Monteiro Lobato

Monteiro Lobato



Resenhas - Castro Alves: o poeta dos escravos


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 20/03/2017

HQ de 1960, da editora EBAL, com biografia de Monteiro Lobato baseada no livro "Monteiro Lobato : Vida e Obra", de Edgard Cavalheiro (1955) que, segundo referências da net, é a mais importante biografia do escritor.

O quadrinho é bastante abrangente, evidenciando aspectos que o inspiraram na construção de suas personagens e em seus projetos, pioneiros em muita coisa. Além da literatura infantil, Lobato também incentivou a cultura e comércio livreiro (inaugurando a primeira editora no país, com caracterizações culturais distintas e inovadoras na época), chamou a atenção para o homem do campo (apresentado de forma impactante em seus estudos, estimulante à projetos voltados para essa realidade) e também impulsionou a industrialização no país.

A concepção artística é antiga, com muitos textos, mas é interessante na apresentação da biografia. Há fatos inusitados (como a adoção do sobrenome Bento), curiosidades de infância (como a impressão que teve com o D. Pedro II), fontes inspiradoras na construção de suas personagens, além de um álbum com imagens em diferentes fases da vida do autor.

Nico Rosso foi o ilustrador, privilegiando um estilo realista. Só não curti a idealização das personagens do Sítio (o Visconde, por exemplo, parece um monstro deformado, e a Emília não transmite qualquer graciosidade). Ah, e que mico da editora logo na primeira página da HQ, ao trocar os nomes entre o Quindim e o Conselheiro.

A quem interessar, está disponível para download como a edição 16 no link a seguir:

site: http://guiaebal.com/grandesfigura.html
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR