Bojeffries: A Saga

Bojeffries: A Saga




Resenhas - Bojeffries: A Saga


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Sidnei 22/03/2021

Mooreeeee!!!
Bem, começo a achar que minhas resenhas são sempre bem avaliadas, por um momento achei que estava achando tudo muito bom e sem senso critico, but... ai percebi que tudo que leio são baseados em opiniões e review de várias pessoas que sigo e percebo que entende bastante de HQ, assim, tudo que me é indicado é bom pra caralhoooo. rsrs.

Agora falar de Moore é chover no molhado. Que pegada genial dessa familia "Adams" inglesa. São histórias curtinhas e sempre com um humor não convencional para nossos padrões mas que tem um fundo crítico pesado, como todo Moore me parece ser.
comentários(0)comente



Djeison.Hoerlle 05/01/2023

Em 2023 fecharei meu quarto ano como leitor de quadrinhos. Desde o início, minhas leituras sempre foram muito apoiadas por reviews de youtubers e indicações de pessoas cujas opiniões eu realmente respeito, de forma que eu acabei lendo muitos materiais incríveis ao longo desse período. Mas Bojeffries não foi um deles.

Não é que seja ruim, obviamente estamos falando de Alan Moore, e pulando as rotineiras "chovidas no molhado" de quando falamos sobre o mago, é justo afirmar que até mesmo seus materiais menos cultuados costumam provocar pelo menos uma ou outra boa reflexão, além de quase sempre apresentarem conceitos interessantes.

E no caso de Bojeffries, uma história cujo ênfase é na comicidade, acho que o Moore nem tentou muito. Há, de fato, muitas críticas à sociedade e política do período de publicação original, mas nada que Moore ainda não tivesse feito, e de forma muito melhor.

Sobre a estrutura da publicação, trata-se de uma coletânea de histórias curtas (em torno de 10 páginas), as quais apenas as duas ou três primeiras dedicam-se a apresentar os personagens, passando então a uma sequência de esquetes que não seguem nenhum fio narrativo, e que vão gradativamente rompendo com o caráter crítico do texto, dando lugar a um tom cada vez mais non-sense.

Inclusive, vale destacar que Bojeffries lembra demais uma adaptação de esquetes do Monthy Python para quadrinhos. Esse texto debilmente ácido é a marca registrada do programa inglês e Moore o replicou com precisão. O problema, entrando no âmbito do gosto pessoal, é que embora eu tenha tentado ver o lado bom da coisa, acabei nunca conseguindo ser verdadeiramente cativado. Do Alan Moore, no entanto, gostei de quase tudo, então fica um gosto um pouco amargo de vê-lo produzindo algo que parece desconjuntado das suas melhores qualidades e méritos enquanto contador de histórias.

Sobre as ilustrações de Steve Parkhouse, é inegável que sejam bonitas e deem a atmosfera certa para a história, captando bem aquela Inglaterra industrial e suja. Mas ainda assim, parece mais um daqueles casos bem comuns em quadrinhos underground em que, na ânsia por detalhar tanto, acaba causando, vez ou outra, uma certa vertigem ao leitor, que não sabe para onde olhar primeiro. Ou talvez seja só minha visão se deteriorando por anos de leitura no escuro.

Uma menção honrosa que merece ser feita é à tradução de Leandro Luigi Del Manto, que apesar da especificidade de certas tiradas de Moore, consegue mantê-las acessíveis ao leitor brasileiro.

No fim das contas, acho que não é um quadrinho que eu indicaria, mas também não é algo que eu indicaria não indicar. Para alguns, provavelmente será ouro, mas não para todos, definitivamente.

comentários(0)comente



David 20/12/2020

As pessoas são horríveis
Alan Moore esbanja sei humor ácido nessa breve HQ, mostrando como somos ridículos e desagradáveis. Hehe
comentários(0)comente



Gabriel Farias Martins 14/12/2022

Diferenciado
Buscando conhecer um pouco mais obras do Moore e me deparo com isso, diferente de tudo que já li, um humor completamente non-sense com muita acidez! Achei algumas sacadas ótimas e passei batido por algumas referências mas adorei assim mesmo
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR