Ogiva

Ogiva




Resenhas - Ogiva


72 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


julianateixeira 14/12/2020

Que trabalho lindo!
Eu acompanho o canal do Pipoca e amo o trabalho deles!
E, agora ter o prazer de ler "OGIVA",é uma sensação incrível! A escrita do Bruno é ótima! A Ilustração do Guilherme é sensacional a gente se sente dentro da história. A HQ chegou hoje e eu? Já estou terminando! NOTA 10! Para todos envolvidos nessa obra maravilhosa!S2
comentários(0)comente



Joi | @estantediagonal 20/01/2023

Ogiva | Bruno Zago, Guilherme Petreca
A leitura de Ogiva me surpreendeu logo nas primeiras páginas, com uma arte primorosa, aqui temos uma narrativa bastante direta, que flerta sim os vários universos pós apocalípticos que tanto conhecemos de séries e filmes, mas que trabalha sua própria originalidade, que consegue entreter e emocionar com suas mais de 200 páginas. Imaginar um mundo caótico nos tempos de hoje não parece ser uma tarefa fácil, são tantas tangentes, disputas de poder, política, credos… que logo temos uma trama que nos apresenta uma sociedade que, mesmo diante a devastação, se reinventa e se segura em seus últimos resquícios de sanidade para sobrevivência.

Ao longo da trama vamos acompanhar novos grupos e religiões sendo estabelecidas nesta realidade e assim temos a velha premissa de que, o pouco que restou da sociedadefara de tudo para se reestabelecer. E por isso os monstros deixam de ser o principal perigo, mas sim os próprios humanos. É neste contexto que seremos apresentados aos personagens secundários da trama, que se entrelaçam ao destino de Pilar e Sara. É Pilar também que traz a carga dramática para a história e sua relação com Sara enriquece ainda mais sua problemática.

Ogiva é a estreia de Bruno Zago, um dos editores da Pipoca & Nanquim, como roteirista de quadrinhos em parceria com a arte de Guilherme Petreca, que assina outras histórias como Galho Seco (2013) e Ye (2016). Sua arte contribui muito para o dinamismo da leitura e se pudesse escalar aqui as melhores sequências do quadrinho, com certeza são as de ação, por serem tão bem detalhadas ao leitor, mesmo com uma arte em preto e branco.

Esta é uma história que trabalha muito bem a jornada do herói, com protagonismo feminino, que diverte e emociona também. Com certeza vou continuar acompanhando mais do trabalho de Zago (já acompanho seu trabalho como editor) e Petreca e torcer pela continuação desta história que cumpre em tudo o seu papel.

A obra traz uma aventura cheia de ação e referências de nosso conhecimento da cultura pop. Com certeza irá agradar fãs de histórias renomadas assim como The Walking Dead, pelo cenário, e H. P. Lovecraft pelas criaturas sinistras.

> Confere a resenha completa lá no ED!

site: https://www.estantediagonal.com.br/2021/09/ogiva-bruno-zago-guilherme-petreca.html
comentários(0)comente



Felipe 12/10/2022

Abandonei várias vezes essa HQ até conseguir parar tudo e ler de uma vez só, achei os diálogos insuportáveis até quase o final, cara, aqueles palavrões usando nomes de sobremesas, aquele personagem que só xinga em inglês, os diálogos em geral cheios de perguntas visando validar frases que acabaram de ser ditas, uma repetição sem fim dos nomes dos personagens como se não existisse o conceito de coesão referencial, uma breguice sem fim no uso de expressões e até de estilo mesmo, texto pra cacete, sendo que poderia ter sido feito usando apenas a metade, enfim achei horrível, me incomodou demaaaais.

Mas o roteiro acontece, os diálogos vão ficando mais suportáveis com o passar da leitura e por afim fica até uma curiosidade para ler o próximo capítulo...


Tem problemas de lógica também pra mim: os monstros são capazes de consumir uma pessoa com duas mordidas bobas, vemos isso no início, mas já pro final vemos os personagens descendo o cacete em alguns com um 38tão e uma faca de caça, tipo como assim?! Do nada viraram os vingadores kkk... Parece que não existe o conceito de infecções e coisas do tipo tbm, as pessoas se machucam gravemente e seguem praticamente de boas relando seus machucados nas podridoes que há nesse mundo.

Gosto muito do Bruno zago, mas acho que falta muito ainda para podermos respeitá-lo como artista, ele está no caminho, na própria leitura dessa HQ dá pra notar uma evolução considerável (mas é incômodo, eu fiquei me perguntando como pode uma pessoa que edita quadrinhos tão incríveis entregar algo assim).

A arte do petreca salva, não há nada de ruim a ser dito, perfeito.

Com relação ao plot em si tem todo um ar de fanfic, mundo pós apocalíptico, seitas estranhas, monstros que lembram as criaturas do HP Lovecraft, muita influência de twd também, enfim nada assim de inovador não, mas como disse o petreca salva, a qualidade da arte dele eleva a fanfic a uma fanfic de luxo kk.
Felipe 12/10/2022minha estante
Fanzine*




Sidnei 30/03/2021

Ogiva
As vezes o complexo de vira lata tende a atingir o brasileiro mesmo ne? Não entendi algumas críticas a esse trabalho não.
Primeiro trabalho do Zago como roteirista, e é muito bem executado, correto. Uma bela jornada do herói, e uma arte linda do Guilherme Petreca. Uma HQ de tirar o fôlego, muita aventura, muita ação e também um pouco de redenção, tudo isso em um cenário apocaliptico - taaaaaa bem, um pouquinho de cópia do TWD, buttt, as coisas que se criam sempre tem referência, é o natural.

Enfim, eu curti, e sofri um cadinho com a Pilar, e me diverti com a Leila e o Ramiro, o tipo de relacionamento que esperamos pra nossa vida, divertido e carinhoso para com o outro.

Aguardo uma continuação, pois deve ter...
comentários(0)comente



Jean Valens 20/01/2021

Decepção não veio por causa do hype, história abaixo da média
A história começa com clichê em tentar fazer o leitor se apegar a uma família que está reunida e toda feliz. Porém, por se tratar de um mundo distópico sabemos que algo vai acontecer... e realmente algo acontece.... A decepção não veio por causa do hype.

A premissa é boa, mas o desenvolvimento deixa muito a desejar e não é nem por causa dos clichês... temos uma motivação que, sinceramente, não convence. A reunião dos quatros personagens para irem na Road Trip é muito forçada e nenhum pouco orgânica. Além disso, o senso de "urgência" que ele tenta passar para a Pilar não convence o leitor, pois se passam cerca de 3 dias e os personagens ainda ficam fazendo paradas ao invés de se dirigir logo para o objetivo.

Ainda temos os vários diálogos muito mal construídos, personagens humanos que saltam 2m de altura?! O quadrinho tinha de tudo para ser bom, mas ficou com uma pegada muitoooo infantil, o que o Zago e Petreca tentam contornar ao inserir algumas cenas mais "g o r e". O que salva um pouco é a arte, mas também deixa a desejar quando tempos algumas cenas sem cenários e com o fundo todo branco (sei que é para destacar os personagens, mas para um quadrinho de terror achei desnecessário).
Nathy215 11/06/2022minha estante
E qual das paradas foi desnecessária ?




Jean Bernard 29/08/2021

Referências. Ahhhh, as referências.
Uma história aparentemente despretenciosa. Uma narrativa simples, direta e cheia de ação. Uma aventura com toques de sentimento.

Num mundo pós apocalíptico podemos jogar pitadas de Stephen King (O Nevoeiro), H. P. Lovecraft (O Chamada se Cthulhu), Cormarc McCarthy (A estrada) e Mad Max. Essa mistura só pode dar numa coisa: muita diversão.

Gosto muito dos traços em preto e branco da obra, que conseguem passar os movimentos muito bem.
comentários(0)comente



Joel R. 30/12/2020

Bruno Zago estreia seu primeiro quadrinho com muitos acertos por meio da mistura de muitos elementos de nossa cultura Pop !
Acredito que a leitura de Ogiva veio com um background bastante notório se comparado com todas as leituras que já tive. O motivo é o cenário e contexto no qual o próprio quadrinho está inserido, com toda sua produção divulgados pelo canal Pipoca e Nanquim (no qual sou bastante fã e acompanho a um tempo). O autor estreante Bruno Zago aliado ao desenhista, bastante competente, Guilherme Petreca, entregam uma estória com uma narrativa bastante ágil e ciente dos pontos de origem e final desejados.
O que mais me chamou a atenção, em uma primeira leitura, foi o quão rápido a estória vai se desenrolando. Apesar de entender os motivos e acreditar que a estória se desenrolou bem, por crer que o autor pretendesse obter uma certa objetividade, senti falta de alguns detalhamentos no decorrer dos acontecimentos (muitos deles acabando como notas no final do quadrinho) a cerca daquele universo tão crível e ao mesmo tempo distópico. Digo isso, principalmente pelas pessoas que podem ser introduzidas a esses temas sem ter como bagagem referências primorosas como Mad Max e obras "Lovecraftianas".
Outro ponto importante e que incomodou de certa forma foram os diálogos. Notei fraqueza nos mesmos entre os principais personagens, em alguns momentos, o que acabava não sendo tão natural para mim na transição dos quadros.
O maior acerto de Ogiva está no aproveitamento de muitos elementos que temos em nossa cultura pop misturados com o DNA e personalidade do autor. Se fosse definir, diria que a obra é um Mad Max lovecrafitiano com tons de The Last of Us e Mangás de ação. A personagem principal, Pilar, tem um desenvolvimento e um background muito interessante nesse mundo, fazendo com que seja possível compreender suas ações. Foi bastante legal, ver por meio dela, todos os aspectos que rondam aquele mundo desde as sociedades tribais pós apocalípticas (a la Serafitas do The Last of Us) desde os monstros lovecrafitianos. Ainda há espaço para um satisfatório desenvolvimento de outros personagens que se juntam a protagonista, com destaque a Abbas, Ramiro e Leila.
Os traços fortes de Petreca corroboram bastante com toda a obra proposta por Bruno Zago. São traços bem assertivos que me fez pensar em como a estória poderia existir sem tal sinergia. É possível notar que o ilustrador tem inspirações bem expressivas ligados aos quadrinhos nipônicos (Mangás).
A obra ainda trás espaço, de certa forma, para algumas possíveis discussões, mas já entraríamos na seara dos Spoilers. Ogiva é mais um acerto da editora Pipoca & Nanquim e com um potencial novo autor brasileiro para criação de estórias ainda mais incríveis.
comentários(0)comente



Juliana.Adlyn 09/12/2020

Imersivo e divertido!
Narrativa de tirar o fôlego com personagens muito cativantes e reais! Eu amei os diálogos e me imaginei naquele universo, interagindo com aquelas pessoas e contextos. A arte de Guilherme Petreca sempre surpreende: é impactante, densa e ao mesmo tempo super fluida! O roteiro de Bruno Zago é divertido, humano, ágil e bem arquitetado! Leria muito mais!
comentários(0)comente



Guilherme 15/12/2020

Ogiva: Imperdível!
"Ogiva" o tão aguardado quadrinho original do pessoal do Pipoca & Nanquim finalmente saiu, e o resultado compensa toda a espera. O roteiro escrito pelo incrível Bruno Zago aposta em uma fórmula certeira de mundo pós apocalíptico onde o protagonista tem como missão proteger uma criança numa jornada longa e perigosa. Esse plot nos é muito familiar, como visto em histórias como "A Estrada", "The Last of Us", "Bird Box", entre outros.

O grande charme de "Ogiva" por sua vez, está em sua (talvez) maior referência, o irretocável "Mad Max: Fury Road", esse elemento de ação traz um dinamismo fantástico para essa aventura que funciona como conto de ação mas não deixa a emoção de lado. Talvez o único problema seja sua brevidade, mais páginas de desenvolvimento de personagens adicionariam ainda mais peso a história e um maior envolvimento da audiência com os personagens.

A arte por sua vez é um capítulo a parte, o traço cheio de texturas de Guilherme Petreca é um deleite, mesmo sendo altamente estilizado não deixa de ser detalhado, com uma narrativa gráfica muitíssimo competente. É incrível ver publicações 100% nacionais feitas com tamanho esmero, desde o projeto gráfico até o conteúdo. Imperdível!
comentários(0)comente



Carol Martins 05/02/2023

Ogiva
Sou uma pessoa apaixonada por histórias que se passam no pós apocalipse e Ogiva foi uma grata surpresa! A história é muito envolvente, o enredo te prende e arte nem se fala! A história tem personagens tão diferentes uns dos outros e todos conseguem ser muito carismáticos, eu amei! O acabamento também é lindo, tá tudo de parabéns.??
comentários(0)comente



Camila Magda 03/02/2021

Amei tudo em Ogiva, a historia me surpreendeu e emocionou...
Parabens ao Pipoca e Nanquim. Ficarei felliz demais em ler mais criações deles.
RafaelSalles 27/05/2021minha estante
Hoje chegou o meu shamisen, do guilherme que desenhou ogiva


Camila Magda 04/06/2021minha estante
Incrivel!!!




Márcio Felipe 28/02/2024

Me surpreendi positivamente com o quadrinho, ambientação pós apocalíptico está ótimo, não tem como não lembrar do filme o lugar silencioso e as criaturas bem desenhadas passando sensação de perigo que provavelmente foram inspiradas dos contos do H.P Lovecraft, cenas de perseguições eletrizantes que me arremeteram cenas de Mad Max, personagens cativantes e cada um com seu jeito único de ser, certas passagens do quadrinho mostra que a crueldade dos seres humanos podem piores que os dos próprios monstros e tem um final que te pega de jeito, o mundo que foi criado tem bastante potencial e gostaria de ver novamente no futuro com uma continuação ou talvez um spin off contando em outra narrativa ou quem sabe um prequel mostrando como foi a chegada ou de como foi a dominação das criaturas etc..

Os traços da ambientação, das pessoas e criaturas como eu disse no começo, estão lindos e o preto e branco do quadrinho deixa seu charme, pra quem nunca leu e tem interesse ou dúvida de adquirir, compre e leia e aprecie a história, pra quem gosta temas desse tipo abordado vai gostar bastante também.
comentários(0)comente



Danizio0 17/03/2021

Tão bom que daria um filme muito da hora
Um dia eles vieram do céu, 6 imensas criaturas, nada do que nos tínhamos na época podia para-los, ou até mesmo feril-os, aí nos tivemos que partir para a nossa última opção, que eram as ogivas, a arma definitiva da humanidade, mais o que parecia a nossa solução, foi o nosso derradeiro suspiro, diante de um erro, que todos nós nunca mais iríamos nos recuperar.



Ao morrerem os seres deixaram para trás os vermes, que saíram de dentro dos seus corpos mortos, os vermes dos deuses que nos matamos, saíram a nossa caça, e agora nós somos o seu alimento preferido, tudo isso aconteceu a dez anos atrás.




A HQ é uma deliciosa sopa de referências as mais diversas obras do mundo nerd/geek, você lendo a obra consegue ver que o @zagaiada pegou referências em obras como, Berserk, Mad Max,  Cloverfield, Círculo de Fogo, Um Lugar Silencioso, The Walking Dead, e em outras obras que eu posso ter deixado passar, e eu amei ver todas essas referências de coisas que eu amo tanto numa história tão boa.


Pra mim essa HQ tem como o tema principal o amor, ao ler ela eu levei vários tapas na cara, as páginas iniciais me deixaram em choque, e o final partiu meu coração, essas coisas começaram a mexer demais comigo dês de quando eu me tornei pai.


Os desenhos do @guilhermepetreca, são incríveis, eu não sei se essa obra teria a mesma grandiosidade sem a arte desse deus dos desenhos, e o preto e branco combinou demais com a narrativa e o tom de toda a história.



No fim eu não consigo entender o hate que essa obra tava tendo, o HQ é muito bom, ele diverte, empolga é emociona, tudo na medida certa, eu arrisco dizer que esse é o melhor quadrinho brasileiro que eu já li, ele tem tudo que uma boa história precisa, é uma obra de arte, o Bruno está de parabéns em ter conseguido fazer algo tão bomba dia primeira tentativa, e eu queria muito mesmo ver uma continuação, então vamos torcer pra que daqui uns anos, ternos ogiva 2.
comentários(0)comente



Dani Fernandes 09/10/2021

Vai ler rapidinho!
Essa história me deixou muito envolvida, e isso se refletiu no quão rápido eu a li. Super recomendo!
comentários(0)comente



Nenequest 01/04/2022

Divertido
Recomendo a todos que gostam de um scifi distópico, não acreditei que podia me divertir tanto kkkkkkk, ate fiquei com saudade dos personagens.
comentários(0)comente



72 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR