Usagi Yojimbo

Usagi Yojimbo




Resenhas - Usagi Yojimbo – Vol. 1


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Pequod.3 02/04/2022

A história se passa no Japão da virada do século XVII, com as guerras civis ainda em curos, com o xogum firmando seu poder, também nessa época os samurais eram a classe dominante em toda região, seguindo seu código de honra, o bushido.

Ai entra nosso protagonista, Miyamoto Usagi, um samurai andarilho, sendo um yojimbo (guarda-costas), vagando por várias regiões e acompanhamos suas aventuras, sendo cada capítulo um história diferente, algumas tendo sequência em capítulos posteriores, mas grande parte sendo histórias fechadas.

Me surpreendeu positivamente, alem de Ronin do Frank Miller, eu não tinha lido nenhuma outra história de samurai feita por um norte-americano e o modo como Stan Sakai trata as fábulas japonesas nessas histórias foi o ponto alto desse quadrinho para mim.

Usagi Yojimbo é um quadrinho escrito e desenhado por Stan Sakai. A história se passa no Japão feudal e segue a história de um ronin, Miyamoto Usagi, que é um coelho, diga-se de passagem esse é o primeiro ponto a se levantar sobre essa série, todos os personagens deste universo são antropomórficos, que na minha opinião eleva e muito o patamar do quadrinho e o coloca em uma posição de destaque com relação a outras obras de samurai, seja elas ou não possuindo um enredo ou história minimamente semelhante.

Neste primeiro volume, temos uma apresentação do tom e do estilo que irá permear toda a série, a arte de Sakai na minha visão é bastante distinta e cativante, possuindo traços limpos e tendo um uso habilidoso de sombras e linhas expressivas que dão mais charme ao desenho, além disso, o Japão retratado aqui é desenhado de uma forma bastante estilizada e cartunesca, na verdade, parece desenho animado, o que só aumenta o valor de autenticidade da série.
''Uma vida de propósito é o único propósito de uma vida.''
No roteiro temos aqui várias histórias que podem ou não ter conexões umas com as outras, Usagi viaja por diversas cidade e se depara com uma variedade grande de personagens e cenários distintos, sendo cada história bem desenvolvida, equilibrando ação, comédia e até mesmo com um pouco de drama dependendo do arco, sendo um roteiro bastante envolvente e trazendo para o leitor bastante informações sobre a cultura e história japonesa.

Mas, a principal força do quadrinho é de fato o protagonista, Miyamoto Usagi, sendo bastante cativante, corajoso, habilidoso, honesto, e também tendo vulnerabilidades sendo mostradas e trabalhadas, tendo constantemente seu código de honra sendo desafiado. Os personagens secundários também sendo bem trabalhados, com cada um tendo sua própria personalidade e motivações pessoais, um desenvolvimento de personagens elogiável e maravilhoso.

Outro ponto especial desse quadrinho são as abordagens dos mais diversos temas através das histórias, honra, lealdade, amizade e a natureza humana, sendo tratados de maneira sutil e ao mesmo tempo impactante, possuindo camadas de complexidade que apenas acrescentam à narrativa, a história vai além de ser simplesmente uma história de aventura de samurai. O mundo de Usagi Yojimbo é único e encantador, possuindo uma arte distinta, com histórias envolventes e impactante, simplesmente incrível.
comentários(0)comente



Henry 20/01/2023

Quem diria que um coelhinho samurai me agradaria tanto
Sabe aquele livro que você escolhe, tendo a convicção de que não vai ser a escolha certa, mas decide encarar mesmo assim, e se surpreende positivamente? Usagi Yojimbo foi assim.

Trazido pela nova editora Hyperion, esse clássico japonês fala sobre um coelho ronin que viaja atrás do túmulo de seu pai para, de fato, se despedir. No meio do caminho, diversas aventuras surgem em seu caminho.

Várias histórias deliciosas de ler com fios narrativos extremamente fluidos. Traço cartoonesco que combina exatamente com o clima leve da obra.

Perdidamente apaixonado pelo quadrinho que mais me surpreendeu até hoje. ??
Leandro 20/01/2023minha estante
Agora é torcer para eles continuarem a saga. O vol3 está demorando para vir ?


Henry 21/01/2023minha estante
Nem brinca com isso, Leo hahaha




Gabriel.Coelho 16/12/2021

Coelho + samurai = uma leitura recomendada a TODOS
A obra máxima de Stan Sakai, Usagi Yojimbo, está sendo publicada pela primeira vez no Brasil em ordem cronológica pela editora Hyperion, e já adianto que este primeiro encadernado foi a melhor leitura que fiz este ano!

Uma leitura divertida e fluida, que aprofunda seus personagens extremamente carismáticos e começa a trilhar seus caminhos para os eventos que vão seguir durante esta longeva saga do coelho guarda-costas.

É com extrema felicidade que eu finalmente possa acopanhar com demais leitores este quadrinho completamente autoral multipremiado que fez história no mercado também ensinou história tradicional japonesa ao ocidente.

É recomendadíssimo à leitores de todas as idades, pois é amigável à crianças (não possui violência gráfica extrema) ao mesmo tempo que não possui um texto simplório que torne a leitura maçante a adultos. Extremamente divertido
comentários(0)comente



Cristiano.Cruz 14/12/2021

Clássico samurai estadunidense?
Não sou muito fã de personagens antropomorfizados e as primeiras estórias apresentadas neste encadernado não empolgam, principalmente por serem contidas. Mas Stan Sakai parece ter um propósito maior para Usagi ao principiar um fio narrativo que promete enveredar de forma mais profunda pela vida e peripécias do samurai errante.
Para quem quiser se aventurar, este primeiro volume dá o tom da obra e encerra em si, caso não seja sua área de interesse. Fico por aqui.
comentários(0)comente



Bruno Henrique 16/11/2022

Achei uma boa leitura apesar de não me fisgar de primeira. Ainda me mantendo curioso para conhecer a obra completa mas com a expectativa que melhore. Não achei apenas por esse volume os personagens cativantes ou a narrativa interessante
comentários(0)comente



guifernandes616_ 04/03/2024

Usagi Yojimbo
Miyamoto Usagi é uma representação caricata do lendário samurai Mjyamoto Musashi, ele é um Ronin, e vaga pelo Japão prestando serviços como "Yojimbo". As histórias são bem simples e tem uma abordagem muito leve. Apesar disso, é possível perceber muitas discussões sérias e questões importantes nas entrelinhas dos contos. Ah, a revista segue uma estrutura episódica, em que mesmo que haja uma continuidade, as tramas funcionam sozinhas. Eu gostei.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR