Diamba : histórias do proibicionismo no Brasil

Diamba : histórias do proibicionismo no Brasil




Resenhas - Diamba : histórias do proibicionismo no Brasil


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Evandro Luiz 24/01/2024

Literatura de resgate histórico
????
Leitura interessante e bem fluida, a hq traz bastantes informações e recheia páginas de bibliografia para reforçar o embasamento.
Gostei muito de ler e conhecer o passado da erva em nosso país, sua origem é apresentada em diversos contextos, seja na religião, seja na cultura dos escravizados e até no uso esporádico da elite, finalizando a história nos dias atuais, apresentando até as principais leis que influenciam a vida dos usuários.
comentários(0)comente



Felipe HQs e Mais 30/10/2023

Precisamos falar sobre este assunto
Um tratado em forma de quadrinhos. Não há definição melhor para a HQ 'Diamba', de Daniel Paiva, da editora Brasa.

Como bem alerta a editora na 4a capa da obra, "A guerra às drogas mata mais do que as próprias drogas". Independentemente se você é a favor ou contra a legalização das drogas, especificamente da maconha retratada no gibi, uma coisa é certa: já passou da hora deste assunto entrar em debate e muitos conceitos do século passado serem revistos.

Paiva traz em 'Diamba' um verdadeiro traçado das origens históricas de cultivo e utilização da canábis, desde a China, em 2.700 A.C., passando por Índia, Pérsia, Egito, Roma, chegando ao seu uso nas telas utilizadas nas pinturas renascentistas e no papel das primeiras gráficas, além de ser matéria-prima essencial para as cordas das grandes navegações.

Feito todo o preâmbulo histórico, Daniel nos apresenta um protagonista negro, carioca, que é preso pelo fato de usar um boné com o símbolo da planta. E é por meio de seu encarceramento que Paiva nos apresenta todo o contexto político e legal que a canábis percorreu no Brasil, sobretudo no início do século XX e na repressão da ditadura militar.

Personagens da nossa cultura, como Bezerra da Silva, Gilberto Gil, Rita Lee, Elis Regina e, é claro, Planet Hemp, dão as caras com suas lutas pela abertura do debate sobre a legalização da maconha no país.

Como toda boa leitura, 'Diamba' é um baita quadrinho pra quem quer conhecer o assunto e abrir a mente para discutir o tema e, quem sabe, trazê-lo para o debate do uso medicinal da planta. Como sabiamente Marcelo D2 e cia já cantavam, "Diamba é coisa excelente, remédio pra dor de dente, assim como Deus não mente, Diamba não mata gente".

E você, já leu esse gibi? Qual sua opinião sobre o assunto? Siga meu perfil lá no Instagram: @hqsemais
comentários(0)comente



Dango Yoshio 17/12/2023

Eu fiz um pé lá no meu quintal
Diamba é um baita quadrinho jornalístico que escancara uma realidade que ainda é considerada tabú por grande parte da população brasileira.

Além de abrir a cabeça do leitor em relação à maconha e seus usos, é uma aula de história, indo desde a antiguidade até os dias de hoje, mostrando as diversas camadas da chamada "guerra às drogas", que é puramente racista e classista, visto que brancos ricos continuam comercializando e consumindo a erva sem nenhum tipo de represália.

Seja você a favor ou contra a legalização, conhecer mais a respeito pode te fazer ter um novo olhar sobre a verdinha.
comentários(0)comente



Ju Árvores 11/01/2024

De um jeito leve e didático, com muito embasamento teórico, Daniel Paiva traz diversas histórias sobre o proibicionismo da Cannabis no Brasil e no mundo e como isso está relacionado ao racismo. Um bom HQ para quem quer começar a estudar sobre o motivo do Brasil ter sido um dos primeiros a proibir e porque ainda não foi legalizado. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR