O Alienista

O Alienista




Resenhas - O Alienista


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Queria Estar Lendo 25/05/2022

Resenha: O Alienista
Recebido em cortesia da Companhia das Letras, esse quadrinho dos autores Fábio Moon e Gabriel Bá é uma nova interpretação do clássico de Machado de Assis: O Alienista. Uma história sobre um estudioso da mente humana investigando transtornos psíquicos na cidade de Itaguaí.

Meu contato com as obras do Machado de Assis melhorou muito durante o Ensino Médio. Depois de algumas experiências em horas erradas, com uma obrigatoriedade que não me permitiu admirar e me apaixonar pelos trabalhos do Machado quando poderia, reli Memórias Póstumas de Brás Cubas uns anos atrás para de fato cair de amores pelas histórias desse grande autor.

O Alienista foi uma surpresa porque eu não conhecia o original, e essa adaptação em quadrinhos é uma ótima recomendação para quem quer ler Machado de Assis e não sabe como começar - ou mesmo tem medo de começar errado.

A adaptação de Fábio Moon e Gabriel Bá é brilhante; as ilustrações combinam com o tema clássico, usam tons se sépia para passar essa sensação "antiga" da história, e contam a história do frio e estudioso Simão Bacamarte de maneira impecável.

O Alienista se passa na cidade de Itaguaí e acompanha as investigações de Bacamarte a respeito da mente humana. Quanto mais se aprofunda nelas, maior o caos que instaura em sua cidade natal; o estudioso funda a Casa Verde, um hospício em que o foco é receber cobaias humanas para o aprofundamento dos seus conhecimentos.

Mas, como eu disse, o caos começa a correr solto quando toda e qualquer pessoa que Bacamarte considere louco é recolhido à Casa Verde, chegando a extremos que beiram o [*****]mulo do encarceramento.

É macabro, mas ao mesmo tempo é cômico. Machado de Assis conta a história de um homem obcecado pela mente humana, que não mede esforços ou moral para entender o que quer entender. No fim das contas, quem é realmente louco nessa história?

O Alienista é um prato cheio para quem quer conhecer o modo desse autor de contar histórias, e numa versão reduzida, mas igualmente carismática através da HQ. Fábio Moon e Gabriel Bá fizeram um trabalho excelente, honrando o original e trazendo novos ares à interpretação dele.

A edição da Cia das Letras é bem confortável e simples, entregando o tipo de quadrinho para ler facilmente em uma hora.

Quando O Alienista termina, você vai querer conhecer mais dos autores e daquele que inspirou essa adaptação.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/05/resenha-o-alienista-baseado-na-obra-de.html
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2023

O renomado médico Simão Bacamarte é um homem frio e impenetrável. Cada vez mais envolvido em seus estudos da mente humana, inicia uma investigação sobre transtornos psíquicos na sua cidade natal, Itaguaí, onde funda a Casa Verde, típico hospício oitocentista, arregimentando cobaias humanas para seus experimentos.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212644
comentários(0)comente



Lai 26/07/2023

Acredito q seja bom, só n dei mais estrela pq eu n entendi nada ? mas eu tive q ler por causa da escola. Enfim
comentários(0)comente



Vivian Yamassaki 15/11/2023

Ok!
As ilustrações são lindas e achei bem interessante ver uma HQ adaptando um livro clássico.

No mais, achei a leitura ok. Me perdi algumas vezes durante alguns pontos da história e também não foi uma história que me deixou empolgada, mas achei que valeu a pena ter lido de qualquer forma!
comentários(0)comente



Odivany 24/08/2022

Somos todos loucos?
Adaptação cuidadosa da obra clássica de Machado de Assis onde o recorrente questionamento entre os limites da loucura e sanidade são tratados de forma bem humorada e cheia de reviravoltas.
Machado de Assis explora como ninguém os vieses da política e sua capacidade infinita de se adaptar ao cenário e à direção do vento.
O populismo é tratado de forma ímpar e apresentado aos leitores da nova geração no formato de quadrinhos.
Leitura rápida e prazerosa.
comentários(0)comente



Maria 21/11/2023

O alienista
No fim todo mundo era normal e ele era louco, uma grande obra ???




???????????????
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR