Nas Índias traiçoeiras

Nas Índias traiçoeiras




Resenhas - Nas Índias traiçoeiras


3 encontrados | exibindo 1 a 3


kiki.marino 03/12/2023

Brincando com a História ,através de uma trama rocambolesca de um vagabundo estelinatario no Novo Mundo. Uma divertida adaptação da obra"
El Buscón (1626), de Quevedo, um dos grandes escritores do século de ouro espanhol.
comentários(0)comente



Alessandro232 30/12/2023

Brincando com a História e também com os leitores
"Nas Índias traiçoeiras" é baseada na segunda parte de um romance espanhol picaresco do período conhecido como século de ouro, na Espanha. A obra desconhecida no Brasil, conta as aventuras -ou seriam desventuras- de Don Pablos de Segóvia, um malandro que vive de pequenos golpes que se vê envolvido em eventos relacionados com a colonização espanhola na América Latina.
É a partir dessa premissa que se desenvolve a trama dessa graphic novel que é roteirizada por Alain Ayroles e desenha por Juanjo Guarnido, conhecido por suas ilustrações na série "Blacksand" que pode ser considerada por sua alta qualidade um clássico das hqs.
Em "Na Índias traiçoeiras", Guarnido novamente capricha na palheta de cores, principalmente, nos cenários ambientados nas florestas tropicais. O artista gráfico também como havia feito em "Blacksand" também consegue expressar muito bem as emoções dos personagens. Entre eles, destaca-se o protagonista conhecido por Pablito, um malandro sem eira nem beira, como se diz na linguagem popular. Ele é um vigarista, meio canalha, mas mesmo assim, por ser mais por seus defeitos do que qualidades, um tipo de herói picaresco, consegue conquistar a simpatia do leitor - um dos méritos do roteiro de Ayroles.
Também no que se refere a trama, ela é cheia de reviravoltas, algumas delas muito surpreendentes. Dessa forma, o leitor acompanha de perto os esforços de Pablito para conseguir fama e fortuna em pleno processo de colonização da América, daí o título "índias", um terreno inexplorado e literalmente bem traiçoeiro. Sendo assim, durante as desventuras do protagonista na sua busca incessante pelo sonho do Eldorado, o leitor tem uma verdadeira aula de História, de modo que se fica sabendo a respeito dos eventos muitas vezes cruéis que marcaram a conflituosa relação entres os colonizadores espanhóis e os povos indígenas. Isso é mostrado na hq por meio de uma palheta de cores vibrantes e um personagem que apesar de desonesto e "escorregadio", nunca deixa ser cativante aos olhos do leitor.
Cheia de sequências emocionantes e também com um roteiro muito bem elaborado que no fim das contas demonstra claramente que o "mundo é dos espertos".
"Nas índias traiçoeiras" proporciona uma leitura deliciosa. É também um retrato bem humorado da exploração do colonizador que faz uso de vários recursos desonestos para obter o que deseja, assim como, ascender em uma escala social, onde o que vale é o que você tem, não o que você é na sua origem.
No aspecto gráfico, a q impressiona pelas belas ilustrações de Guarnido, principalmente, na reconstituição de uma época histórica; seus cenários sejam naturais ou o interior de um castelo são sempre exuberantes, o que confere um aspecto realista à obra.
Sem dúvidas, seja pela arte de Guarnido, ou o roteiro inventivo de Guarnido, que tem um plot twist que deixa o leitor de queixo-caído, "Nas Índias traiçoeras" brinca com o conceito de História e até mesmo o subverte. Afinal até que ponto um evento histórico é verdade ou uma lenda? Isso, você, leitor somente vai descobrir lendo essa hq, para mim uma das melhores do ano.
Sobre a edição: A Neno fez um trabalho impecável de publicação. Capa dura, folhas em papel couchê que valorizam a arte de Guarmido, um dos grandes artistas gráficos da atualidade.
comentários(0)comente



Eudes.EstevAo 13/02/2024

Mestre da Malandragem
Com ilustrações surpreendentes e um enredo impressionante, Juanito Guardino e Alain Ayroles (respectivamente) narram a vida do maior Ladrão/Herói que já existiu: Buscón , chamado "Don Pablos de Segóvia."
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3