi lá em 1929, aqui, o protagonista é o Popeye e aos poucos, somos apresentados a outros personagens e entendemos um pouco mais de suas relações e como chegaram até ali. Descobrimos o porquê de sua alimentação baseada em espinafre; o motivo de seu apelido: Popeye; as desavenças com Brutos; a relação complicada com o seu pai; o início do relacionamento com Olívia; e, como aconteceu a adoção do pequeno Gugu. Só com isso, já parece ter bastante coisa, né? Acontece que como pano de fundo e um roteiro extremamento atual, ainda somos brindados com temas mega relevantes como: pesca predatória, empoderamento feminino, condições desumanas de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, fome, desemprego, ganância, alcoolismo e abandono paterno. Tudo isso em meio a uma melancolia e sentimentalismo que chegam quase a serem palpáveis.

Falando um pouco sobre a arte, achei a paleta de cores muito bonita, além de ser feita em aquarela, o que potencializa a melancolia do roteiro. A única coisa que acabou me incomodando um pouco foi o traçado trêmulo. Em alguns momentos, onde havia muita informação no quadro, acabava misturando e poluindo um pouco mais do que gostaria. Não é algo que incomode, mas em alguns momentos me pareceu exagerado.

Foi lançado em uma edição de capa dura pela Skript Editora e acabou me surpreendendo mais do que esperava, achei o Popeye um personagem super humano, com problemas, sofrimentos e dores, mas com um coração do tamanho dos mares que velejava diariamente. Além disso, os temas citados ali em cima não são enfiados goela abaixo do leitor, porém estão presentes para quem quiser ver. A estória é triste, mas real e foi pincelada com toques de esperança e recomeço. Uma bela HQ para um grande personagem.

?Gente como a gente, ou trabalha ou morre. Quando não morre trabalhando? - Bosco
comentários(0)comente



dro-nunes27 21/02/2023

Popeye: Um Homem do Mar
Estava em um Hype muito grande para ler Popeye obra do francês Ozanam e do grande mestre da aquarela Lelis. Popeye: Um Homem ao Mar, foi publicado aqui pela editora Skript. A obra apresenta uma releitura do personagem com uma carga dramática em uma visão mais realista.

A pescaria já não é mais a mesma, teve uma queda considerável e o marinheiro Popeye embarca em uma oportunidade de emprego em uma nova cidade. Do outro lado conhecemos Olivia e seu irmão Castor, que estão em busca de um tesouro perdido. E assim vamos acompanhado o dia a dia desses personagens. Apesar de momentos distintos as histórias se cruzam entregando um objetivo em comum, alguns personagens clássicos fazem participações especiais ao longo da trama.

O roteiro do francês Ozanam, entrega uma bela homenagem, mas senti falta da construção dos personagens, o quadrinho foi bem direto ao ponto e não se apegou a esse detalhe. Mesmo tendo um ritmo lento, a trama apresenta interessantes reflexões.

A aquarela de Lelis consegue abstrair o que o roteiro se propõe, criando a ambientação e a atmosfera de cada momento específico da narrativa. Seu trabalho artístico é fantástico! Popeye: Um Homem ao Mar, deixa um gostinho nostálgico de um desenho que fez parte da minha infância.

Editora: Skript
Tradução: Márcio dos Santos Rodrigues e Mônica Cristina Corrêa
comentários(0)comente



Emanuel 13/09/2022

Popeye: Um Homem ao Mar
"Eu sou o que sou, e isso é tudo que sou!"
- Marinheiro Popeye

Em uma grande homenagem ao lendário marujo essa edição trás uma releitura das histórias de Popeye pelas mãos do francês Antonie Ozanam.
Com uma pegada mais madura, acompanhamos a vida de um rabugento e solitário pescador que, junto com os demais de sua comunidade, sofre o impacto da influência de grandes indústrias pesqueiras no mercado. Popeye leva uma vida difícil e amargurada, mas mesmo com todos os seus problemas põe em primeiro lugar o bem de seus amigos. Uma boa conversa regada a cerveja no bar Dureza sempre vai lhe arrancar sorrisos. Bar esse que é dirigido pela Olívia Palito, você lembra dela, o icônico interesse amoroso do marujo. E por falar nela, é daí que sai a trama principal do gibi! O Castor, irmão trambiqueiro de Olivia, consegue um suposto mapa do tesouro em uma jogatina de bar e usa de sua lábia para convencer Popeye e outros a partirem em uma missão de busca com a promessa de ficarem ricos e aí, claro, você teria que ler pra ver onde vai dar.

Bom, vou ser sincero aqui, o roteiro oferece um bom tributo aos quadrinhos e até ao desenho, porém não é algo surpreendente. Ele aborda dramas interessantes, tenta encaixar problemas reais na trama, toca em assuntos mais pesados e outros pontos. Mas no final, na minha opinião, faltou aprofundar mais tudo isso. Parece que o autor quer atrelar muitos assuntos mais maduros ao enredo do quadrinho que não consegue trabalhar em todos com o carinho necessário.

Mas calma aí, apesar do roteiro não ter me agradado, foi pela arte que peguei esse quadrinho. Aí sim tem algo interessante! As aquarelas do Lelis são lindas e fluem de maneira muito agradável durante a história. A arte desperta um sentimento de nostalgia e tranquilidade, mesmo que eu não tenha necessariamente uma nostalgia pela história em questão.

A edição da Skript é muito bem feita. Capa dura, fitilho, uma luva muito bonita e um texto introdutório muito interessante e cheio de curiosidades.

No final temos um quadrinho com um roteiro que deixa a desejar, mas compensa com uma arte muito bonita e entrega uma boa homenagem.
Se você for alguém atrás de uma história surpreendente, não é algo que eu te recomendaria, mas caso seja um bom fã do Popeye, acredito que seja algo que você deveria ler.
comentários(0)comente



Maria Bia 28/06/2022

Popeye o último romântico!
Essa história tem tantas camadas. Foi tão gostosinha de ler?
A arte e as cores desse quadrinho são diferenciadas. Dá pra ?sentir? cada ambiente pela cor que o artista colocou.

A história é simples e isso a torna extremamente complexa. Sinto que preciso de outra leitura pra absorver tudo.

Temos todos os personagens já conhecidos como figuras cotidianas na vida do marujo, mas mais do que isso temos reflexões sobre a vida no completo caos que ela é.

Começamos a história com o nosso marujo refletindo sobre a dificuldade que a parca pescaria vem trazendo na sua vida. Mais pra frente descobrimos o que rolou e é muito bizarro com um detalhizinho traz uma reflexão tão forte - pelo menos pra mim.

A vida continua mostrando os ambientes em que o marujo frequenta e em um desses avistamos a nossa querida Olívia Palito. Que mulher! Nada indefesa e ela protagoniza uma cena linda com o Bluto (que eu sempre chamei de Brutos, mas ok).

E mais que isso é spoiler. Mas é bem gostosinho. Perfeito pra ler quando você quer procurar sentido na vida. Passou muito essa vibe pra mim.
comentários(0)comente



Raphael Rostaizer 17/06/2022

Simplesmente uma obra prima.
Que graphic novel fantástica! Além de dar a nostalgia de um personagem tão icônico e de um texto explicando toda a história do personagem e seu criador no início, o roteiro de Ozanam e a arte de Lelis tornam esse projeto uma obra prima.
A história toda e seu desfecho são perfeitos.
Super recomendo essa obra lançada pela Editora Script.
comentários(0)comente



Henry 27/01/2022

Uma profunda relação entre o homem, a vida e o mar
Confesso que nunca fui um espectador assíduo de Popeye quando criança. Gostava, claro. No entanto, dava preferência a alguns clássicos de Hannah Barbera. Ao decidir ler essa HQ, eu estava decidido pesquisar mais sobre o personagem para não me sentir confuso e "pescar" as possíveis referências. Porém, isso não foi necessário.

No início do livro, há um texto resumindo a trajetória de Segar e como ele teve a ideia de dar vida ao marinheiro, texto esse que facilitou em 100% minha imersão na história.

Popeye é representado como um homem de aparência bruta e largada, porém é um ser de muita compaixão, amigável e solícito. Vive uma vida dedicada a pescaria e tem uma relação profunda e poética com o mar, porém, é solitário e busca algo sólido para seguir em frente.

Eu não sou capaz de dar detalhes sobre que tipo de conteúdo o leitor encontrará sobre essas páginas, pois eu fiquei em choque. Estava com altas expectativas e elas foram superadas.

Sobre os desenhos: LELIS ARREBENTA. Certamente, o mineiro utiliza Breccia como referência ou base de estudo ao utilizar as técnicas aquareladas. Belíssimas palhetas de cores que nos faz mergulhar nessa deliciosa história.

Eu recomendo fortemente essa que, sem dúvidas, estará na lista de melhores do ano!!
comentários(0)comente



Douglas 17/01/2022

Popeye
Estava em um Hype muito grande para ler Popeye obra do francês Ozanam e do grande mestre da aquarela Lelis. Popeye: Um Homem ao Mar, foi publicado aqui pela editora Skript. A obra apresenta uma releitura do personagem com uma carga dramática em uma visão mais realista.

A pescaria já não é mais a mesma, teve uma queda considerável e o marinheiro Popeye embarca em uma oportunidade de emprego em uma nova cidade. Do outro lado conhecemos Olivia e seu irmão Castor, que estão em busca de um tesouro perdido. E assim vamos acompanhado o dia a dia desses personagens. Apesar de momentos distintos as histórias se cruzam entregando um objetivo em comum, alguns personagens clássicos fazem participações especiais ao longo da trama.

O roteiro do francês Ozanam, entrega uma bela homenagem, mas senti falta da construção dos personagens, o quadrinho foi bem direto ao ponto e não se apegou a esse detalhe. Mesmo tendo um ritmo lento, a trama apresenta interessantes reflexões.

A aquarela de Lelis consegue abstrair o que o roteiro se propõe, criando a ambientação e a atmosfera de cada momento específico da narrativa. Seu trabalho artístico é fantástico! Popeye: Um Homem ao Mar, deixa um gostinho nostálgico de um desenho que fez parte da minha infância.

Editora: Skript
Tradução: Márcio dos Santos Rodrigues e Mônica Cristina Corrêa
comentários(0)comente



Mayara 09/01/2022

Nessa narrativa do marinheiro Popeye, conseguimos identificar alguns detalhes que remetem à animação que muito provavelmente a maioria conhece. Mas, tudo aqui é diferente, a história é focada em vínculos e talvez, realidades sociais e explicar algumas origens. Eu testei da HQ, da história e da arte. Dá pra ler em menos de uma hora e ainda se sentir tocado. Eu não me lembro muito de como era o desenho, mas lembro que eu assistia bastante com meu pai, só que o pouco que eu lembro, já me é distante do quadrinho.
Vale a leitura.
Gabriel Rodrigues 09/01/2022minha estante
Gente a Mayara tá o poder nesse 2022 mesmo.


Mayara 09/01/2022minha estante
KKKKKKKKKK olhar de diamanteh


Gabriel Rodrigues 09/01/2022minha estante
Um joia da Terra do Nunca ???




Bruno Oliveira 08/01/2022

UM SONHO NOSTÁLGICO EM AQUARELA
Popeye: um homem ao mar, de Antoine Ozanam & Marcello Lelis é um sonho, carregado de nostalgia, num formato de graphic novel. O texto introdutório, do Diego Moreau, sócio e editor da editora, ajuda, tanto os leitores tiozões quanto os novinhos, a entender e até mesmo a conhecer mais do autor original de Popeye, ajuda, também, a saber mais sobre o próprio e auxilia em descobrir mais sobre seus outros personagens: certamente a compreensão dos leitores perderia muita sustância se não lesse esse seu texto. Quanto ao quadrinho em si, é realmente uma pena que seja tão curtinho: é muito fácil e muito agradável ficar ali naquele mundo de aquarela onírica, à lá francesa, meio anos 1970, que o Lelis tem o dom de criar; nossos olhos passeiam de bom grado por cada quadro, por cada página e acabamos nos envolvendo mais e mais com a história que se mostra ali pra gente. Sobre essa, nem vale dizer muito para não estragar a experiência de quem aí for ler, mas vale uns toques: há ecos de Hemingway em Popeye (O Velho e o Mar), e isso é até explicitado no quadrinho; a Olívia Palito é bem fiel às minas de hoje em dia (digamos que ela não precisa ser salva, sabe?); e o Brutus (ou Bluto – quem aí for ler vai entender) é bem mais cruel do que aquela caricatura do desenho animado. Enfim, esse Popeye: um homem ao mar é um quadrinho que dá vontade de ler novamente assim que chegamos na última página.
Annanda 08/01/2022minha estante
Interessante! ??


Bruno Oliveira 08/01/2022minha estante
E é mesmo, viu, amiga Annanda! Pode ir sem medo. Desenho e história lindas demais!! :)




Ricardo.Barroso 04/01/2022

Surpreendeu
Esse não é o Popeye que você está acostumado. Essa não é uma história para criança. Focando no lado mais humano, mas sem ser totalmente realista, conta uma história bonita do homem que inspirou o personagem. A arte tem um estilo único que vale a pena conferir. O prefácio explica melhor como o personagem foi criado e da melhor ambientação. Não era o que eu esperava e recomendo.
comentários(0)comente



Willjf 26/12/2021

Popeye talvez não seja um nome tão conhecido pelo público infantil hoje em dia, mas com certeza os nascidos até 1990 devem ter boas recordações do personagem, principalmente pelas séries animadas exibidas no Brasil pela Rede Globo na década de 1990, pela Record entre 2007 e 2009, e entre 2012 e 2014 pela Band.

A obra Popeye ? Um Homem Ao Mar, funciona para contar a origem do personagem e também é uma homenagem ao autor e personagens. As frases ditas, as relações, conflitos e até vários comportamentos clássicos principais são apresentados ao público. O visual do Popeye, o espinafre, como ele e a Olívia Palito se conheceram, os confrontos com Brutus, tudo está presente e é muito bem representado na arte do artista brasileiro Lelis.

Um ótimo quadrinho para quem é fã do personagem
comentários(0)comente



Breno.Leme 06/12/2021

Um Popeye como nunca vimos.
História surpreendente do Popeye contado por Ozanam e Lélis, na minha memória, o personagem era "chato", por ter só assistido os desenhos animados, e nunca me dava bem com a voz da Olívia...

Aqui o autor faz com que a gente ame-os, sério. Modo de contar, sutileza nos detalhes, e é muito mais humano, questões de empatia, perseverança, tristeza. Vale muito a pena ler!
comentários(0)comente



Adriano 27/11/2021

Surpreendente
Uma história adulta, triste, dentro daquele universo que conhecemos do desenho animado.

A aquarela do brasileiro Marcelo Lelis é maravilhosa. Antoine Ozanam consegue entregar toda uma carga emocional no roteiro.

Ao final o leitor fica querendo mais aventuras e histórias do Popeye.
comentários(0)comente



14 encontrados | exibindo 1 a 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR