Ogiva

Ogiva




Resenhas - Ogiva


72 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Lucas Muzel 10/04/2024

Biriba Bombinha
A história tem um uso excessivo de diálogos no estilo "como você já sabe...". Isso é um recurso manjado para expor conceitos, com o custo do diálogo. O personagem não teria motivo para fazer aquela pergunta; Foi forçado apenas para que a resposta situasse o leitor.
Muitos dos recordatórios e diálogos do começo podem ser lidos com a voz Zago, pois o maneirismo e modo de falar se assemelha ao que o autor faz em suas lives no canal de YouTube.
Não me parece muito plausível que, em 10 anos, surgisse um culto estilo Mad Max. Nos dois casos, contudo, os eventos que levaram ao colapso do mundo são bem distintos.
Sei que é algo menor, mas não consegui tirar essa dúvida da cabeça: como a celeste arranjou óculos? A resposta óbvia seria imaginar que, em algum momento, elas paravam em diversos locais, e, por uma incrível coincidência, acharam um par de óculos que serviu perfeitamente para ela.
A estrutura básica do roteiro, o modo como cada personagem ataca, e também as descrições do cenário. Tudo isso parece muito com uma descrição de campanha de RPG. Os personagens também tem uma profundidade de NPCs criados para auxiliar o personagem principal. O tal personagem Abba sofre desse mal.
É fácil notar que tem diversas pichações como um tipo de "foreshadow" ou "worldbuilding". Mas considero que elas foram postas em excesso. Poderiam ser em pedaços que se encaixariam com vários quadros ou páginas.
Um ponto positivo é a arte do começo de cada capítulo com fonte integrada. Foi uma boa decisão.
comentários(0)comente



dokjstar 10/04/2024

Fiquei com muita dúvida de qual nota dar. Eu gostei muito da ambientação pós-apocalíptica; as ilustrações também são lindas. Achei bem semelhantes às do Inio Asano e do Shuzo Oshimi, dos quais sou muito fã. Os bárbaros do culto e a reviravolta que a obra dá são detalhes muito legais, mas nada de muito inovador. Gostei mais do contexto e da ambientação do que da narrativa em si, que às vezes ficava um pouco arrastada. Mas é uma obra bem legal e divertida em geral.
comentários(0)comente



Rodrigo 09/04/2024

Só o final que é um pouco anticlimatico, a menina superou tão rápido que não sei como ela esperou tanto tempo na barraca.
comentários(0)comente



Letícia 25/03/2024

Grata surpresa
Peguei essa HQ por curiosidade, já sabia a respeito dela por acompanhar os videos da Editora Pipoca e Nanquim. Achei muito boa, ótimo trabalho nacional. Arte muito interessante, quadros que chamam a atenção.
Só não dei nota máxima porque senti falta de uma explicação mais profunda a respeito da origem das Ogivas, senti que ficou meio vago nesse aspecto.
O final me surpreendeu de forma positiva, não estava esperando por aquilo.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Márcio Felipe 28/02/2024

Me surpreendi positivamente com o quadrinho, ambientação pós apocalíptico está ótimo, não tem como não lembrar do filme o lugar silencioso e as criaturas bem desenhadas passando sensação de perigo que provavelmente foram inspiradas dos contos do H.P Lovecraft, cenas de perseguições eletrizantes que me arremeteram cenas de Mad Max, personagens cativantes e cada um com seu jeito único de ser, certas passagens do quadrinho mostra que a crueldade dos seres humanos podem piores que os dos próprios monstros e tem um final que te pega de jeito, o mundo que foi criado tem bastante potencial e gostaria de ver novamente no futuro com uma continuação ou talvez um spin off contando em outra narrativa ou quem sabe um prequel mostrando como foi a chegada ou de como foi a dominação das criaturas etc..

Os traços da ambientação, das pessoas e criaturas como eu disse no começo, estão lindos e o preto e branco do quadrinho deixa seu charme, pra quem nunca leu e tem interesse ou dúvida de adquirir, compre e leia e aprecie a história, pra quem gosta temas desse tipo abordado vai gostar bastante também.
comentários(0)comente



Jurandir2 03/02/2024

Universo Apocalíptico
Ogiva traz o cenário de desolação e destruição em função de criaturas alienígenas que invadem a terra. A história já mostra e invasão em curso, um cenário apocalíptico.

Em meio aos perigos da invasão, a trama mostra humanos sobreviventes lutando para permanecerem vivos. Uma atmosfera de amizade, confiança e perseverança fazem parte de Ogiva a partir da individualidade dos personagens.

Leitura interessante, design e ilustrações bacanas. Acredito que reflexões como o que é possível fazer por si e pelo outro em meio às adversidades são levantadas.
comentários(0)comente



Caique.Emanuel 02/02/2024

Assustador
O mundo criado em Ogiva é perturbador e assusta, gosto como as coisas foram se encaminhando sem ficar "perdendo tempo" em muitas explicações do mundo, explicações essas que estão detalhadas no final do livro. Pilar é uma personagem forte e com seus pesadelos interior, tentando lutar contra os pesadelos reais do mundo. Gostaria de ver outras histórias ambientadas no mesmo mundo, ou até mesmo a continuação da mesma.
comentários(0)comente



Henggo 29/01/2024

Confesso que eu gostei mais do contexto, da ambientação, do que da narrativa em si. Parece ser aquele clássico caso de um universo tão, mas tão rico, que qualquer história que emerge dele fica parecendo mero fragmento, uma vírgula num oceano de possibilidades. Mesmo assim, a história de "Ogiva" encanta pelo impacto de suas ilustrações incríveis, um traço que engrandece a obra e faz todo sentido diante do caos desse universo. Gosto como a personalidade dos personagens é dúbia, fundamentada em aspectos humanos crus e sem aquela noção de heroísmo - como ser herói em um mundo em que você precisa matar para sobreviver? Mais incrível ainda é como o exercício imaginativo dos autores em relação ao que aconteceria se algo assim acontecesse traz um fundo de veracidade. Tenhamos sensatez: não é difícil que acontecesse exatamente o que eles mostram aqui. No final das contas, "Ogiva" é uma graphic novel sobre os monstros que moram dentro de nós.
comentários(0)comente



Miguel.Sapia 21/01/2024

Simples e efetivo
Um excelente começo para Bruno Zago, trazendo uma história convencional, com um Estio de traço que demonstra muito bem a sujeira daquela realidade. Além do mais trazendo personagens muito carismáticos e uma trama muito divertida com consequências cruéis para aqueles q a vivem...
comentários(0)comente



Jose 19/01/2024

Ogiva
A narrativa de 'Ogiva' retrata um mundo pós-apocalíptico onde criaturas horrendas assolaram o globo terrestre. Nesse cenário desolador, os humanos, numa tentativa desesperada de erradicá-los, recorreram a ogivas nucleares. A acção, contudo, apenas exacerbou a situação: as criaturas proliferaram-se e disseminaram-se pela superfície do planeta. Agora, a população tenta meramente subsistir num ambiente inóspito e repleto de carências, com uma penúria de água potável, víveres e outros recursos imprescindíveis para a sobrevivência.
De imediato, somos apresentados a Pilar, uma sobrevivente solitária que vaga incessantemente em busca de energia eléctrica para carregar o seu telemóvel. O motivo? Só se desvenda ao devorar as páginas da obra. Ela depara-se com a jovem Sara, uma menina que perdeu todo o seu núcleo familiar e que só tem um parente vivo. Pilar decide, então, responsabilizar-se pela menina e garantir que ela reencontre o irmão mais velho. A partir deste ponto, num mundo repleto de perigos antropogénicos e monstruosos, o leitor acompanha a aventura destas duas personagens, onde segredos serão desvendados e emoções serão levadas ao extremo.
comentários(0)comente



Beatriz.Manzolino 31/12/2023

Ogiva
O primeiro contato que tive com a escrita do Bruno e da ilustração do Guilherme não poderia ter sido melhor!
devorei o quadrinhos em 1 hora porque simplesmente não conseguia largar, que surpresa ÓTIMA para fechar a minha última leitura do ano número 50.
Pilar é super destemida e não vai deixar nada ficar entre ela e a menina que está protegendo, nenhum monstro, seita ou homem vai impedir ela de voltar da onde jao deveria ter saído.
e Ramiro e a esposa? QUE FOFOS! para mim, roubaram completamente a cena.
confesso que fiquei até um pouco emocionada no fim, porque as vezes encontramos nosso destino no caminho que pegamos para evitá-lo.
Com essa história lindamente assustadora encerro minhas leituras de 2023, que ano maravilhoso cheio de enredos divertido e diferentes.
Bruno, tô esperando a continuação!
valeuuu
comentários(0)comente



Oliveira263 30/12/2023

Ogiva
Achei a história BEM louca. Mas as ilustrações são impecáveis, e os personagens até que cativantes. De começo não entendi muito a história, e no final parecia que tava no começo (brincadeira), só comecei a entender depois de muitas páginas lidas
comentários(0)comente



Manuzittah 30/12/2023

Loko
Fiquei com raiva de personagem, ficar com medo, fiquei achando q tudo ia dar certo quando tava tudo dando errado, foi Loko
comentários(0)comente



mikael24 14/12/2023

Senti um vazio qnd terminei
Cara eu fiquei mt em dúvida entre 3,5 ou 4 estrelas. considerando q é a primeira hq do bruno zago, ele mandou mt bem. algumas cenas sao bem legais e a história é envolvente e impactante em alguns momentos. a arte do guilherme petreca é muito linda e marcante. os traços conseguem passar aquela sensação meio melancólica de fim de mundo, que toda história apocalíptica tem.
mas, em alguns momentos é um pouco difícil de entender o que tá acontecendo e, no começo eu me confundia com os personagens pq os rostos n têm muita diferença. os personagens são até legaizinhos mas n me apeguei a eles.

quando a pilar finalmente xingou eu levantei as mãos pra cima e agradeci?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



72 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR