Jun

Jun




Resenhas - Jun


79 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


spoiler visualizar
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 11/04/2024

Gostei bastante
Mais uma experiência com as histórias dessa autora tão boa!. Gostei demais dessa, foi cativante, ao mesmo tempo que realista. Super recomendo.
comentários(0)comente



Neiva 09/04/2024

HQ lindo! Comprei por acaso e também por acaso comecei e finalizei no mês de conscientização sobre autismo (abril).

Uma leitura simples, direta e emocionante, sobre a vida dessa família, em especial a vida de Jun, e como todos lidam com o autismo.

Nos faz refletir sobre como a sociedade trata essas pessoas, como elas não têm espaço para se desenvolver, e apoio necessário para ter uma boa qualidade de vida, sofrendo preconceito e muitas das vezes acabando isoladas.

Igual a autora, eu também espero que o Estado ofereça um sistema educacional de qualidade, assim como proporcione a conscientização do autismo não só esse mês, mas o ano inteiro.
comentários(0)comente



Vitória.lima 01/04/2024

JUN
Muito bom de ler e acompanhar essa história... muito emocionante. Podemos ver a realidade de muitas famílias...
comentários(0)comente



Alissa11 28/03/2024

Muito bom e real
Jun é a história de um garoto autista com um grande talento para música.

Ele passa diversas dificuldades com sua família, por ser "diferente" das outras pessoas.Mas, no decorrer da história, percebemos que Jun não precisa ser "consertado", e que ele pode viver do jeito que é, pois apesar de ter suas próprias limitações, ele consegue supera-las com a ajuda de sua família aos poucos.

Me emocionei em várias partes e me identifiquei muito com a irmã de Jun, porque minha irmã também é autista e eu já me senti muitas vezes como a personagem.

Apesar de tudo, ainda continuo amando minha irmã e assim como Yun-seon quero continuar cuidando dela, porque sei que como Jun, ela vai conseguir se superar com minha ajuda e da nossa família.

Obrigado por ter feito um quadrinho tão sensível
Keum Suk!
comentários(0)comente



Day 23/03/2024

A minha percepção
O livro teve uma boa proposta e foi uma leitura bem fluída.

Crítica:
Falaram muito de política, o tema é respeito ao autismo, a insistência nesse assunto me deixou desconfortável.

Mas, gostei.
comentários(0)comente



Emerz 05/03/2024

Esse é apenas o segundo trabalho que leio da autora. Mas posso dizer que de longe é uma das maiores da atualidade. Pelos temas que aborda e por sua maneira de narrativa. Fica difícil não se apaixonar por suas obras, mesmo sendo sobre temas mais sérios.
comentários(0)comente



_Jorgeft 02/03/2024

O mais fraco da autora...
Jun é uma história sobre autismo que não transforma, captura ou concientiza as pessoas que o lêem...

Ao meu ver essa é a HQ mais fraca da autora Keun-Suk no Brasil. A Espera, Grama e até Cães são obras muito mais sensíveis e emotivas para o leitor. Todo o desenvolvimento das outras obras são bem feitos ao longo da narrativa e da arte, mas aqui faltou alguma coisa.

Talvez seja o fato da obra ser uma espécie de biografia ou um recorte da vida de um personagem real. Mas aqui a emoção não parece vim, a arte não parece ter potência (exceto em alguns momentos) e a trama não te pega com sua narrativa.

Com tudo isso Jun foi pra mim uma narrativa desgastante e bem arrastada que eu li apenas pra terminar logo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



duartecaslu 17/02/2024

Autismo e Cotidiano
Esse manhwa trata da história de Jun, músico sul-coreano que apresenta a condição referida no título. O foco está no cotidiano de Jun, da infância a fase adulta.

Foi muito interessante ver como Jun, devido a sua condição, apresenta uma pureza no comportamento até mesmo diante de situações desconfortáveis. Um trecho que reflete isso é aquele em que a mãe de Jun o ensina a xingar aqueles que o ofenderem, mas ele simplesmente diz que não quer ofender ninguém.

Além disso, a autora Keum Suk foca bastante na questão dos olhares cotidianos, que por muitas vezes se tornam mais desconfortáveis do que palavras. Aquele olhar que direcionam a Jun como se ele fosse um problema naquele ambiente.

E o ponto forte do manhwa é saber que Jun vive feliz com sua família, apesar das dificuldades cotidianas. Dá para perceber que a música foi fundamental nesse bem estar deles.
comentários(0)comente



Luís Gustavo 06/02/2024

Depois que eu li Grama, quis ler os outros quadrinhos dessa autora! Esse conta a história de um jovem com autismo sendo criado pela sua família, desenvolvendo seus talentos na música e enfrentando, na Coreia do Sul, o preconceito e falta de suporte fora do núcleo familiar
comentários(0)comente



gabriela.bitten 05/02/2024

Linda história de Jun! ??
O livro trata da realidade e das dificuldades que as famílias encontram para a inclusão de filhos autistas na sociedade.

Narra de forma bastante realista a dificuldade da aceitação familiar, o preconceito da sociedade, a dificuldade no tratamento / acompanhamento, a sobrecarga materna, a importância do olhar além da "deficiência", fazendo refletir acerca da necessidade de acolhimento dos autistas, não só pela família, mas pelo Estado, pela sociedade, por todos nós!

A relação que Jun tem com sua irmã, de firmeza e cumplicidade, emociona o leitor.

Lindos gráficos, linda história!


CITAÇÕES:

"Não importa o que o futuro reserva, hoje ele está feliz!"

"Durante as apresentações não passava pela cabeça de ninguém que meu irmão é uma pessoa com autismo. Eram horas que meu irmão existia no mundo tão somente como cantor. Não como uma pessoa com deficiência"
comentários(0)comente



Douglas.Bonin 02/02/2024

Quem são nossos narradores?
Narrativas sobre pessoas com deficiência, invariavelmente, tem por protagonista o próprio PcD e seus núcleos familiares. Essas histórias possuem como trama a luta contra um mundo preconceituoso e quase nunca acessível.

O romance gráfico ?Jun?, da autora Keum Suk apresenta a biografia de um rapaz autista que, narrado a partir da perspectiva de sua irmã mais nova, revela o amadurecimento do jovem e a descoberta de talentos únicos.

A história, ao optar pela narração a partir da perspectiva da irmã, consegue desvendar a posição que muitas dessas crianças acabam tendo de assumir com suas famílias de fornecer suporte ao PcD, sendo que, em alguns casos, isso implica em um amadurecimento precoce.

Acredito que o mérito da obra repouse na própria narrativa, conseguindo sustentar o livro e ser tocante através de seus diálogos.

Neste sentido, a forma como a autora apresenta elementos típicos da cultura sul coreana é bem construído e compreensível, mesmo para nós, aqui deste lado do mundo.

Enquanto tio de um menino autista, me sinto tocado com narrativas que conseguem transmitir com tamanho respeito o dia a dia dessas crianças.

Por fim, ainda sobre narrativas, fiquei curioso sobre obras literárias que sejam construídas por narradores PcD?s.
comentários(0)comente



Victor.Almeida 15/01/2024

Primeiro livro do Keum Suk Gendry quenli i fiquei impressionado pela positiva. A partir daibli quase todos e so um deles me decepcionou um pouco. Mas este e realmente muito bom, o autor serve se de historias reais para desenhar
comentários(0)comente



Keisebooks 08/01/2024

Delicado... sensível
Uma obra curtinha, rápida de ler, mas de uma intensidade avassaladora.

Jun é uma garoto forte e muito resiliente, mas que acima de tudo teve muita apoio da família, diante de tanto preconceito e adversidade em uma sociedade conservadora e por vezes cruel.

Impossível não se emocionar lendo, a arte, a delicadeza em transmitir toda uma trajetória de vida tão difícil... impossível você não se imaginar no lugar dos familiares e até mesmo do Jun que é por tantas vezes visto como alguém incapaz, mas tem tanta coisa pra mostrar ao mundo. Enfim, uma obra que precisa ser lida e apreciada, e que possamos aprender com o jun a não olharmos para alguém com algum tipo de deficiência e limitarmos, pelo contrário.
comentários(0)comente



79 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR