Arlequina: Quebrando Vidraças

Arlequina: Quebrando Vidraças




Resenhas - Arlequina: Quebrando Vidraças


27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Luciano Luíz 04/10/2020

Se você já leu as mensais da Arlequina ou mesmo os encadernados, ARLEQUINA - QUEBRANDO VIDRAÇAS não tem absolutamente nada de diferente. No máximo é outro universo (entre tantos) alternativo onde a garota tresloucada é adolescente e vai viver com a avó mas ao chegar no apartamento, descobre que a mesma está morta e ali vive uma drag chamada Mama.
Arlequina vai pra escola, faz amizade com Hera, uma moça que luta contra o racismo e direito das mulheres. O Coringa se revela e quer botar a cidade abaixo. Há a corporação que quer despejar os moradores e construir novos empreendimentos imobiliários (isso é bem comum em enredos que ocorrem em obras estadunidenses).
Enfim, não é algo do tipo: nossa, que fabuloso e tal. Mas é uma boa estória. E nas aventuras da Harlen, sempre teve questões sociais. A autora MARIKO TAMAKI fez mudanças aqui e acolá, como a etnia de uma personagem e de algum jeito tentou colocar diversas questões referentes não apenas a vida contemporânea, mas que continuam se mantendo fortes em muitas áreas. A arte de STEVE PUGH se destaca com imensa facilidade. Não é somente com relação ao traço, onde as expressões faciais são impecáveis, mas também nos tons onde diversas páginas se tornam obras independentes de acordo com o tempo (passado e presente) e até a atmosfera (tanto em questão de ser dia ou noite quanto ao que está acontecendo em reação dos personagens).
É uma edição que compensa o investimento. Só é estranho que seja um pouco menor que o formato americano padrão, pois seria ainda mais maravilhoso contemplar os desenhos em páginas maiores.

L. L. Santos
comentários(0)comente



Joel R. 30/12/2020

Uma ótima e válida releitura da personagem !
Após um segunda leitura consegui absorver o quão rico e excepcional é a narrativa criada por Mariko Tamaki com sua releitura da personagem palhacinha da DC. E o título vem bastante a calhar, pois realmente deve quebrar as vidraças de muitos puristas.
Apesar de entrar nessa linha DC para adolescentes, é um quadrinho bastante maduro e que trás discussões bastantes valiosas em nossos dias. Tratar de preconceitos, representação e diferenças sociais já é de praxe em muitas obras (e sempre bem importante), mas Tamaki faz uso com primor de tais artifícios para introduzir a personagem principal naquele universo tão crível e condizente com os dias de hoje.
A arte de Steve Pugh é exuberante, pois corrobora com toda a obra, se apoiando em traços que valorizam bastante as expressões faciais dos personagens.
Existe também aqui ainda uma releitura de outros personagens no qual simpatizei e comprei a ideia na maioria dos casos. Acho que existiu alguma "esticada" de barra ali com alguns personagens e suas influências no qual somos familiarizados, mas entrar em detalhes já seria Spoiler.
É totalmente compreensível a indicação do quadrinho para categorias do prêmio Eisner e mais um baita acerto desses selos novos especiais da DC.
comentários(0)comente



Anne_Bennet 15/09/2020

Divertido, atual e encantador.
Sem ser muito convencional vou só apontar tudo que eu mais gostei nessa maravilhosa HQ:
Essa obra de arte escrita por Mariko Tamaki e ilustrada pelo artista Steve Pugh conta uma nova versão da origem de uma das vilãs (ou anti-heroínas) mais populares da DC Comics. E como fã da personagem eu não poderia estar mais satisfeita. Isso porque apesar de ser totalmente diferente, a transformação da pequena Harleen em uma fora da lei é muito bem apresentada em uma roupagem mais adolescente (sendo a obra parte da coleção "Teens" da DC), mas que não fica chato. Não senti nem pouco a falta dos palavrões ou da violência explicita, afinal, esses elementos não são essenciais para se contar uma boa história.
A psiquiatra que se apaixona por um psicopata e fica louca é totalmente deixada de lado para dar lugar a uma garota que desde pequena já tinha uma personalidade excêntrica, tendo um jeito próprio de ver as coisas e mostrando uma pretensão à não seguir regras ou pensar de forma convencional.
Outro ponto alto são as versões interessantíssimas da Hera Venenosa e do Coringa. Hera (melhor amiga da protagonista) é uma ávida ativista que luta por direitos e pelo o que acredita. Já o Coringa, eu não posso falar muito, mas acho que descreveria como a versão adolescente do Coringa do Jared Leto (porém, diferente do filme, nessa história o personagem é muito bem inserido e faz todo sentido dentro deste contexto).
Outro ponto que fez essa HQ entrar pra minha lista de favoritos foi a MARAVILHOSA arte do Steve Pugh. Tudo é de encher os olhos: os traços delicados, as cores (os contrastes para diferenciar passado e futuro), o jogo de luz e sombra, a sua versão de Gotham... enfim, arte incrível!
Não posso deixar de destacar o quanto eu gostei do caminho que a narrativa tomou e o desfecho que me fez querer uma continuação pra ontem.

Conclusão: vale muito a pena adquirir a obra, principalmente quem é fã da palhaçinha!
comentários(0)comente



ronaldo.mendes.735 06/02/2022

Leitura de hoje!
.
Arlequina quebrado vidraças escrita por Mariko Tamaki que foi indicada ao prêmio Eisner em três categorias.
- Melhor publicação para adolescentes
- Melhor roteirista
_ Melhor artista ou equipe de artistas
.
Mesmo com uma pegada um pouco mais teen, é uma edição que não tira de forma nenhuma a essência que já conhecemos da Arlequina em outras edições.
Uma história que aborda um origem diferente de uma garota que é rebelde que vai para Gotham City apenas com algumas moedas e a roupa do corpo.
Vamos vê uma Harley que está disposta à enfrentar as situações mais complicadas possíveis para defender um abrigo que é comandada por uma Drag que se chama Mama que acolheu ela com muito amor e carinho.
.
.
Vemos que as coisas começam à dar certo e ele tenta encontrar o seu verdadeiro eu ao lado da Hera que sempre defendeu as causas naturais e acredita que a mulher tem seu lugar na sociedade.
Mais é claro tudo se complica quando o Cabaret de Mama se torna o próximo alvo em uma onda de gentrificação que está afetando a vizinhança.
.
.
Harley está disposta à fazer tudo possível para mudar essa situação.
Muita coisa ocorre e ela terá que escolher se juntar a Hera e ralar em uma campanha para tornar o seu bairro em um lugar melhor para viver ou se juntar ao Coringa e ajuda-la a acabar com Gotham.
.
comentários(0)comente



mai 20/10/2020

Mais um acerto do selo DC Teens. É uma história com um tom mais leve e jovial, mas que nem por isso deixa de ser uma boa leitura pros mais experientes. Acompanhamos uma Arlequina adolescente e toda a sua rica ambientação, com discussões muito atuais e importantes. Inclusive, é uma das primeiras hqs que vejo que traz um personagem que usa linguagem neutra.
comentários(0)comente



Tawane 09/12/2021

Gostei
Não foi a melhor a hq da DC teen que eu li mas eu gostei bastante

Essa com certeza merece uma continuação
comentários(0)comente



teentitans 31/07/2021

essa história fala de tanta coisa importante, uma pena a divulgação do selo aqui no brasil ser horrível porque é o tipo de graphic novel que tem que ser muito panfletada.

eu adorei, principalmente a dinâmica da narrativa, parece que to com a voz da arlequina na cabeça me contando um caso.

nessa história, E SÓ NESSA, a coloração fraca faz sentido pra diferenciar a vida da harleen da vida da arlequina, e eu gostei bastante do jeito que cada parte da vida dela foi pintado de uma cor, provavelmente pra enfatizar essa diferença.

não me surpreende essa graphic novel ser elogiadíssima, é muito boa e divertida - TOMARA QUE TENHA CONTINUAÇÃO
JoaoPeter 01/08/2021minha estante
Indo comprar ???




Greg 11/11/2021

Obra incrível
Uma narração profunda em crianção de uma personalidade com intensidade, ideias e sentimentos, mas o que encanta é a forma que a cada capítulo a arte flui e mostra quando a personalidade da nossa Arlequina se transforma naquilo que ela sempre foi. Um anjo e um demônio.
comentários(0)comente



Leonardo 06/07/2021

Arlequina: Quebrando Vidraças consegue fazer algo bom e ruim ao mesmo tempo.
Pelo lado positivo da Hq eu poderia dizer que a arte, coloração e história se encaixam perfeitamente; a paleta de cores usadas foram muito bem escolhidas para definir o que seria flashback (Uma cor meio marrom claro), a noite e dia em Gotham. Em relação a história, eu fico em dúvida em alguns pontos, já que em alguns flashback parece que a Harley já tinha essa personalidade de "vilã". Mas, isso não tira o mérito da história de mostrar personagens interessantes e procurar te divertir.
Se fosse para dizer os pontos ruins da HQ, acredito que seria a descaracterização da Hera Venenosa (acho que estou mais acostumado com versão/visual das animações, jogos e HQs), mas nada que compromete a personalidade dela. Um outro ponto seria o ponto seria o próprio 'Coringa', você que consegue deduzir quem é a pessoal antes mesmo de acabar de ler ?. Pois acredito que mesmo sem o 'Coringa', a história continuaria o mesmo rumo apresentado nela.
comentários(0)comente



Carolina 15/12/2022

Xexelento!
Simplesmente incrível, essa hq tem uma história legal e super fofa, é bastante interessante e tem arcos muito bons, trata assuntos importantes e tem uma diversidade muito legal.
comentários(0)comente



Tico Menezes 19/11/2020

Urgente e merecedora de todos os prêmios!
Críticas à homofobia, ao sistema judiciário parcial aos homens brancos ricos e héteros, à gentrificação, ao machismo instalado no sistema educacional, à exclusão das artes feitas por mulheres, negros, asiáticos e minorias e, por fim, ao capitalismo e os efeitos selvagens desse sistema que abandona seres humanos na miséria.

Sim, tudo isso numa HQ teen da Arlequina. A autora merece todos os prêmios por ter mergulhado na psiquê da personagem, pela narrativa ágil, divertida e pouco preocupada em dar sentido às piadas e pela introdução perfeita aos novos leitores de quadrinhos. Assim como a arte também merece aplausos e destaque, tudo é vivo e intenso, é tudo catártico.

Uma das melhores leituras do ano, com certeza! Não se se vem, mas merece uma sequência o quanto antes!
comentários(0)comente



Tha 30/11/2020

"Essa não é uma história sobre se sentir bem e seguro"
Essa é uma HQ muito importante em tantos sentidos! É cheia de representatividade, fala sobre preconceito, racismo segregação, feminismo. E tudo isso com o bom humor característico de Harleen Quinzel. É uma história incrível, com muitas viradas, super sensível e emocionante, trata de assuntos delicados e importantes.
É uma nova história de uma personagem tão conhecida, que traz um novo lado da anti-heroína que consegue ser ainda mais carismática, diferente mas mantendo a essência. É muito fácil se identificar com essa versão de Harleen e simpatizar com seu motivos
Aaah e preciso comentar que o uso de linguagem neutra na HQ me ganhou já no começo, foi uma surpresa maravilhosa!
"Arlequina: Quebrando Vidraças" entrou fácil pra minha lista de melhores leituras do ano e com certeza vai ser uma hq que vou indicar pra muitas pessoas, porque é realmente impecável.
comentários(0)comente



Renato Zanotte 07/12/2020

Gibizinho Show!
Tá aí uma bela surpresa. Um gibizinho muito bom, com uma visão mais pé no chão e realista da palhacinha de Gotham.

Tem mais em http://bit.ly/quebrandovidracas
comentários(0)comente



jujamaia 20/05/2021

Eu amei demais essa versão adolescente. A história trata muito bem das questões de minorias, é bem legal ver isso sendo trazido de uma forma tão natural para os quadrinhos. Gostei muito, mesmo a Arlequina usando umas palavras bregas que me dão vergonha alheia.
comentários(0)comente



Luiza2527 08/09/2021

Quebrando Vidraças
Gostei muito da leitura! Gostei dos temas desenvolvidos, do roteiro, do desenho, da motivação da personagem, do plot... É um quadrinho bem legal e eu recomendo!
comentários(0)comente



27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2